Olá, Dinastia!
Como foram as festas de fim de ano? Todo mundo bem?! Espero que a ressaca já tenha passado e que todos tenham sobrevivido a todas as piadas sobre pavê (O Neto Sambora continua insistindo naquelas piadas sobre “ano passado”). Aproveitando o recesso de fim de ano/início de ano, resolvi assistir novamente os 220 episódios de Naruto Clássico para trazer alguns conteúdos legais para vocês.
O primeiro deles, e talvez que mais me deixou empolgado para fazer, é sobre a quantidade de inspirações mitológicas e culturais que o anime retrata de toda a cultura oriental. Animes costumam trazer referências a cultura japonesa, mas Naruto, por ter uma linha do tempo bem diferente, e por trazer os ninjas como tema principal, se aprofunda bastante nos mitos japoneses, e até na construção da atmosfera nipônica.

Trilha Sonora
A primeira coisa que me chama a atenção em qualquer mídia que assisto é a trilha sonora. Naruto tem uma trilha sonora linda, composta pela mistura de instrumentos tradicionais japoneses e rock, que ajuda a criar uma atmosfera oriental antes mesmo de você ver alguma coisa. É uma mistura linda de Taiko (Aqueles tambores tradicionais), Fue (Flautas de bambu), e Shamisen (Banjo de 3 cordas com som bem peculiar.), com guitarras elétricas e bateria pesada.

Ambientação
A ambientação e a época em que se passa Naruto é uma mescla da Era Feudal do Japão, com algumas tecnologias que só surgiram mais recentemente como energia elétrica, postes e afins. Historicamente falando, Naruto se passa após a Era Sengoku, período onde eram travadas muitas guerras por diversos clãs que queriam aplicar um golpe de estado na família regente, e em Naruto o fim desse período se deu graças a criação de Konoha pelos clãs Senju e Uchiha. É legal ver como o anime consegue traçar paralelos históricos com a realidade, principalmente as tentativas de golpes de estado, e todo o sistema político baseado no Japão Feudal. É uma visão moderna do período e ajuda a quem quiser estudar mais o feudalismo e a evolução do japão até o fim da era Meji.
Mitologia
Kyubi, Orochi, Kusanagi, Jutsus, shinobis e afins… Muitos termos conhecidos pelos fãs de animes e jogos japoneses, e que são utilizados em Naruto de forma frequente. Como esse post é baseado apenas em Naruto Clássico, vamos focar apenas no que foi apresentado nos primeiro 220 episódios, e quem sabe no futuro a gente volta com uma postagem especial só pro Shippudden?!

Ninjas e Ninjutsu
Começando pelo básico, Ninjutsu ou Jutsu, são as técnicas e habilidades ninja que vemos os personagens usarem no anime. O que muita gente não sabe é que ninjas realmente existiram, e realmente eram utilizados no Japão nos períodos de guerra. Diferente dos Samurais e outros soldados, Ninjas eram espiões que se utilizavam de uma técnica de luta chamada Ninjutsu para roubar informações do inimigo, ou assassinar sem ser visto. Com a paz e a evolução tecnológica que a Era Meji trouxe para o Japão, os Ninjas ou Shinobi como ficaram conhecidos se tornaram lendas, e ganharam habilidades de sumir nas sombras, andar sobre a água, e controlar elementos naturais. Os Ninja em Naruto são baseados nesses mitos que percorrem até hoje o folclore japonês.

Kitsune e os Caçadores Anbu
No anime somos apresentados aos Caçadores Especiais Anbu, uma elite de ninjas caçadores que utilizam uma mascara peculiar para não serem identificados. Essa mascara geralmente tem a forma do rosto de uma raposa é uma referência a Kitsune, uma raposa que é bastante conhecida no Japão, tendo referências na cultura teatral, geralmente sendo representada por máscaras, e até mesmo tendo representação no xintoísmo como uma mensageira do deus da agricultura e da fertilidade. Diz a lenda que Kitsune tinha diversos poderes mágicos e o mais comum era poder mudar sua forma, as vezes tomando até mesmo formas humanas.

Kyuubi/Kurama
No anime a raposa de nove caldas é um demônio de poder incontrolável que acabou sendo selada dentro do corpo do nosso protagonista.. Seu nome é Kurama por ser um nome comumente associado a raposas (Assim como o Kurama de Yu Yu Hakusho), mas é chamada de Kyuubi no Kitsune, ou Raposa Demônio de Nove Caldas, uma referência a Kitsune que expliquei a cima. Acredita-se que sua inteligência pode superar a de qualquer ser humano comum e que geralmente gostam de pregar peças nas pessoas por diversão própria. De acordo com a lenda podem chegar a uma idade muito avançada e que, a cada 100 anos nasce uma cauda em seu corpo tornando-a mais forte a cada cauda que se desenvolve. Quando chega aos 1000 anos alcançam seu número máximo de caudas, nove (daí o nome Kyuubi no Kitsune), cor de péle dourada (ou prateada) e adquirem o ápice do seu poder. Conseguem se transformar em qualquer coisa, incluindo seres humanos ( Sempre se transformam em pessoas bonitas na maioria das vezes lindas e sensuais mulheres), conseguindo assim um método ainda mais fácil de enganá-los. Curiosamente o Naruto tem o Jutsu Sexy onde se transforma numa mulher sensual para enganar as pessoas, fazendo referência direta aos poderes da nossa raposa mitológica.


Jiraya, Tsunade, e Orochimaru
Conhecidos no anime como os lendários Sennin, esses personagens são a mistura dos Sennin do folclore japonês e outras lendas, sendo o Jiraya o mais parecido com a mitologia original. Os Sennin são ermitões, geralmente retratados imortais ou por viverem por muitos anos. Jiraya é baseado nos contos do Gama no Sennin, uma espécie de ermitão sábio, que andava em cima de um sapo mágico gigante, e era sempre visto com mulheres e bebidas, além de também ser conhecido pela alcunha de Jiraya. Tsunade também foi retratada nos contos do Ninja Jiraya, é representada como sua esposa e tem o poder de invocar e dominar um caracol gigante, sendo bem parecida com o que é representado no anime. Orochimaru é representado como um dos Sennin no anime, mas no conto original ele é um inimigo do Jiraya que foi possuído pelo poder de uma serpente demoníaca. Ele também tem ligação com o conto de Yamato no Orochi, uma serpente de oito cabeças que é tratada como o mal em sua mais pura forma pelo folclore. Em todas as mídias que Orochi é representada, ela costuma ser um personagem maligno ou de convicções próprias.


Rei Macaco – Enma
Evitando dar spoilers sobre a trama do anime, em um momento crítico o terceiro hokage invoca um ser chamado Rei Macaco, Enma. Esse Rei Macaco o ajuda na luta, e tem o poder de se transformar em bastão. Esse personagem é baseado na lenda de Sun Wukong, o Rei Macaco da literatura chinesa, famoso pelo conto “A Jornada ao Oeste”, um dos contos mais antigos da cultura milenar chinesa, e famoso por inspirar o personagem Son Goku, de Dragon Ball.

Kusanagi
Em Naruto Clássico, a espada é vista pela primeira vez nas mãos do vilão Orochimaru, que usa a Kuranagi para atacar seus inimigos. Kusanagi é uma espada real, que se assemelha a Excalibur para a Grã Betanha, tendo um conto folclórico por trás. A lenda conta que a espada foi forjada dentro do corpo de Yamato no Orochi, o demônio cobra de 8 cabeças, e que a espada foi descoberta quando o Deus Suzanoo cortou as cabeças da serpente para proteger uma família. Ao encontrar a espada, Suzanoo a deu de presente para sua irmão, Amaterasu, a Deusa do Sol.
Essas foram algumas curiosidades culturais sobre Naruto! Lembrando que nesse post eu levei em conta somente o que acontece na saga clássica do anime, e se vocês gostarem e quiserem, eu trago mais pra frente um só sobre o Naruto Shippudden, o que acham?! Acham que outros animes podem aparecer aqui também? Deixem nos comentários!