Arquivos

BoardGames

Retrospectiva | Board Games 2018

O mercado dos Board Games no Brasil tem crescido cada dia mais, e em 2018 teve grande destaque com lançamento de jogos incríveis, alguns já garantidos na coleção do Dinastia. Todos de alto nível, e recomendo que joguem na primeira oportunidade que tiverem. Vamos a eles…

Abstratus

2 a 4 jogadores, até 6 com a expansão.

Abstratus

Seu objetivo é representar a palavra sorteada com seu kit de peças de madeira e acrílico. Cada jogador deverá fazer a escultura de sua respectiva palavra, em mais ou menos 2 minutos. Após isso, as palavras são abertas na mesa para a fase de votação, onde ganhamos pontos por acertar a palavra do oponente e por eles acertarem a sua. O jogo consiste em 4 rodadas com temas diferentes, sendo Construtor de Paisagens, Mestre das Formas, Escultor de Possibilidades e Arquiteto do Impossível. Ao final da 4ª rodada quem tiver mais pontos vence a partida.

Avenue – Edição Especial

1 a 10 jogadores
(Na verdade se tiver espaço e canetas suficientes dá para jogar com mais pessoas).

Resultado de imagem para avenue edição especial

Em Avenue, você deve ligar as uvas às fazendas a partir de cartas de caminho sorteadas. A carta é igual para todos os jogadores, mas cabe a eles decidir em qual quadrado irá desenhá-lo. Uma partida é composta por 5 rodadas, nas quais será sorteada a fazenda que valerá pontos naquela rodada, então são abertas as cartas de caminho, uma por vez até saírem 4 cartas amarelas.

Após isso é realizada a contagem pontuação a partir de quantas uvas você conseguiu ligar a fazenda da rodada. Após as 5 rodadas, é contabilizado os bônus dos castelos e subtraindo 5 pontos para cada rodada que o jogador não pontuou, quando um jogador faz uma pontuação menor ou igual a rodada passada ele zera a rodada atual. Quem tiver mais pontos vence. Nessa edição especial vem 3 tipos de mapas diferentes, para dar mais variedade as partidas.

Futboard

 2 jogadores.

Resultado de imagem para Futeboard

Financiado através do Catarse e entregue aos primeiros jogadores no início de Dezembro, Futboard tem a temática totalmente voltada ao futebol, lembrando em partes o velho futebol de botão.

O jogo montado no esquema 1×1 tem por objetivo fazer mais gols, obviamente. A movimentação dos jogadores é realizada através da rolagem de dados e uso de habilidades especiais do campo ou do próprio jogador, que varia de acordo com seu time.

Ainda não tivemos a oportunidade de jogar as primeiras partidas, mas o atrativo do jogo é o dinamismo, desde aprender as regras (o jogo promete que você aprende em até 5 minutos), até a duração das partidas (de 15 a 45 minutos), além do visual do tabuleiro com o campo de futebol, e os jogadores genéricos, que denotam aos velhos conhecidos do futebol brasileiro e mundial.

Grasse

2 a 4 jogadores, até 5 com o Kit do 5º jogador.

Resultado de imagem para Grasse jogo

Ainda não consegui jogar o Grasse, afinal ele lançou na segunda semana de Dezembro, mas ele nos foi recomendado por todos que tiveram essa oportunidade. No jogo, somos Mestres Perfumistas da pequena cidade francesa de Grasse, conhecida como a capital mundial do perfume. Para isso, você deverá coletar matérias-primas (bases e essências), poderá realizar trocas e compras, produzir perfumes clássicos, exóticos ou de vanguarda e vendê-los.

Todas as suas habilidades serão recompensadas, seja como produtor mais versátil, produtor especializado, melhor vendedor ou melhor estoquista. Vencendo quem conseguir mais pontos.

Looterz: Rigor Mortis

 2 a 6 jogadores.

Resultado de imagem para Looterz: Rigor Mortis

Seu objetivo é recolher o maior número de moedas do tesouro do mestre das trevas, Rigor Mortis, através do recrutamento de uma equipe de Saqueadores, porém outros jogadores podem roubar suas moedas.

O turno de um jogador envolve quatro fases: recrutamento, ativação, recrutamento e então sacrifício. Cada fase de recrutamento permite que o jogador tire uma carta do baralho ou coloque um saqueador da sua mão em jogo.

Os jogadores então escolhem ativar os seus saqueadores em qualquer ordem, tentando roubar suas moedas, atacando um saqueador de outro jogador ou ativando a habilidade do saqueador. Finalmente, se os jogadores têm mais de três saqueadores em jogo, eles devem descartar até ter três no máximo. O jogo termina quando um jogador atingir a meta de moedas, definida pelo número de jogadores ou quando completar o desenho do Rigor Mortis.

Tá na Mesa

 1 a 4 jogadores, até 5 com a expansão.

Resultado de imagem para Tá na mesa jogo

Você é um participante de uma competição culinária, então seu objetivo é fazer os pratos mais saborosos. Para isso você terá que juntar os ingredientes mais saborosos, temperos e depois encaixar o prato em seu fogão para ganhar bônus. Utensílios e jurados podem te ajudar também. A partida consiste em 4 rodadas, após isso ganha o jogador que acumulou mais pontos. 

Ticket to Ride: New York

2 a 4 jogadores.

Resultado de imagem para Ticket to Ride: New York

Podemos dizer que a versão New York é uma versão bem mais rápida do que as versões anteriores de Ticket to Ride, uma partida dura em média de 10 a 15 minutos e os objetivos são bem mais rápidos de se concluir, pois o mapa é bem pequeno e no lugar de trens, são táxis.

Recomendado para quem prefere jogos mais rápidos ou está com pouco tempo para jogar e está com vontade de jogar Ticket to Ride. O jogo ainda conta com a essência do original, onde temos que fazer o caminho de um ponto à outro, utilizando as cartas coloridas e o curinga. Quando um jogador ficar com 3 táxis ou menos acaba e vence quem conseguir mais pontos ao final da partida. 

Zombicide Green Horde – 1 a 6 jogadores.

Resultado de imagem para Zombicide Green Horde

Zombicide é um jogo cooperativo que vocês já devem conhecer, se não conhece eu falo mais sobre ele e outros jogos aqui. No Green Horde foram introduzidas novas mecânicas como as hordas de orcs zumbis, a catapulta, cercas vivas (Sebes) e Charcos (Zonas de Charco representam áreas em que os Agentes estão com água pela cintura. A maior parte delas se conecta com Zonas secas por meio de Barrancos e Margens.), e também os zumbis dão 1 de dano a mais ao atacar.

Essa versão é ambientada na era medieval assim como o Black Plague, então você pode usar a expansão Wulfsburg do BP, que foi lançada aqui no Brasil pela Galápagos junto com o GH ou até combinar os jogos bases.

Lá fora foram lançadas duas expansões para ele, a No Rest for the Wicked e a Friends or Foes (confirmada pela Galápagos para o ano que vem aqui no Brasil).

Você pode conferir a lista completa de todos os jogos lançados no Brasil em 2018 na Ludopedia.

Diga para nós o que você achou desses jogos, se já jogou, se possui algum deles ou até se recomenda algum jogo também lançado em 2018 que não citamos aqui. Boa jogatina!

Deixe uma Resposta

Vítor Rondó
Engenheiro da Computação, QA e estudante de Computação Gráfica. Apaixonado por jogos, música, tecnologia e gosto de TRANSFORMERS SIM. Nas horas vagas costumo tocar algum instrumento e jogar bastante! Para me achar nas redes sociais é só procurar vitorleoron. Xbox Live: Vitorleoron PSN: Vitorleoron_ Steam: vitorleoron