Arquivos

Séries e TV

Review | Raio Negro – 1ª Temporada

Raio Negro

Um dos primeiros e mais importantes heróis negros dos quadrinhos, Raio Negro chegou a CW com a expectativa de conseguir retratar assuntos importantes para a sociedade, e expandir o universo de super heróis da DC nas telinhas. Mas será que a série consegue?

Na série somos apresentados a Jefferson Pierce, um ex atleta olímpico e diretor da escola municipal de Garfield, um grande subúrbio que atualmente está infestado por criminosos, chefiados pela gangue dos 100. Pierce foi o herói Raio Negro no passado, mas se aposentou para poder cuidar de suas filhas, Jeniffer e Anissa. O problema é que a gangue está diretamente ligada ao passado de Pierce, graças a Tobias Whale, um gangster albino que assassinou seu pai. A partir daí a temporada se desenrola com alguns clichês clássicos dos heróis, como o confronto contra o chefe do crime, problemas com a polícia, e afins.

No entanto, o brilho da série fica por conta das tramas paralelas e da abordagem eficaz ao retratar a vida de famílias do gueto, racismo, homossexualismo,  e outros temas que merecem o debate, mas sempre de maneira não panfletada e forçada. Anissa, a filha mais velha da Pierce é lésbica, e nunca tratam a orientação sexual da personagem como algo extraordinário. A leveza como esse tema é retratado é um exemplo a ser seguido. As situações de racismo também são retratadas de maneira quase minimalista. É sempre por aquele olhar diferenciado de um branco, pelo modo como as autoridades tratam os negros, ou por comentários “comuns” que deveriam ser evitados no dia a dia. O modo como os negros reagem, principalmente o exemplo mostrado por Pierce é usando falas conhecidas de Luther King, Malcom X, e outras personalidades negra importantes.

Raio Negro

A fotografia de Raio Negro é bem trabalhada, e fica extremamente bonita e interessante nos momentos de Flashback sobre a juventude de Jefferson, principalmente no ultimo episódio, onde a direção acertou em cheio no tom preto e branco com alto contraste, trazendo um tom dramático em todo o Flashback. A trilha sonora é outro ponto alto, acertando em cheio na ambientação, trazendo rappers cantando rimas sobre o tema dos episódios, ou com palavra tiradas dos diálogos. É bem imersivo, e mostra que a estrutura da série é bem planejada nos mínimos detalhes. Os efeitos especiais são legais para uma série de TV, e mantém os acertos de The Flash e Supergirl.

Raio Negro

O ponto mais baixo da série é o ritmo dos episódios, os 2 primeiros tem um ritmo acelerado, e depois a série vai pisando no freio até quase parar. Acelerando novamente nos 3 últimos episódios, mas o lado herói da série não consegue manter o nível dos momentos políticos e sociais, então acaba ficando mais como momentos encaixados para se enquadrar no formato de super herói. A parte boa desses momentos é que os personagens existem nos quadrinhos da DC Comics, e vemos adaptações muito boas de vilões que não esperávamos, como PainKiller, Syonide e até uma versão do homem tatuado.

Raio Negro é um grande acerto da CW, mas ainda precisa aprender o equilíbrio necessário entre herói e civil, e principalmente, uma constância no ritmo dos episódios. Felizmente, os pontos altos sobressaem as derrapadas, e a série consegue se mostrar importante, principalmente para o debate de temas tão atuais como o preconceito e a falta de empatia das pessoas.

Um dos primeiros e mais importantes heróis negros dos quadrinhos, Raio Negro chegou a CW com a expectativa de conseguir retratar assuntos importantes para a sociedade, e expandir o universo de super heróis da DC nas telinhas. Mas será que a série consegue? Na série somos apresentados a Jefferson Pierce, um ex atleta olímpico e diretor da escola municipal de Garfield, um grande subúrbio que atualmente está infestado por criminosos, chefiados pela gangue dos 100. Pierce foi o herói Raio Negro no passado, mas se aposentou para poder cuidar de suas filhas, Jeniffer e Anissa. O problema é que a…
Jefferson Pierce é um pai de família que precisa voltar a atuar como o justiceiro Raio Negro quando a violência de gangues ameaça o futuro de sua comunidade e sua filha se torna obcecada com a execução da justiça. Ele precisa agir com cuidado, entretanto, pois a polícia está á sua procura.

Review | Raio Negro - 1ª Temporada

Direção
Roteiro
Efeitos Especiais
Atuação
Direção de arte / Fotografia

ESPADAS

Jefferson Pierce é um pai de família que precisa voltar a atuar como o justiceiro Raio Negro quando a violência de gangues ameaça o futuro de sua comunidade e sua filha se torna obcecada com a execução da justiça. Ele precisa agir com cuidado, entretanto, pois a polícia está á sua procura.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.