Eis que chegou o dia que, nós da redação, principalmente, tanto esperamos, e espero que você caro leitor, também estivesse esperando: a eleição dos filmes do ano para o Dinastia!
O ano de 2019 foi tão louco na história do cinema, que terminamos com prévias do Oscar tendo Adam Sandler como um dos grandes favoritos a melhor ator, junto com Antonio Banderas e Eddie Murphy. Pois é, não é brincadeira, nos cobrem quando forem eleitos os indicados ao Oscar.
Além disso, o cinema foi mais um ano dominado pelos filmes de super-heróis (desculpa Scorsese), porém alguns filmes que em outros tempos classificados como cults, dominaram as redes sociais e fizeram brilhar os olhos do público, além de disparar na frente por um futuro Oscar.
A uma semana atrás após o último grande lançamento do ano com o encerramento da trilogia de Star Wars, convocamos os 12 membros do time Dinastia para escolherem os 5 melhores filmes dentre cerca de 35 pré-selecionados. O critério de pontuação seguiu a colocação escolhida, sendo o primeiro colocado 5 pontos, o segundo 4 e por aí vai.
Sem mais delongas, vamos ao top 5 (ou seriam 7?) da redação!

5º Lugar – Parasita
Presente em 2 listas mas garantindo dois primeiros lugares e 10 pontos na conta, Parasita conseguiu conquistar o quinto lugar da nossa premiação. O drama coreano surgiu de mansinho nos filmes do ano, e sem muito alarde passou a se tornar um dos maiores fenômeno do ano.
Sabemos da qualidade das produções coreanas, mas a popularização que Parasita foi ganhando ao longo de suas exibições, fez com que passasse do patamar de um filme cult que só conseguimos ver em restritos cinemas brasileiros, para um diferenciado nas listas de melhores do ano. O cheirinho de Oscar está forte.

4º Lugar – Aladdin e Star Wars – A Ascensão Skywalker
Aqui temos o primeiro empate técnico na nossa lista. Presentes em 5 e 3 listas respectivamente, Aladdin e Star Wars começam a representar a Disney dentre as nossas escolhas.
O live action do ladrão das Arábias dividiu opiniões nas redes sociais quando anunciados. “Um gênio negro? Jasmine muito branca? Aladdin galã?” Como sempre fazemos, ignoramos os haters de trailer e pôster, e aguardamos para vez a adaptação de um dos desenhos favoritos do nosso time.
Pois bem, acho que o 4º lugar de nossa lista mostra que o filme realmente conseguiu corresponder as expectativas! As performances musicais a la Bollywood, Will Smith impecável e algumas adaptações muito bem encaixadas com relação a história da animação, fizeram com que Aladdin garantisse lugar nos destaques de 2019.
Sobre Star Wars, tivemos uma divisão na redação assim como a crítica geral. Apesar de tudo, os membros do time que gostaram do filme, conquistaram o 4º lugar para a conclusão da trilogia de Rey, Finn, Poe e Kylo Ren.
O fan service presente no filme e o forme sentimento de nostalgia trazido em determinadas cenas, rendeu lágrimas e emoção no final dirigido por J.J. Abrams. A conclusão de uma trilogia de sucesso, mereceu uma vaga nesse ranking.

3º Lugar – Detetive Pikachu e Homem Aranha: Longe de Casa
Mais um empate técnico! Presentes em 7 e 8 listas respectivamente, sem sombra de dúvidas foram merecedores da medalha de bronze.
Pokémon é uma franquia que teve seu momento de queda, mas viveu no ano de 2019 um ano de enorme ascensão. A renovação constante de Pokémon GO e o anúncio de um novo jogo para Nintendo Switch, foram a porta de entrada para garantir um sucesso, quando veio o anúncio do primeiro live action de Pokémon.
Medo, receio e diversas outras palavras poderiam definir a nossa apreensão quando o filme foi anunciado. “Será que vai ficar bom? Colocar Pokémon na vida real deve ficar muito estranho.” Pois bem, estamos encantados até agora com o choque de fofura que tomamos no cinema! Além de trazerem uma história original que apesar de simples satisfez os espectadores, mostrou um belíssimo trabalho de fotografia e modelagem dos pokémons, merecendo vaga no nosso ranking.
Já Homem Aranha é mais uma prova que Tom Holland é o melhor amigo da vizinhança que podemos ter. O ator a cada novo filme mostra que foi a escolha certeira para o papel, e em Longe de Casa nos mostrou que não precisa ser coadjuvante para brilhar. Ele bateu no peito e correspondeu as expectativas.
A trama ousada do início ao fim do filme, levou o herói que todos amamos a um outro patamar, mostrando que o Aranha vai ser parte fundamental da nova fase do MCU. Por mais e mais Tom Holland nos cinemas nos próximos anos, medalha de bronze pra ele!

2º Lugar – Toy Story 4
Amigo, estou aqui! Pois é, e a gente se questionava tempos antes do lançamento da necessidade de ter um novo Toy Story. O 3 foi tão perfeito e emocionante para nossas vidas, que tínhamos medo de mexerem e estragarem a obra perfeita da Disney. Que tolice de nossa parte.
Toy Story 4 apareceu em 7 listas do nosso time, e apanhou a medalha de prata com muito louvor. Emocionou e divertiu a criança, o jovem, o adulto e o idoso. Impressionante como a Disney conseguiu fazer por mais um ano um grandioso filme dos bonecos de Andy, e agora do mundo.
A história convence por crescermos junto dela, e isso faz com que o aspecto emocional do filme atinja patamares que nenhuma outra animação conseguiu atingir nesse ano. Um simples garfinho fez milhares de pessoas escorrerem lágrimas no cinema, e os ninjas descascadores de cebola da Disney conseguiram mais uma vez.

1º Lugar – Vingadores Ultimato
Ora, ora, ora. Olha quem está de novo em primeiro lugar. Dois anos seguidos de Vingadores, duas medalhas de ouro para Kevin Feige e os Irmãos Russo. E não foi por pouca coisa.
Ultimato não foi um simples filme, foi um evento. O filme se tornou a maior bilheteria da história do cinema, lotou as salas brasileiras como nunca vimos e concluiu uma era que ficou marcada por levar os filmes de heróis a um outro patamar.
Mortes que causaram emoção aos fãs, referências a grandiosos momentos do MCU e um enredo que ousou na medida certa, fizeram com que o filme rendesse aplausos efusivos e momentos de choque durante as sessões. Não é a toa que o filme está disparado no topo de nossa lista, presente em 8 listas da nossa redação. Vai ser difícil um filme superar em pouco tempo o que Ultimato proporcionou ao cinema mundial.
O ano de 2019 foi tão grandioso no cinema, que alguns filmes não tiveram espaço no top 5 mas foram relacionados nas listas individuais. Para isso, compartilho na íntegra a seleção dos nossos integrantes. Nos vemos nos cinemas em 2020!
1º – Vingadores Ultimato
2º – Star Wars – A Ascensão Skywalker
3º – Aladdin
4º – Klaus
5º – Coringa
1º – Turma da Mônica Laços
2º – Como Treinar Seu Dragão 3
3º – Klaus
4º – Detetive Pikachu
5º – Aladdin
1º – Parasita
2º – O Farol
3º – A História de Um Casamento
4º – Homem Aranha: Longe de Casa
5º – Nós
1º – Capitã Marvel
2º – A laddin
3º – Rei Leão
4º – Como Treinar Seu Dragão 3
5º – O Irlandês
1º – Toy Story 4
2º – Vingadores Ultimato
3º – Star Wars – A Ascensão Skywalker
4º – Detetive Pikachu
5º – Homem Aranha: Longe de Casa
1º – Homem Aranha no Aranhaverso
2º – Vingadores Ultimato
3º – Homem Aranha: Longe de Casa
4º – Capitã Marvel
1º – Detetive Pikachu
2º – Toy Story 4
3º – Homem Aranha: Longe de Casa
4º – Vingadores Ultimato
5º – Shazam
1º – Vingadores Ultimato
2º – Toy Story 4
3º – Homem Aranha: Longe de Casa
4º – Aladdin
5º – Rei Leão
1º – Vingadores Ultimato
2º – Star Wars – A Ascensão Skywalker
3º – Toy Story 4
4º – Homem Aranha: Longe de Casa
5º – Detetive Pikachu
1º – Parasita
2º – Coringa
3º – John Wick Parabellum
4º – Detetive Pikachu
5º – Toy Story 4
1º – Vingadores Ultimato
2º – Homem Aranha no Aranhaverso
3º – Detetive Pikachu
4º – Homem Aranha: Longe de Casa
5º – Toy Story 4
1º – Vingadores Ultimato
2º – Toy Story 4
3º – Detetive Pikachu
4º – Homem Aranha: Longe de Casa
5º – Aladdin
One comment on “Retrospectiva | Não é um Transformers, mas é um bom filme! – Os filmes favoritos do Dinastia em 2019”