Arquivos

Animes e MangasCultura Oriental

Naruto e a Cultura Japonesa

Olá, Dinastia!
Como foram as festas de fim de ano? Todo mundo bem?! Espero que a ressaca já tenha passado e que todos tenham sobrevivido a todas as piadas sobre pavê (O Neto Sambora continua insistindo naquelas piadas sobre “ano passado”). Aproveitando o recesso de fim de ano/início de ano, resolvi assistir novamente os 220 episódios de Naruto Clássico para trazer alguns conteúdos legais para vocês.

O primeiro deles, e talvez que mais me deixou empolgado para fazer, é sobre a quantidade de inspirações mitológicas e culturais que o anime retrata de toda a cultura oriental. Animes costumam trazer referências a cultura japonesa, mas Naruto, por ter uma linha do tempo bem diferente, e por trazer os ninjas como tema principal, se aprofunda bastante nos mitos japoneses, e até na construção da atmosfera nipônica.

Apresentação de Taiko | Fonte: Google

Trilha Sonora

A primeira coisa que me chama a atenção em qualquer mídia que assisto é a trilha sonora. Naruto tem uma trilha sonora linda, composta pela mistura de instrumentos tradicionais japoneses e rock, que ajuda a criar uma atmosfera oriental antes mesmo de você ver alguma coisa. É uma mistura linda de Taiko (Aqueles tambores tradicionais), Fue (Flautas de bambu), e Shamisen (Banjo de 3 cordas com som bem peculiar.), com guitarras elétricas e bateria pesada.

Batalhas de Kawanakajima, no período Sengoku | Fonte: Alamy.com

Ambientação

A ambientação e a época em que se passa Naruto é uma mescla da Era Feudal do Japão, com algumas tecnologias que só surgiram mais recentemente como energia elétrica, postes e afins. Historicamente falando, Naruto se passa após a Era Sengoku, período onde eram travadas muitas guerras por diversos clãs que queriam aplicar um golpe de estado na família regente, e em Naruto o fim desse período se deu graças a criação de Konoha pelos clãs Senju e Uchiha. É legal ver como o anime consegue traçar paralelos históricos com a realidade, principalmente as tentativas de golpes de estado, e todo o sistema político baseado no Japão Feudal. É uma visão moderna do período e ajuda a quem quiser estudar mais o feudalismo e a evolução do japão até o fim da era Meji.

Mitologia

Kyubi, Orochi, Kusanagi, Jutsus, shinobis e afins… Muitos termos conhecidos pelos fãs de animes e jogos japoneses, e que são utilizados em Naruto de forma frequente. Como esse post é baseado apenas em Naruto Clássico, vamos focar apenas no que foi apresentado nos primeiro 220 episódios, e quem sabe no futuro a gente volta com uma postagem especial só pro Shippudden?!

Genji, Ninja do folclore japonês | Fonte: Utagawa Kunisada

Ninjas e Ninjutsu

Começando pelo básico, Ninjutsu ou Jutsu, são as técnicas e habilidades ninja que vemos os personagens usarem no anime. O que muita gente não sabe é que ninjas realmente existiram, e realmente eram utilizados no Japão nos períodos de guerra. Diferente dos Samurais e outros soldados, Ninjas eram espiões que se utilizavam de uma técnica de luta chamada Ninjutsu para roubar informações do inimigo, ou assassinar sem ser visto. Com a paz e a evolução tecnológica que a Era Meji trouxe para o Japão, os Ninjas ou Shinobi como ficaram conhecidos se tornaram lendas, e ganharam habilidades de sumir nas sombras, andar sobre a água, e controlar elementos naturais. Os Ninja em Naruto são baseados nesses mitos que percorrem até hoje o folclore japonês.

Kakashi Hatake como membro da Anbu | Fonte: Anime

Kitsune e os Caçadores Anbu

No anime somos apresentados aos Caçadores Especiais Anbu, uma elite de ninjas caçadores que utilizam uma mascara peculiar para não serem identificados. Essa mascara geralmente tem a forma do rosto de uma raposa é uma referência a Kitsune, uma raposa que é bastante conhecida no Japão, tendo referências na cultura teatral, geralmente sendo representada por máscaras, e até mesmo tendo representação no xintoísmo como uma mensageira do deus da agricultura e da fertilidade. Diz a lenda que Kitsune tinha diversos poderes mágicos e o mais comum era poder mudar sua forma, as vezes tomando até mesmo formas humanas.

Uma das representações mais clássicas da Kyuubi/Kitsune | Fonte: Ukiyo Search

Kyuubi/Kurama

No anime a raposa de nove caldas é um demônio de poder incontrolável que acabou sendo selada dentro do corpo do nosso protagonista.. Seu nome é Kurama por ser um nome comumente associado a raposas (Assim como o Kurama de Yu Yu Hakusho), mas é chamada de Kyuubi no Kitsune, ou Raposa Demônio de Nove Caldas, uma referência a Kitsune que expliquei a cima. Acredita-se que sua inteligência pode superar a de qualquer ser humano comum e que geralmente gostam de pregar peças nas pessoas por diversão própria. De acordo com a lenda podem chegar a uma idade muito avançada e que, a cada 100 anos nasce uma cauda em seu corpo tornando-a mais forte a cada cauda que se desenvolve. Quando chega aos 1000 anos alcançam seu número máximo de caudas, nove (daí o nome Kyuubi no Kitsune), cor de péle dourada (ou prateada) e adquirem o ápice do seu poder. Conseguem se transformar em qualquer coisa, incluindo seres humanos ( Sempre se transformam em pessoas bonitas na maioria das vezes lindas e sensuais mulheres), conseguindo assim um método ainda mais fácil de enganá-los. Curiosamente o Naruto tem o Jutsu Sexy onde se transforma numa mulher sensual para enganar as pessoas, fazendo referência direta aos poderes da nossa raposa mitológica.

Tsunade e Jiraya representando o conto Jiraiya Goketsu Monogatari (Contos do bravo Jiraya) | Fonte: Way of Ninja
Tsunade, Orochimaru, e Jiraya, respectivamente. Fonte: Way of Ninja

Jiraya, Tsunade, e Orochimaru

Conhecidos no anime como os lendários Sennin, esses personagens são a mistura dos Sennin do folclore japonês e outras lendas, sendo o Jiraya o mais parecido com a mitologia original. Os Sennin são ermitões, geralmente retratados imortais ou por viverem por muitos anos. Jiraya é baseado nos contos do Gama no Sennin, uma espécie de ermitão sábio, que andava em cima de um sapo mágico gigante, e era sempre visto com mulheres e bebidas, além de também ser conhecido pela alcunha de Jiraya. Tsunade também foi retratada nos contos do Ninja Jiraya, é representada como sua esposa e tem o poder de invocar e dominar um caracol gigante, sendo bem parecida com o que é representado no anime. Orochimaru é representado como um dos Sennin no anime, mas no conto original ele é um inimigo do Jiraya que foi possuído pelo poder de uma serpente demoníaca. Ele também tem ligação com o conto de Yamato no Orochi, uma serpente de oito cabeças que é tratada como o mal em sua mais pura forma pelo folclore. Em todas as mídias que Orochi é representada, ela costuma ser um personagem maligno ou de convicções próprias.

Reimaginação de uma antiga pintura do Rei Macaco para uma campanha promocional | Fonte: Pinterest
Rei Macaco Enma no anime

Rei Macaco – Enma

Evitando dar spoilers sobre a trama do anime, em um momento crítico o terceiro hokage invoca um ser chamado Rei Macaco, Enma. Esse Rei Macaco o ajuda na luta, e tem o poder de se transformar em bastão. Esse personagem é baseado na lenda de Sun Wukong, o Rei Macaco da literatura chinesa, famoso pelo conto “A Jornada ao Oeste”, um dos contos mais antigos da cultura milenar chinesa, e famoso por inspirar o personagem Son Goku, de Dragon Ball.

Pintura representativa para o conto de Yamata no Orochi, a Kusanagi sendo empunhada por Suzanoo | Fonte: Ancient Origins

Kusanagi

Em Naruto Clássico, a espada é vista pela primeira vez nas mãos do vilão Orochimaru, que usa a Kuranagi para atacar seus inimigos. Kusanagi é uma espada real, que se assemelha a Excalibur para a Grã Betanha, tendo um conto folclórico por trás. A lenda conta que a espada foi forjada dentro do corpo de Yamato no Orochi, o demônio cobra de 8 cabeças, e que a espada foi descoberta quando o Deus Suzanoo cortou as cabeças da serpente para proteger uma família. Ao encontrar a espada, Suzanoo a deu de presente para sua irmão, Amaterasu, a Deusa do Sol.

Essas foram algumas curiosidades culturais sobre Naruto! Lembrando que nesse post eu levei em conta somente o que acontece na saga clássica do anime, e se vocês gostarem e quiserem, eu trago mais pra frente um só sobre o Naruto Shippudden, o que acham?! Acham que outros animes podem aparecer aqui também? Deixem nos comentários!

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.