Arquivos

GamesNão categorizado

Magic: The Gathering – Como é gerado?

Primeiro, vocês sabem o que é Magic: The Gathering? É um jogo de TCG de cartas criado em 1993, onde o objetivo do jogo é acabar com os pontos de vida dos oponentes.

No Magic, existem alguns formatos que podem ser jogados, Standard / Padrão, Commander, Legacy, Pauper e Modern. Cada formato tem as edições que podem ser jogadas, listas de cartas banidas e regras especificas.

Por exemplo no formato Padrão, jogam os 2 últimos blocos, que são formados pelas 4 ultimas edições lançadas, o Deck (baralho) é composto de no mínimo 40 cartas (incluindo terrenos básicos);

No Commander, jogam todas as edições já lançadas no universo Magic e são compostas por 1 comandante, esse comandante as cores dele (podendo ser azul, branca, preta, verde, vermelha, bicolor ou multicolor) são as cores mandatórias do seu baralho. Ex.: O Meu comandante é o Erebos, o Deus dos Mortos, a cor dele é preto, logo o meu deck inteiro deve ser da cor preta e o deck deve ser composto por 99 cartas além do próprio comandante.

No Pauper, só cartas que foram lançadas como comuns, tendo no mínimo 40 cartas no deck.

O Legacy e o Modern são os formatos mais caros para se manter, além da rotatividade das cartas serem menor, a procura acaba sendo alta, logo preço das cartas aumentam.

Tá legal, agora você me pergunta, o que o formato tem a ver com eu querer começar a jogar Magic? E eu te respondo amiguinho, tudo, principalmente o financeiro. Sabendo qual é a rotação de cartas (o que muda com o lançamento de cada edição), você saberá o quanto o seu deck deve mudar para entrar no formato competitivo por exemplo, você utilizará o Padrão, logo as cartas mudam a cada 3 meses, isso implica em mudar seu deck a cada 3 meses.

Cada jogador de Magic tem sua preferência de formato com suas estrategias de jogo. Eu, por exemplo, jogo mais o Commander, que não é um formato competitivo e logo não tem a necessidade de cartas extremamente caras. Nesse formato você consegue juntar os amiguinhos e jogar. Em média nesse formato, dependendo dos deck’s dos colegas, o jogo pode demorar cerca de 1 a 2 horas e o tempo acaba passando tão rápido que você nem percebe, principalmente quando se tem um bom grupo para jogar.

Já tente imaginar, falar com os amiguinhos e saber qual formato eles mais jogam e escolham seus formatos de deck, porque no próximo post vamos contar um pouco sobre a histórias do Multiverso e as Cores do Jogo para te ajudar a montar esse deck lindo.

Deixe uma Resposta

Carolina Mariz
Engenheira da Computação, Geek de Carteirinha Assinada, Devoradora de livros, cinéfila, Jogadora de Magic nas horas vagas e blogueira por opção e hobbie. Se me perguntarem qual é o meu próximo passo na vida eu falaria "a mesma coisa que fazemos todas as noites, tentar conquistar o mundo!"