Arquivos

Filmes

Top 10 Filmes de Guerra

Olá, amigos do Dinastia! Já ouviram falar de Dunkirk, novo filme do Christopher Nolan, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial? Ainda não? Pois o hype da crítica especializada internacional está lá em cima, e há quem diga que é um dos candidatos ao Oscar® do ano que vem.

Dunkirk conta a história da Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados britânicos da cidade francesa de Dunquerque e tem Tom Hardy e Kenneth Branagh no elenco. A estreia aqui em terras tupiniquins está marcada para 27 de julho e o Dinastia Geek vai conferir e contar para vocês!

Antes disso, já que amaaaaaaamos filmes de guerra, resolvemos fazer uma listinha de um top 10 para entrarmos nesse mundo. Em ordem cronológica, porque é impossível dizer de qual gostamos mais! Peguem seus lencinhos, fuzis e capacetes e vamos lá!

Glória Feita de Sangue (1957)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker

Durante a Primeira Guerra Mundial, um general francês ordena um ataque suicida mas, como nem todos os soldados conseguiram se lançar ao ataque, ele exige que a artilharia ataque as próprias trincheiras. É um filme duro, forte, com uma crítica implícita às guerras. Em preto e branco, sua fotografia é impressionante e comovente. Diálogos excelente e um final surpreendente! A direção de Kubrick já diz o que esperar, né?
 
 
 

Apocalypse Now (1979)
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Harrison Ford, e mais…

Nesta história sensacional, o capitão interpretado por Martin Sheen recebe a missão de encontrar o coronel Kurtz (brilhantemente interpretado pelo saudoso Marlon Brando) e mata-lo, já que ele aparentemente enlouqueceu e refugiou-se com seu exército de fanáticos nas Selvas do Camboja.  Oscar® de melhor filme, diretor, fotografia, ator coadjuvante, roteiro, som… Tá bom para vocês? Um dos melhores filmes de todos os tempos!
 
 

Platoon (1986)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Charlie Sheen, Johnny Depp, Willem Dafoe e mais…

Quer uma aula sobre o que foi a Guerra do Vietnã? Esse é seu filme. Ele conta a história das atrocidades dessa guerra aos olhos de um soldado vivido por Charlie Sheen. É aquele tipo de filme que machuca, mas é necessário. E mais um ganhador do Oscar® de filme, diretor e som.

 
 
 
 

A Lista de Schindler (1993)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Liam Neeson, Ralph Fiennes, Ben Kingsley

Eu poderia ficar horas falando sobre esse filme, que é um dos meus preferidos de todos os tempos, mas fica para outro post. Esta obra prima de Spielberg conta história do industrial alemão Oskar Schindler que abdicou de sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, durante o holocausto. Fotografia perfeita, atuações magistrais e direção impecável. Mais uma vez: OBRA PRIMA!

Oskar Schindler dizendo que poderia ter feito mais e a menininha do vestido vermelho no meio de tudo preto e branco ainda me fazem soluçar todas as vezes. Ah! Trilha sonora inacreditável de John Williams. Falei obra prima?

Além da Linha Vermelha (1998)
Direção: Terrence Mallick
Elenco: Sean Penn, Jim Caviezel, George Clooney, e mais…

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, na Batalha de Guadacanal, conta a história de um batalhão deslocado para lá, as atrocidades da guerra e ligações entre os soldados. Filmão de primeira com roteiro incrível! Por não ser um filme comercial é o incompreendido da lista.
 
 
 
 

O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Matt Damon, Jim Caviezel

Antes de ser deixado em Marte, Matt Damon é o soldado Ryan. Um pelotão é enviado para encontra-lo e resgata-lo com vida por ser o caçula de quatro irmãos, sendo que os outros três morreram na guerra.

As cenas de batalha são sensacionais! Só a cena da praia, no dia D, já valem o ingresso. Fotografia maravilhosa e roteiro excelente! Nunca entenderei por quê Shakespeare Apaixonado ganhou o Oscar® daquele ano…
 

Círculo de Fogo (2001)
Direção: Jean-Jacques Annaud
Elenco: Joseph Fiennes, Jude Law

Esse filme, com um roteiro excelente, conta a história de dois atiradores, um russo e um alemão, durante a batalha de Stalingrado. O filme também conta com Ed Harris e Rachel Weiz. Vale a pena conferir!
 
 
 
 

Cartas de Iwo Jima (2006)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Ken Watanabe, e mais…

Complemento de “A conquista da Honra”, lançado no mesmo ano (e não tão bom), conta a visão japonesa da Batalha de Iwo Jima. Baseada em cartas e documentos reais, esse filme é uma lição de História.

 
 
 
 

Bastardos Inglórios (2009)
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Christopher Waltz, Diane Kruger e mais…

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus americanos, conhecidos como Bastardos Inglórios, colocam o terror entre os nazistas na França ocupada.

É Tarantino, então, prepare-se para ver sangue, muito sangue. Mas não sem propósito! Essa obra incrível tem uma história envolvente que te segura do início ao fim. E duvido você terminar e não sair gritando “Au Revoir, Shoshannaaa!”.

Corações de Ferro ( 2014)
Direção: David Ayer
Elenco: Brad Pitt, Shia LaBeouf

Um grupo de cinco soldados é encarregado de atacar os nazistas em plena Alemanha. É um filme daqueles de te deixar com o coração doído. Não é apenas um filme sobre batalhas sangrentas, mas psicológicas entre os próprios soldados. Atuações excelentes, consegue falar de beleza em meio à guerra. Imperdível!

Já assistiu algum dos indicados? Conta pra gente!

6 Comentários

Deixe uma Resposta

Marcelle Suazquita
Dcnauta que adora a Marvel. Aluna imaginária da Corvinal que sonha em ser uma Elfa e casar com Clark Kent. Responsável - e irresponsável - por dar pitacos em séries, filmes e literatura. Bernard Cornwell é meu lorde e senhor.