Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Review | Horizon Chase Turbo – Dos anos 90 para o presente

Anos 90, Super Nintendo ligado na TV, um joystick na mão de cada um, e uma certeza: Estamos disputando quem é o melhor corredor de todos em Top Gear! É com esse sentimento de nostalgia que Horizon Chase Turbo chega ao PS4 e ao PC, depois de uma longa jornada nos smartphones. Lançado no fim do ano de 2015 para Android, a brasileira Aquiris Game Studio percorreu um longo caminho para trazer o game para os consoles, e promete que uma versão de Xbox One e Switch chegam até o fim do ano.

O primeiro e grandioso passo foi contar com a parceria de Barry Leitch, o compositor escocês que trabalhou na trilha sonora do primeiro Top Gear, Top Gear Rally, Lotus Turbo Chalenge e São Francisco Rush 2048. Se a trilha sonora recheada de synths e com a inspiração vinda direto da mente do criador da consagrada trilha de Top Gear, os gráficos não poderiam fugir da proposta retrô, e os caras conseguiram uma mescla linda entre o modismo gráfico dos 16bit, com o motor Unity 3D, que cria uma espécie de Cell Shading com cara retrô. Várias técnicas foram utilizadas para manter o clima vindo de Top Gear e Outrun, como as faixas de contraste diferente na pista para dar a sensação de velocidade, as paisagens estáticas que passeiam em conjunto com as curvas, e até mesmo o balãozinho saindo do carro com aquelas expressões ao ultrapassar adversários ou bater em algum lugar, como o clássico “Banzai!”, e expressões novas criadas para o jogo.

A jogabilidade Arcade parece retirada diretamente dos clássicos Top Gear, Outrun, e Lotus TC, e acertar os tempos das curvas te ajuda a não precisar fazer muito uso dos freios. A velocidade frenética se mantem, e o uso do turbo também. O uso do combustível precisa ser avaliado, e para não termos um gameplay quebrado com Pit Stops, a gente recolhe combustível durante as corridas, mantendo a dinâmica apresentada em Top Gear 3000. Se temos uma coisa nova no jogo é a quantidade de carros e pistas disponíveis para desbloquear e correr, são 12 campeonatos, 48 cidades, 110 pistas, 26 carros que podem ser desbloqueados, além de 10 melhorias que desbloqueamos correndo as pistas extras.

Mas Bruno, como funciona o game na prática? Bem, não tem muito segredo! Você ganha pontos ao chegar entre os 3 primeiros corredores da pista, além de recolher moedas que são espalhadas pelas pistas. A soma desses pontos, com as moedas, e mais pontos extras por ter combustível sobrando, vai acumulando, e você vai liberando os campeonatos e carros pelo mundo de acordo com a pontuação acumulada. Você ainda tem um Ranking mundial e dos seus amigos para manter a rivalidade em alta. Falando em rivalidade, Horizon Chase Turbo trás algo bem incomum pros dias de hoje, Split Screen pra até 4 pessoas jogarem em modo local, e decidirem quem é o rei das pistas.

Horizon Chase Turbo acerta em cheio, e nos mínimos detalhes de tudo que pretende trazer. Trilha sonora empolgante, gráficos belíssimos em 4k, e muita diversão. Tanto pra quem é da geração 80/90, quanto pros novos corredores que querem um jogo de corrida para disputar quem é o melhor corredor do mundo inteiro. Orgulho por jogar um trabalho tão bem feito por uma empresa brasileira, parabéns Aquiris

Show CommentsClose Comments

Leave a comment