Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Westworld S03E05 – Genre | Review

A terceira temporada de Westworld segue a todo vapor. Quando eu achava que teríamos um episódio abaixo da média surge Genre, que é digno de receber um prêmio Emmy por sua qualidade.

Como já havíamos visto na semana passada, Dolores avança cada vez mais rumo a colocar o seu plano em ação. Ainda não sabemos totalmente como e quem fará parte desse plano, mas a cada domingo estamos descobrindo mais e mais sobre. E em Genre, ficou bem mais evidente que é algo tão grandioso que nem imaginamos o quanto.

O episódio além de contar de Dolores, mostra muito sobre o passado de Serac e a criação da Incite, empresa responsável por fazer frente a DELOS no mundo atual. O que não esperávamos é com o começo surpreendente de episódio, diretamente de nossa pátria. Sim, o episódio começa no Brasil!

Em um flashback aparentemente, Serac está em reunião com o presidente do Brasil, o ameaçando por não tomar ações quanto a um suposto movimento separatista que está correndo no país, chegando a citar até a possibilidade de tirar o atual presidente do cargo e dar poder aos militares. É rir pra não chorar quanto a proximidade que isso tem de nossa realidade, mas a sequência serviu para mostrar que a Incite e toda a trama de Westworld vai muito além de um mundinho fechado.

Outro ponto legal de se destacar desse início de episódio é o português de Vincent Cassel. Uma atuação primorosa que se sobrepõe até ao próprio ator que interpretava o presidente brasileiro, que mais parecia vindo de Portugal do que um brasileiro nato. Gostei do comentário que vi grupos afora, que na verdade isso só serviu para mostrar que o presidente está distante de seu povo até mesmo na fala, não possibilitando o controle sobre sua nação.

Passando desse momento, durante o episódio revisitamos vários arquivos do Rehoboam, a super máquina da Incite. Nesses arquivos vemos flashbacks da vida de Serac, a relação com seu irmão e toda a criação da Incite, desde os financiamentos do pai de Liam até a consolidação e supremacia por parte de Serac, já sem a parceria do irmão que ficou insano durante todo processo produtivo.

Genre sem sobra de dúvidas já fica marcado como um dos episódios de maior relevância da temporada, e quem sabe da série toda. Nele conhecemos os reais ideais da Incite e todo processo por trás da supremacia no mercado e frente a DELOS. A Incite iniciou com um programa de previsão do comportamento do mercado de ações, partindo do que aconteceria 15 minutos após aquele momento. No seu estágio final, a empresa possui tantos dados que detém a expectativa de vida de todos os habitantes do planeta!

Baseado nesses dados da Incite, é que acabamos descobrindo os planos de Dolores. Numa estratégia que dependeu diretamente dos acessos de Liam, Dolores libera todos os dados concentrados da empresa para cada um dos cidadãos do planeta! Ou seja, caos na empresa de Serac e surto do seu líder! Além da repercussão negativa por conta da empresa, qual seria sua reação ao saber todos os dados do seu passado, presente e futuro na palma de sua mão?

O plano de Dolores é muito além de individual contra o Serac, e mostra que de fato tem um aspecto revolucionário, de superação das máquinas contra os humanos. A frase marcante para mim neste episódio fica por conta justamente do questionamento que deixo sobre esse episódio. O que você faria com tanta informação ao seu dispor?

A informação certa na hora certa é mais letal que qualquer arma.

Sobre o nome do episódio, fica uma das grandes motivações pelo episódio ser tão genial. Genre é uma droga que Liam aplica em Caleb logo no início do episódio, o que motiva nele efeitos dos mais diversos durante todo episódio. A cada estágio de ação da droga, Caleb via o mundo de uma forma e com uma trilha sonora diferente.

O mundo em preto e branco com um tema clássico de jazz ao fundo, luzes brilhando e um ritmo balada, um tema romântico e o destaque em Dolores, e por fim o tema sombrio de O Iluminado são algumas da passagem da droga por Caleb. Simplesmente brilhante a forma com que o episódio representou a atuação do narcótico na mente já transtornada de Caleb e esse reflexo na realidade.

Agora, nos resta questionar: até onde Dolores pode ir? Pelo que vimos no trailer, o próximo episódio terá como foco Maeve, a peça chave de Serac para confrontar o grande mal que o ronda. Será que isso vai dar certo? Nos resta aguardar…

Show CommentsClose Comments

Leave a comment