Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

VHS – Verdadeiras histórias de sangue | Resenha

O livro VHS, do escritor Cesar Bravo, foi lançado pela editora Darkside no ano de 2019. A obra conta com várias histórias sangrentas e de terror que se passa em uma cidade chamada Três Rios no interior de São Paulo. As histórias se passam em meados de 1980 e 1990. Remetendo-nos a época das locadoras. A que nostalgia. Então aperte o play e venha conhecer mais sobre esses contos, só não se esqueça de rebobinar a fita antes de devolver. 

PLAY ≥

Parecia grito de gente: Também conversamos com a porta voz oficial do matadouro, Kelly Milena, que procurou acalmar a população. “Estamos averiguando o que pode ter acontecido. Nossos técnicos foram consultados logo depois dessa denúncia e todos disseram que tudo acontecia dentro da normalidade.

Essa maravilhosa obra é dividida e trabalhada com vários episódios, relatos de pessoas cuja vida cruzou uma linha muito tênue entre a tranqüilidade e o pavor. Nunca imaginariam que em uma cidade pequena como Três Rios fosse conter tanto misticismos e sangue por todos os lados. Trabalhada de uma forma peculiar podemos notar a ligação sutil entre as histórias, como menções ou matérias de jornais que nos são expostas. Mas o mais interessante é como Cesar Bravo conseguiu passar isso pra gente, trabalhando nosso inconsciente e a nossa apreensão ele expôs nossos medos do passado em uma única cidade e em um único livro.

São muitas histórias diferentes que compõem esse livro, mas praticamente todas elas me remeteram ao passado. Começando pelo primeiro conto narrado que é passado dentro de uma locadora de VHS, que me fez lembrar, de quando ia de sexta de noite alugar os filmes e só devolver na segunda, mas o terror que ele embutiu nesse conto me fez pensar em como ele poderia ser real e é isso que esperamos de uma história de terror.

Outro conto que me marcou muito foi o da “Maria Ensanguentada”. Me lembro de quando eu era uma mini Giovanna que não ia ao banheiro sozinha com medo da “loira do banheiro”, sempre fiquei traumatizada com essa história. E lá estava eu lendo VHS, eis que o novo conto começa e lá está ela, aterrorizando mais um banheiro. Bom para terminar de ler a história eu estava com um terço em uma mão e o livro na outra. Mas seguimos em frente, porque uma boa leitura não pode parar. 

Então meus caros amigos venham conhecer os encantos de Três Rios, e suas ótimas histórias que pairam nessa cidade. Você pode acreditar nelas se quiser, mas eu digo pra vocês que mexer com o instinto da nostalgia e dar uma pitada de terror tem um efeito muito mais interessante na nossa mente. Mas antes de saírem da cidade não se esqueçam de dar uma passada no Matadouro 7, lá você pode descobrir coisas que não gostaria.

STOP □

REBOBINE A FITA

Diagramação
10
Enredo
10
Personagens
10
Acabamento
10
Voto do Leitor(a)0 Votes
0
10
Show CommentsClose Comments

Leave a comment