Filmes e Séries

Review | Dark – A série original da Netflix, é boa? • Sem Spoilers •

E se você pudesse voltar no tempo pra mudar algo horrível e, ao completar sua missão (ou achar que fez isso), descobrisse que você é o causador de tudo? Esse é apenas um dos diversos paradoxos que envolvem a trama de Dark, uma série original Netflix que está mexendo com a cabeça das pessoas.

A princípio, pensei que fosse uma série de Terror/Suspense, com algum apelo sobrenatural, mas o plot twist já começa na divulgação, que enganou, no geral, quem esperava um cópia de Stranger Things. Já no primeiro episódio o roteiro te dá uma dica, que assim como Houdini, o mestre do ilusionismo, Dark tenta fazer você olhar pra um lugar e te engana. O segredo não é “como” e sim “quando”. É quando vem a surpresa,a série é sobre viagem no tempo.

BEM VAMOS SEGUIR SEM SPOILERS, PRA TENTAR TE INSTIGAR A VER A SÉRIE.


A série é produzida na Alemanha e tem um elenco quase totalmente desconhecido. A exceção feita a Oliver Masucci, intérprete de Ulrich, que ficou conhecido no papel de Hitler em Ele Está de Volta, também disponível na plataforma de Streaming. Este fato ajuda muito a criarmos conexões com os personagens, que mesmo interpretados por pessoas diferentes, em três momentos diferentes da linha temporal, tem traços e trejeitos que nos levam a crer que sejam sempre as mesmas pessoas.

A história se passa em uma pequena cidade alemã chamada Widen. Tudo começa com o desaparecimento de uma criança (Olar Strangers Things!), que movimenta toda a cidade e traz muito sofrimento a sua família. Nesse meio tempo conhecemos Jonas (Louis Hofman). Ele um garoto que sofre com o suicídio de seu pai, que deixa uma mensagem misteriosa. Há outras tramas como uma Usina Nuclear muito suspeita, famílias cheias de problemas de relacionamento. As coisas ficam cada vez fica mais estranhas.

Quando Dark parece ir pra um lado mais dramático, eis que surge uma virada com uma pegada mais Sci Fi  e o eterno embate ciência x religião vem a tona. O roteiro denso surge com teorias de Ocultismo, citações de Einstein, buraco de minhoca. Viagens para três épocas diferentes, situadas a cada 33 anos, mas sem esquecer as relações entre os personagens cheias de nuances como traição, fracasso, amor e ódio. Não, não é uma série fácil, mas quando termina a cabeça fervilha de tantas teorias.

Transitando em gêneros como ficção científica e aventura juvenil, sempre com muito suspense, poderia tentar resumir a série como uma mistura de  Donny Darko com De volta para o futuro, escrita por Stephen King e dirigida por Stanley Kubrick. Bizarro de imaginar, não? Pois é, só assistindo pra entender.

Tecnicamente a série é maravilhosa, uma trilha sonora densa, repleta de violinos e com um visual incrível e cheio de tomadas grandiosas, tem um tom acinzentado que contrasta com cores saturadas em roupas ou ambientes únicos. O design de produção da série é muito bem feito, cada época tem seus detalhes bem explorados. A direção não é óbvia e o roteiro é cheio de detalhes e armadilhas. Pra quem gosta de cinema, tem inspirações óbvias no expressionismo alemão.

Apesar de tantas qualidades e estar sendo bem recebida pela crítica (89% no Rotten Tomatoes), pode ser que não se encaixe no seu perfil. Sim, afinal é um show que demanda concentração e às vezes o excesso de detalhes pode fazer você desistir, nos primeiros episódios. Mas insistam, a série vale a pena, com bastante profundidade em todos os personagens. Que venham as teorias depois.

EII TUDO BEM? Eu sou o Neto Sambora de 2020, se prepare muita coisa acontecerá neste pouco mais de 2 anos, nós perdemos a copa, Neymar não casou com a Marquezine, haverá um vírus no mundo todo, o SnyderCut é verdadeiro, nós elegemos… ah bem, vamos falar de coisa boa. Eu já assisti a 3ª temporada de Dark e escrevi um texto sobre o que eu achei aqui. Voltei no tempo só porque se você chegou ao final desse texto, merece esse presente. Então, se você quiser quebrar esse ciclo temporal e saber como termina, não deixe de ler. A Lois é a chave. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *