Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Por que Harry Potter mudou o Mundo Geek?

Há 20 anos o primeiro Livro de Harry Potter entitulado de Harry Potter e a Pedra Filosofal chegava no Brasil, aquele livrinho não tão pequeno e também não tão grosso, com um menino voando numa vassoura e pegando uma bola de ouro com assas desenhado em sua capa, que acabou conquistando o coração de muitas gerações.

Eu particularmente me lembro de pegar no livro em 2001, estava na 5ª série, minha mãe na época colocava revistas e livros no banheiro para incentivar a leitura durante o momento “relax”. Me lembro de pegar aquele livro e lê-lo todinho. Minhas redações nas aulas de português acabaram ficando mega extensas e todas voltadas para o universo bruxo. – Sorry Prof!

Bem, essa foi a minha mudança que o primeiro livro me trouxe, mas nesse mundão o que Harry Potter modificou? Principalmente do mundo Geek?

O Mundo Geek até a ocasião estava sendo almejado por Star Wars, havia legiões de Fãs de “De Volta para o Futuro”, filmes estes que fazem parte até hoje da Cultura Geek porém, minha humilde opinião, Harry Potter veio e trouxe o além.

Em 2001, veio o lançamento da adaptação do primeiro livro de Harry Potter (e a Pedra Filosofal), após o sucesso que foi essa adaptação, ano a ano a Warner trouxe mais adaptações desse Universo Bruxo para os Trouxas/ Não Majs/Bruxos/Lordes das Trevas e todos nesse universo.

Tá Carol, mas o que isso é relevante? To chegando lá, aguenta aí!

Acredito que após o fenômeno cinematográfico, vários livros juvenis de fantasia puderam ser adaptados criando assim uma visão na telinha destes livros para jovens leitores.

Na lista abaixo cito alguma sagas que viraram filmes/séries após o Harry Potter e que, ao meu ver, surfaram na onda de sucesso e curiosidade da saga inglesa.

  1. Crepúsculo
  2. Percy Jackson
  3. Eragon
  4. Instrumentos Mortais
  5. Divergente

Harry Potter é, até hoje, a saga literária que teve mais lucro e acredito que isso tenha aberto portas para todas as datas juvenis lançadas na sequência, alterando assim o mercado editorial.

Outra forma de observar a influência do personagem são os eventos e locais temáticos, a CCXP aqui no Brasil, sempre tem a loja do Harry Potter e S-E-M-P-R-E tem uma fila imensa para chegar até lá. Os Parques de Diversões famosos (Universal Hello!!!) dedicaram parte de suas estruturas para que os fãs pudessem ir, se vestir, familiarizar, comer e se deliciar nesse mundo mágico de Harry Potter.

Eu, particularmente, só tenho que agradecer a J.K. Rowling por ter criado um mundo de mágia e encanto.

E pra você, caro leitor do Dinastia, o que Harry Potter modificou na sua vida? Tem alguma experiência ? Coloca nos comentários para sabermos <3

Até o próximo Post, até lá “MalFeito Feito”

Show CommentsClose Comments

Leave a comment