O meio do ano para os jogadores de Overwatch tem um significado: Jogos de Verão! O evento que mistura um pouco da temática olímpica com o verão no hemisfério norte chegou ao jogo no dia 04 de agosto e se estende até o dia 25 do mesmo mês.
O anúncio dos Jogos de Verão 2020 foi feito um dia antes do seu início nas redes sociais de Overwatch. Junto a data de estreia foi divulgado duas skins lendárias: uma para a personagem Pharah e outra para a Echo, personagem mais recente do jogo até então.
E a decepção já bateu quando descobri que a Pharah ia receber mais uma skin lendária. Isso porque, no evento de março, Arquivos, ela já havia ganhado uma skin. Aqui vai a minha opinião: não sei como os desenvolvedores de Overwatch escolhem que personagem ganhará skins nos eventos, mas vamos concordar que certos heróis são deixados de lado. A minha felicidade foi que o Baptiste finalmente ganhou uma skin lendária nova.
Mas vamos ao evento!
Skins do verão 2020
Além das skins de Pharah Salva Vidas e Echo Pegando Onda também chegaram as lendárias Baptiste Tropical, Brigitte Feskarn e Doomfist Caratê. Fora isso, foram incluídos um emote para a Tracer, poses de vitória para Orisa, Sigma e Wrecking Ball, apresentação de destaque para Ana e Ash, além de uma lista de sprays e falas.
Isso, sem mencionar que os itens dos Jogos de Verão anteriores também estão liberados para compra. (Consegui o meu Torbjorn de sunguinha, yeah!)








Algo que tem se mostrado presente nos últimos eventos são os desafios semanais. Durante três semanas serão liberados skins épicas, sprays e ícones de jogador a cada nove partidas vencidas nos modos “Jogo Rápido”, “Arcade” e “Competitivo”.
A primeira semana temos o desafio da Tracer, com a skin Union Jack, além disso também haverá o desafio para a skins da Orisa Sorvete e Bastion Castelinho de Areia. E é basicamente isso.
Um remix para lá de sem graça
Agora chegou a hora de falar daquele o qual muitos amam e muitos odeiam, a contenda dos Jogos de Verão: o Lúciobol.
Esse modo de jogo é o mesmo desde o começo do evento de verão, onde basicamente é um jogo de futebol com Lúcios em uma pegada mais frenética. Vou te dizer, o primeiro ano que você joga o Lúciobol é bem divertido.
Mas essa contenta é a mesma desde 2016. São quatro anos jogando o mesmo jogo, sem mudanças. E mesmo com a clamor popular para que a Blizzard trouxesse novidades para o evento, tudo que recebemos foram algumas skins (bonitas, por sinal) e duas versões de Lúciobol.
Além do jogo clássico que já conhecemos, a novidade é o Lúciobol Remix, que é basicamente o jogo com umas poucas dinâmicas novas e estádios diferentes. Ele é até melhor do que a versão original, vale a pena jogar e a Blizzard ainda está dando caixas de eventos para quem ganhar uma partida.
Só que não é inovação que queríamos.
Nada de novidades
A Blizzard e Jeff Keplan (vice-presidente da empresa) já anunciaram que os esforços agora estão voltados para o lançamento de Overwatch 2. Isso quer dizer que não teremos novos mapas ou personagens, e isso inclui os eventos. Não haverá repaginação dos eventos agora, então continuamos engolindo o Lúciobol.
Bem, é óbvio que a equipe de OW quer trazer as novidades para o segundo jogo, mas vamos ser sinceros: por causa disso você vai deixar de lado a comunidade que você já tem?
As pessoas estão deixando de jogar Overwatch e a comunidade não cresce tanto assim como demais jogos de multiplayer online. Não seria uma boa ideia trazer coisas novas e empolgantes para o jogo? Conquistando de volta os jogadores que foram embora, trazendo mais visibilidade para o game e uma nova leva de players empolgados. Isso por si só já seria uma boa propagando para o lançamento de OW2.
“Olha só quantas novidades temos nesse jogo, e vamos ter ainda mais no próximo!” Não é um bom pensamento? A meu ver sim, para a Blizzard, não.
Não devemos descartar, também, a pandemia mundial que está acontecendo, o que pode e está atrapalhando o desenvolvimento de muitos jogos pelo mundo. Contudo, esse também é o momento ideal para investir ainda mais nesse meio que só cresceu durante a pandemia. Segundo estudos da Newzoo, há uma previsão de crescimento de 9,3% do mercado em 2020, isso sem contar que a publicidade dentro de ambientes virtuais de games cresceu 59%.
A solução para o crescimento de Overwatch parece ser bem óbvia, mas a Blizzard tende a percorrer o caminho mais complicado para o jogo. Como fã e apaixonada pela franquia, nunca deixarei de apontar os erros e acertos da empresa e seguimos na espera do que será de OW2.