Arquivos

Séries e TV

Gotham 5ª Temporada – O fim é o começo | Review

5 anos atrás, Gotham chegava às televisões com o intuito de contar a jornada de James “Jim” Gordon como um policial novato na corrupta e sombria Gotham City. A série prometia trabalhar cada personagem da cidade com fidelidade, ao mesmo tempo que introduzia a origem deles de maneira crível para o espectador. O quão arriscado seria uma série do Batman, sem o Batman?

A resposta estava na nossa frente o tempo inteiro, mas muitos se recusavam a admitir: o Batman só é o Batman por causa de Gotham! A sujeira, a corrupção e toda a loucura de Gotham fizeram Bruce se tornar o que ele é. E se no Batman de Christopher Nolan ser herói é fazer um gesto simples como colocar o casaco nos ombros de um garoto, aqui nosso Comissário Gordon tem a mesma função, dizendo que há luz em meio à escuridão.

Na temporada passada eu já dizia que a série caminhava para se tornar uma grande carta de amor aos fãs do Homem Morcego, e aqui nessa última temporada isso se mostrou exato. A temporada pegou referências do arco “Terra de Ninguém” nos quadrinhos, e também de Ano Zero e Ano Um. E adaptando-se conforme o universo já criado da série, temos o desenvolvimento de Bruce Wayne e Selina Kyle de maneira esperada e bem feita. As atuações, que as vezes soam caricatas propositalmente, como Charada e Pinguim, estão no seu melhor. É notável o esforço de toda a equipe para entregar o melhor possível nessa temporada final.

E se a jornada de James Gordon, que pra muitos leitores estava sendo deturpada e corrompida pelos erros cometidos, lembrem-se de Ano 1, onde Frank Miller trabalha a dualidade vivida pelo ainda capitão, enquanto presenciava toda a sujeira da cidade. Esse mesmo Gordon, que é sem sombra de dúvidas o protagonista da série, ajudou a criar a personalidade do Batman, colocando sua coragem a tona diversas vezes para proteger Bruce dos maníacos mais absurdos.

Tecnicamente a série não é perfeita, e apesar de ter uma boa trilha sonora, uma fotografia singular e um design de produção muito bom, as vezes as coisas parecem meio genéricas em alguns episódios, e em outros parece tudo em alto nível. Esse desnível técnico é comum em séries de TV, mas contando com a redução de episódios, eu imaginava um equilíbrio maior.

Gotham conseguiu se manter interessante em meio aos altos e baixos das suas temporadas, e tem na quinta temporada o seu maior acerto. Chega ao fim uma história sobre a cidade fictícia mais importante dos quadrinhos, e começa a jornada do Homem Morcego. Uma pena que todas as próximas páginas dessa história ficarão apenas em nossos corações. As vezes o fim é apenas o começo…

Avaliação

Roteiro7.5
Direção8
Trilha Sonora9
Fotografia/Direção de Arte8
8.1

Resumo

A quinta e última temporada da série de televisão americana Gotham, baseada em personagens da DC Comics relacionados à franquia Batman, gira em torno dos personagens de James Gordon e Bruce Wayne.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.