Arquivos

Filmes

Histórias Estranhas | Crítica

Histórias Estranhas traz a tela dos cinemas uma coletânea de oito curtas de terror dirigidos por promissores diretores do gênero no Brasil, mesclando histórias voltadas ao misticismo, sobrenatural e o terror gore.

Idealizado por Ricardo Ghiorzi e distribuído nas salas de cinema Cinemark por meio do projeto Projeta às 7, chega aos cinemas a partir do próximo dia 23.

Os contos com duração de 10 a 15 minutos, tinham um propósito particular de cada diretor, não havendo nenhuma ligação entre eles, mas cada um passando uma mensagem diferente, ou como comumente falamos, a moral da história.

Dentre as 8 histórias que assisti, posso destacar 4 como aquelas que puderam me surpreender de forma diferenciada, seja pela criatividade e ousadia no roteiro e fotografia, que proporcionaram discussões depois do filme, gerando interpretações diversas, visto a imersão com a história retratada.

Mulher Ltda. de Taísa Ennes Marques é o primeiro que destaco. A história possui claras referências a Frankenstein e demais histórias de mortos-vivos, mesclando o humor com uma trama que trata um tema extremamente necessário: a mulher retratada como objeto. A fotografia traz mais brilhantismo ainda ao curta, que envolve do início ao fim.

Os Enamorados, de Cláudio Ellovitch, merece estar nessa lista não só pela história contada, mas pela capacidade imersiva trazida ao espector, efeito este que nenhum outro curta apresentado nesta coletânea proporcionou, trazendo uma trama que aborda o tarô e todo o misticismo por traz dele.

Invisível, de Filipe Ferreira, traz uma história que mais representa o drama por trás do sofrimento de um homem que nasceu invisível, do que propriamente um terror para tela. A produção é impecável e nos faz imergir nos sofrimentos diários do homem, que só queria ser bondoso para sua família.

Por fim, o grande destaque de toda a coletânea vai para Apóstolos, de Marcos DeBrito. Diretor do longa Condado Macabro, Marcos traz uma história bíblica para os tempos modernos, abordando de um ponto de vista um tanto quanto ousado, a história de Jesus e os doze apóstolos. A trama repleta de referências ao mundo bíblico e com um plot incrível ao final, resultam num curta digno de todo reconhecimento que teve.

O longa Histórias Estranhas me trouxe uma surpresa extremamente positiva, pela qualidade nas histórias apresentadas e na produção bem feita de todas elas, mesmo com investimentos escassos e patrocínio restrito, conforme exposto pelos próprios diretores num bate-papo após a sessão de pré-estreia que pude acompanhar.

Infelizmente, este é o atual cenário da produção nacional como um todo, mas que necessita de histórias como essas, para provar que o segmento é digno de uma valorização a altura, afim de termos mais e mais grandes histórias mostradas por aí.

Avaliação

Roteiro8
Atuações9
Fotografia9
Direção8.5
8.6

Resumo

Uma coletânea de oito contos que apresentam as mais variadas abordagens do horror, do bizarro e do inexplicável, como bruxas, demônios e serial-killers. As histórias são: "Ninguém", "A Mão", "Mulher Ltda.", "No Trovão, Na Chuva Ou Na Tempestade", "Os Enamorados", "Invisível", "Sete Minutos Para A Meia-Noite" e "Apóstolos".

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!