Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Google Stadia | O futuro chegou?

O Google finalmente anunciou o seu esperado serviço de games na Game Developers Conference, o Stadia! Fizemos diversas apostas na redação, eu apostava num console, o Neto Sambora apostava num serviço de Streaming, e ficamos cogitando N possibilidades. Será que alguém acertou?

Resumão

O Google Stadia será uma plataforma de jogos na nuvem, com suporte à Cross-Play, Streaming direto pro youtube, e até uma espécie de Save State chamado de State Share. O serviço não precisará de um console, rodará tranquilamente em PCs, Smartphones e TVs com Chromecast. A plataforma promete funcionar sem lags no mundo inteiro, e com suporte de resoluções 4K. Além do serviço o Google divulgou um Joystick oficial da plataforma, que conta com botões de captura e um botão da Google Assistente. Ainda não temos detalhes de preços e informações pro consumidor, já que a Stadia foi divulgada na GDC, que é uma feira de desenvolvimento de jogos, mas teremos novas novidades no meio do ano.

Stadia Joysticks| GDC 2019

Detalhes Técnicos

O servidor do Stadia que vai rodar os jogos tem o poder gráfico de 10.7 Teraflops, feito por uma GPU AMD criada especialmente para Datacenters. Em poder de comparação o PS4 Pro tem 4, e o Xbox One X tem 6. É muito poder! Os servidores terão ainda uma CPU X86 de 2,7 Ghz, e 16 Gb de RAM, que serão sempre melhorados conforme o passar do tempo. A Google promete entregar 4k, 60fps, HDR e Surround, numa conexão média de 25Mp/s, e espera num futuro não distante poder entregar 8K à 120fps. Ainda não fomos informados qual vai ser o mínimo de conexão necessária para rodar bem o serviço, mas é possível que fique nessa média de 25 Megas. A Stadia também promete a execução de jogos em apenas 5 segundos, e a não necessidade de instalações ou updates dos jogos, apenas sentar, clicar, e jogar.

Os números do Stadia | GDC 2019

A Stadia vai rodar em um servidor Linux, com a API Vulkan. Unity, Unreal Engine, e outras dezenas de engines foram confirmadas como 100% compatíveis, o que garante uma biblioteca vasta e variada de jogos. Confirmados até o momento temos Assassin’s Creed Odissey e Doom Eternal, uma forte parceria da Ubisoft e da ID Software com o google, e também o NBA 2K, que apareceu de mancinho na apresentação durante a demonstração do State Share, que permite que as pessoas que estejam assistindo à uma transmissão de vídeo possam entrar na partida instantaneamente.

Mais detalhes do Joystick e seus novos botões | GDC 2019

Além desses jogos e outros third party, a Google confirmou a criação da Stadia Games and Entertainment, que irá desenvolver jogos exclusivos pra plataforma, e que terá a chefia de Jade Raymond, que já trabalhou na EA e na Ubisoft e é a criadora da franquia Assassin’s Creed.

Estamos empolgados para ver como o serviço vai funcionar, e mal posso esperar para saber mais informações. Será que veremos o Stadia na E3? Fique de olho nas nossas redes sociais e descubra tudo sobre a nova empreitada do Google e muito mais!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário