Arquivos

Games

Xbox One, PS4 ou Nintendo Switch?

Escolher um console não é uma tarefa simples, principalmente se você pode comprar apenas um! Então você deve escolher com muito cuidado para não se arrepender depois.
Irei te ajudar destacando o que devemos levar em consideração na hora da escolha e mostrar o ponto forte de cada console.

Devemos pensar que tipo de jogador nós somos, se jogaremos de tudo, só um jogo multiplayer ou então se para você o que importa são somente os exclusivos. Se você irá jogar somente um jogo, ou que seja só multiplayer, então deve levar em consideração qual console seus amigos tem, afinal jogar com os amigos é mais divertido. Já se para você os exclusivos não são importantes, levar em consideração o conforto dos controles e serviços oferecidos pelo console. Pode ser que você transporte muito seu console, então um console menor ou com maior portabilidade seria melhor para você.

Outra coisa a ser pensada é: Quero um console que rode os jogos 4K? Estou disposto a pagar a mais por isso? E se a resposta das perguntas anteriores for sim, tenho uma TV 4K ou posso adquirir uma? Ao final de tudo você deve estar pensando e porque devo escolher um console e não um PC? Se você gosta de portabilidade, conforto de jogar onde quiser, jogar com a família e amigos localmente, praticidade e gosta de jogar jogos que utilizam acessórios como Rock Band, Just Dance e outros jogos que precisam de Kinect, VR… então sua escolha deve ser certamente um console.

Agora se você prefere desempenho e qualidade gráficas acima de tudo, não liga para portabilidade, está ciente de que pode ter problemas que podem requerer conhecimentos técnicos para soluciona-los, pode pagar a mais no hardware e fazer upgrade de tempos em tempos e pagar mais baratos nos jogos, então sua escolha é o PC.

Serviços:
Quando se trata de serviços oferecidos aos jogadores o Xbox One ganha de seus concorrentes sem sombra de dúvidas. A Xbox Live é super estável, temos a opção de assinar o Game Pass no qual te da acesso a muito jogos e ao jogos exclusivos logo no lançamento. E também o EA Access, onde você paga uma assinatura para ter acesso aos jogos da EA que são adicionados um tempo depois de seus lançamentos, que estão só disponíveis no Xbox One. Além da retrocompatibilidade que te possibilita jogar jogos do Xbox original e Xbox 360, totalmente de graça, apenas possuindo o jogo físico ou digital, serviço que só encontramos no Xbox One.

Exclusivos:
Ai já é uma questão de gosto pessoal, muitas pessoas tem suas franquias favoritas que mudam para cada um. Mas vale ressaltar que os exclusivos da Sony são mais focados em aventura e exploração (God of War, Uncharted, The Last of Us, Horizon Zero Dawn), com franquias renomadas e adoradas por todos. Já os exclusivos da Microsoft são bem variados, mas os mais famosos são shooters e corrida (Halo, Gears of War, Forza). Já a Nintendo foca mais em jogos de plataformas icônicos (Mario, Zelda, Kirby).

Controles:
Muita gente reclama do controle do Xbox One ainda usar pilhas, mas para mim isso é um ponto positivo, pois você tem a opção de comprar a bateria ou então utilizar pilhas, até recarregáveis. Não ficando limitado a bateria somente e quando ela acabar, ter que jogar com o cabo. O Controle do PS4 evoluiu muito em relação ao do PS3, ficou muito mais ergonômico, chegando bem perto do conforto do controle do Xbox One, e tem novos recursos bem legais o alto falante, touch pad e até a luz. Os controles do Switch são muito bons também, cumprem bem com suas funções, apesar de não parecer muito, ele não é desconfortável. E tem um ponto muito positivo de com os controles que já vem com o console, você consegue jogar com mais uma pessoa.

Inovação:
O Nintendo Switch veio com a proposta de inovar e acertou em cheio, é o primeiro console híbrido, que pode ser um console de mesa e um portátil ao mesmo tempo. Você pode jogar local com outro Switch e com os controles que já vem da para jogar de duas pessoas. E agora vai ser lançado o Nintendo Labo, que são acessórios de papelão para  complementar a sua experiência jogando.

Acessórios:
O Kinect é um acessório muito bom, apesar de ter sido descontinuado pela Microsoft (#chateado) por não ter tanta aderência dos gamers e desenvolvedores. PS VR tem muito potencial, mas como o Kinect não é para substituir o modo de jogo tradicional, e sim para complementar a experiência, sendo jogados casualmente. Instrumentos do Rock Band são muito divertidos, apesar de a empresa que os produzia ter fechado, e só estão disponíveis para Xbox e PlayStation.

Te ajudei a escolher seu console? O que você mais levou em consideração na hora de escolher sua plataforma? Conte para nós o que você achou e qual sua plataforma favorita nos comentários.

2 Comentários

Deixe uma Resposta

Vítor Rondó
Engenheiro da Computação, QA e estudante de Computação Gráfica. Apaixonado por jogos, música, tecnologia e gosto de TRANSFORMERS SIM. Nas horas vagas costumo tocar algum instrumento e jogar bastante! Para me achar nas redes sociais é só procurar vitorleoron. Xbox Live: Vitorleoron PSN: Vitorleoron_ Steam: vitorleoron