Arquivos

Cultura OrientalDoramas

Romance is a Bonus Book (Netflix) | Um dorama para aquecer o coração!

“A ideia de ser salva por um príncipe encantado é forçada demais para eu acreditar. Prefiro escrever a minha própria história.”

Um dorama quentinho da Netflix, exibido entre o mês de fevereiro a março, Romance is a Bonus Book além de nos envolver bem com os personagens, nos mostra o verdadeiro amor e carinho que podemos sentir por nossos queridos livros.

Mas tudo começa com a nossa querida Kang Dan-i (Lee Na-young), uma mulher que sempre foi independente e com a formação e carreira dos sonhos na área publicitária. De repente, ela resolve se casar, e quando vira mãe larga toda a sua carreira para ser dona de casa. Nem tudo são flores, e sabemos que se dedicar a família é muito cansativo, e quando o seu casamento vai por água a baixo, Dan-I vê a necessidade de voltar para o mercado de trabalho mas já está com seus 39 anos.

A história

Se não bastasse, seu ex-marido a abandona com a filha que está estudando integralmente em uma grande escola nomeada. Em outras palavras, muito dinheiro envolvido!
Dan-I não tem renda alguma, e percebemos logo no primeiro episódio que a protagonista está muito mais do que no fundo do poço. Ela morava na sua antiga casa, sem água e energia elétrica, sem dinheiro até para se alimentar. Sua rotina se baseava em procurar exaustivamente emprego, mas pelo fato da grande pausa em sua carreira (principalmente na área publicitária, um nicho que sempre há evolução) não era bem aceita em nenhuma empresa.

Isso mostra o quanto de preconceito existe para as pessoas que simplesmente param sua carreira para se dedicar a família, e que nunca são bem vistas quando querem um cargo de acordo com sua formação profissional. Não apenas na Coreia, isso existe no mundo inteiro.

Então ela percebe a necessidade de largar todo o seu passado, incluindo todos os seus diplomas qualificados, para conseguir um trabalho. Tudo o que ela quer é trabalhar, independente do cargo e salário. E acaba se inscrevendo para uma vaga provisória, ganhando muito menos do que seu currículo permitiria.

Ok, mas tem a parte do romance?

É aí que o senhor Cha Eun-Ho (Lee Jong-suk), um grande escritor e editor chefe da grande editora Gyeoroo, entra na história! Apesar dele aparecer desde os primeiros minutos do dorama, na vida de Dan-I, estava presente desde sua adolescência. Por conta de um acidente que Dan-I se envolveu para salvar sua vida ainda pequeno, ele desde então mostra uma grande amizade que claro, vira amor ainda nessa época. Depois do casamento de Dan-I, eles seguiram seus rumos e não tinham contato desde então. Mas sabe como as coisas funcionam, né? Principalmente nessas histórias, o amor e destino sempre darão um jeito.

Ele vira o porto seguro de Dan-I, mesmo ela não respondendo seus sentimentos. E apesar de toda essa história fofa de destino, o romance nesse dorama é mais um “bônus”, pois não é o foco da trama.

Personagens e o mistério

Uma das coisas mais cativantes são os personagens! Não há um que você sinta raiva ou não pegue carinho. Mesmo existindo um grande mistério envolvendo um sumiço de um escritor famosíssimo, responsável pelo sucesso da editora Gyeoroo, não há pessoas ruins. Esse tipo de história não existe um vilão.

E o que mais gosto em qualquer tipo de personagem, é a evolução individual que cada um pode ter. Independente se for boa ou ruim. Cada um tem sua evolução, há uma melhora, há mudança de opinião, há amadurecimento. Acho que por isso você acaba se simpatizando e curtindo demais acompanhar a história de cada um.

Roteiro e Fotografia

Na trama você percebe que não há momentos chatos, e que todo cena de conversa ou de interação são importantes para o desenvolvimento da história. Claro que para uma série de apenas 16 episódios, é difícil um desenrolar 100% perfeito. No final ficou alguns assuntos não resolvidos, mas não importantes para história principal (coisas que queria saber de curiosa mesmo!). Em relação a fotografia e imagem: espetacular define! Que vontade de ter uma casinha na Coreia e frequentar os mesmos restaurantes, cafeterias, praças… até as mesmas roupas! Sempre me envolvo muito com o cenário, e esse não ficou de fora.

Romance is a Bonus Book é muito gostoso de ser consumido, episódios rápidos apesar de serem o padrão 60 minutos, mas com uma história leve e que te anima. A principal mensagem passada é de que não podemos desistir nunca! Mesmo que nem tudo esteja perfeito e que o mundo todo esteja contra, apenas não desista! Para aqueles que procuram um dorama com muito romance ou com muita ação e mistérios, infelizmente não é a série certa. Mas vale a pena colocar na sua lista e acompanhar uma história de boa qualidade.

Este Dorama baseado na série Younger.

Avaliação

Roteiro7.5
Fotografia9
Edição8
Trilha Sonora9
Figurino9
Direção7.5
8.3

Resumo

Deixe uma Resposta

Ynhaam Mazloum
Fisioterapeuta dermatofuncional. Atende por Ynha e é uma otaku fedida nas horas vagas. Tenho. mania. de. pontuação. E, de, vírgula, também! Apaixonada pela cultura asiática, música ao vivo e uma boa batatinha.