Arquivos

FilmesNão categorizado

Quem é a grande vencedora($$$) no acordo pelos direitos do Homem-Aranha?

Homem-Aranha – De volta ao Lar finalmente estreou e no primeiro fim de semana de exibição já arrecadou $257mi em sua bilheteria Mundial. Um sucesso, não? Mas pra quem vai essa grana toda (e mais o resto que entrar de bilheteria, é lógico)?

Desde que o acordo pela divisão dos direitos do cabeça de teia no cinema foi assinado, entre a Sony e a Marvel, fiquei curioso com relação a parte financeira. A Marvel ficou com parte criativa do filme, todo o desenvolvimento da história, produção e escolha dos atores, além de também poder utilizar todos estes elementos em seu universo compartilhado. Já a Sony, com os direitos de licença sobre o filme, divulgaria, distribuiria e iria comercializar o filme em todas as mídias possíveis (TV PAGA, BLU-RAY, STREAMING…)

Posteriormente foi divulgado que a Marvel não ganharia um centavo sequer pela Bilheteria de “De volta ao lar”, da mesma foram que todo o lucro obtido em filmes do MCU, que possam contar com a presença do teioso, seriam somente da Marvel. Parece injusto, não? Afinal, toda a produção foi feita pela Marvel, que receberá somente os valores de custo do filme, e o mesmo que tem tudo pra ser um dos mais rentáveis de 2017

Mas aí foi a cartada de mestre da “casa das ideias”. Os direitos de licenciamento do Homem-Aranha, foram recomprados da Sony, pela Marvel há alguns anos, devido a problemas financeiros que o estúdio vinha passando. Então, tudo (isso mesmo eu disse tudo) que for faturado em merchandising com o filme entrará aos cofres da Marvel. Eis que no sábado, 08, navegando pelo site da Deadline, encontro uma notícia que a o filme de volta ao lar já havia faturado mais de $140mi em acordos comerciais com mais de 30 empresas até aquela data. Acordos com AUDI, Pizza Hut, Telecom, ESPN, DELL, Lucasfilms… enfim, este dinheiro entrará líquido para empresa gerida por Kevin Feige.

Levando em consideração que filmes como; BvS ($105mi), Dr. Estranho($122mi) e Homem Formiga ($103mi), não chegaram a este lucro líquido, foi um excelente acordo para Marvel, que além da bufunfa entrando na conta, ainda vai ter um Teioso como peça fundamental em seu universo. Para um empresa que entrou em falência a ponto de ter que vender os direitos de quase todos os seus heróis mais famosos a grandes estúdios, até que a Marvel está aprendendo a gerir seus negócios. Kevin Feige, tu és um gênio.

Deixe uma Resposta

Neto Sambora
Nerd e Publicitário da cidade do sanduíche. Amo chocolate, hambúrguer, Coca-Cola zero (sim, sou estranho!) e tudo que o Mark Millar escrever. Não me julguem, mas conheci Star Wars com o Ameaça Fantasma e sou fã do Nicholas Cage!