Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nocturna | Resenha

Publicado pela editoria Seguinte, em 2019, o livro Nocturna aborda temas profundos e inspiradores, envolvendo magias e reinos, além de nos mostrar as consequências de nossas escolhas. Escrito por Maya Motayne, Nocturna é uma história de fantasia e mistérios, que envolve uma pitada de romance e responsabilidades.

A história se passa em Castallan, um lugar mágico e próspero e conta com suas conquistas e vitórias depois da guerra contra outros reinos e acaba encontrando a paz para conseguir prosperar. Até que um dia fatídico, uma organização de criminosos consegue matar o então príncipe, futuro Rei, Dezmin e com sua morte trágica toda a esperança do reino depende de seu irmão Alfehr, o segundo na hierarquia, mas que ao ver seu irmão morrer perdeu suas esperanças em si mesmo e cursou o seu destino em busca de como trazer o irmão de volta. A história de Alfie (o príncipe) começa quando ele retorna para a sua família para cumprir com suas obrigações como futuro rei e cruza caminho com a de Finn – uma ladra que está em constante mudança para fugir de seu passado – quando os dois entram em uma disputa de cartas por um prêmio valioso, livros contendo informações sobre magias poderosas que poderia ajudar a trazer seu irmão Dez de volta.

O livro é dividido em capítulos, todos passados no presente e apenas acompanhando o príncipe ou a ladra, com apenas alguns momentos de flashback durante a história. Contado em terceira pessoa, podemos acompanhar a aventura desses dois personagens com bastante informações para juntarmos as peças no final. A narrativa trabalha bem as passagens de tempo entre um capítulo e outro.

Após uma tentativa frustrada de Finn, para roubar a capa de invisibilidade do castelo, ela é pega por Alfie e em um momento de confusão seu primo querido Luka é envenenado, para salva-lo, Afie entra em seu estado de meditação e navega através de sua magia corporal e encontra uma Sombra que promete salvar seu primo em troca de liberdade. Ao libertar a Sombra Alfie percebe a burrada que fez, libertando um inimigo antigo da sociedade e colocando todos de seu reino em perigo. Com a ajuda de Finn ele precisa ir contra o tempo para aprisionar essa magia escura de volta, antes que seja tarde demais.

Uma vez, até chegou a perguntar a sua mãe o significado de Nocturna. ‘Significa o fim de todas as coisas boas.’

Seu plano para ir atrás da fera estava tudo correndo bem, até que Sombra possuiu o corpo de um homem chamado Ignácio, ruim por natureza, esses dois seres se fundem para proliferar a maldade pelo reino. Porém Ignácio tem um poder especial onde consegue controlar as ações das pessoas a seu favor, tornando tudo mais difícil para Alfie e Finn, já que aquele é o pais adotivo de Finn. Entre fugas, e planos fracassados, Luka tem uma ideia para deter esse poder maligno, que Alfie se recusa a aceitar, pedir ajudar das pessoas que mataram seu irmão não é uma tarefa fácil. O como termina essa história é melhor você mesmo descobrir.

Um livro interessante de ser lido e ser acompanhado, principalmente por que deixa um gostinho de vai ter o dois. A narrativa se passa em um ambiente latino, conservando bastante os detalhes e a linguagem, além de nos entregar uma personagem maravilhosa como a Finn, que tem continuidade e força do início ao fim do livro. Já o príncipe, é um pouco rançoso no começo, mas depois fica fácil gostar dele com nuances de ações impulsivas exageradas que ele comete. Mas sei o que o livro quis passar e a história me prendeu por completo me deixando satisfeita com o material. Porque cá entre nós né, quem não gosta de magia?

Para quem já leu “Um Tom Mais Escuro De Magia” pode sentir que a autora usou e muito de referências desta história, porém isso não diminuí a qualidade deste livro, torcemos para mais originalidade na possível continuação.

Um detalhe interessante sobre o material do livro, para encerrar: se você recortar a contracapa nos locais indicados, ela e transformará em um marcador de páginas temático.

Diagramação
10
Personagens
8.5
Enredo
8
Voto do Leitor(a)0 Votes
0
8.8
Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário