Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mutazione | Review

Até o dia 19 de março, qualquer usuário da Epic Games poderá baixar gratuitamente o jogo Mutazione. Lançado em setembro de 2019, o jogo indie desenvolvido pela Die Gute Fabrik é uma novela de aventura e fantasia sobrenatural.

No game, o jogador acompanhará a adolescente de 15 anos, Kai, em sua viagem para a ilha mutante de Mutazione. Lá, a menina precisará cuidar do seu avô, o qual nunca conheceu, além de desvendar os mistérios por trás daquela ilha mágica.

Além de se aventurar na comunidade mutante, Kai também aprenderá a lidar com a perda, em todos os seus sentidos.

O equilíbrio entre a vida e a morte

Na comunidade de Mutazione, a natureza é um ser presente e importante para todas as relações do dia a dia. Cercados por uma flora bastante incomum, os moradores da ilha estão acostumados com a visita de cientistas na região.

Um desses cientista é Nonno, avô de Kai. Morando na ilha há mais de 30 anos, o homem é considerado um verdadeiro xamã pelos moradores, por acreditar que as plantas podem curar os problemas de qualquer pessoa.

Sua ligação com a natureza é tão forte, que quando adoece, os moradores de Mutazione acreditam que a ilha adoeceu junto. Quando chega na ilha, Kai acredita que seu papel é unicamente cuidar de seu avô.

Contudo, ao longo dos dias, ela começa a perceber que enormes erros foram cometidos naquela ilha, anos atrás, e que tudo só voltará aos eixos quando equilibrar a vida e a morte.

Os sete estágios da aceitação

O game trabalha muito bem a metáfora da vida, da morte e da aceitação a partir das plantas. Kai aprende que existem sete sensações responsáveis pelo equilíbrio de uma vida, e cada uma é ligada a um personagem.

Aí, a protagonista começa a ajudar não só o próprio avô, como todos os moradores da ilha. Lá, cada um passou por um problema específico na vida, e precisa passar pelo próprio processo de aceitação.

Durante a narrativa, temos o desafio de cultivar sete jardins diferentes, cada um deles florescendo a partir de um sentimento. Só assim, haverá equilíbrio em toda a sociedade.

Histórias secundárias

Além da história principal ser muito bem trabalhada dentro do game, sobre o percurso que Kai em ajudar o avô a se libertar do passado, as histórias secundárias são bem ricas.

Os poucos moradores de Mutazione possuem história valiosas e que complementam o jogo de forma harmoniosa. E com o passar do game, percebemos que tanto histórias primárias e secundárias convergem em um único plot, trazendo novamente a ideia de que está tudo conectado.

mutazione

Os problemas cotidianos dos moradores de Mutazione traz reflexão e identificação, sendo prazeroso desbravar a ilha com Kai e interagir com cada um dos moradores.

Visual nota 10

Com seus elementos de surrealismo, Mutazione é um jogo para ser sentido e não entendido. Criei diversas teorias e metáforas que pudessem explicar aquela ilha mutante, mas no fundo, não faz diferença.

mutazione

O importante é a lição do por trás do jogo, o qual é bem casada com os traços simples e coloridos, que prendem o olho de quem joga. Além disso, a trilha sonora é algo muito bem trabalhada, casando com todos os momento do game, sem contar que as música são extremamente gostosas de se ouvir.

Não se esqueça de cultivar o seu jardim

Com um fim bastante emocionante, Mutazione deixa a sua lição para os jogadores, mas não acaba por aí.

Mesmo com a história chegando ao seu fim, os jogadores podem continuar cultivando os jardins de Kai. Na opção “Jardins”, é possível seguir com o cultivo de plantas, vê-las crescer e colher seus frutos.

Afinal, Mutazione é sobre a importância de continuar sempre cultivando nossas emoções.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment