Arquivos

GamesTecnologia

Google Stadia | O futuro chegou?

O Google finalmente anunciou o seu esperado serviço de games na Game Developers Conference, o Stadia! Fizemos diversas apostas na redação, eu apostava num console, o Neto Sambora apostava num serviço de Streaming, e ficamos cogitando N possibilidades. Será que alguém acertou?

Resumão

O Google Stadia será uma plataforma de jogos na nuvem, com suporte à Cross-Play, Streaming direto pro youtube, e até uma espécie de Save State chamado de State Share. O serviço não precisará de um console, rodará tranquilamente em PCs, Smartphones e TVs com Chromecast. A plataforma promete funcionar sem lags no mundo inteiro, e com suporte de resoluções 4K. Além do serviço o Google divulgou um Joystick oficial da plataforma, que conta com botões de captura e um botão da Google Assistente. Ainda não temos detalhes de preços e informações pro consumidor, já que a Stadia foi divulgada na GDC, que é uma feira de desenvolvimento de jogos, mas teremos novas novidades no meio do ano.

Stadia Joysticks| GDC 2019

Detalhes Técnicos

O servidor do Stadia que vai rodar os jogos tem o poder gráfico de 10.7 Teraflops, feito por uma GPU AMD criada especialmente para Datacenters. Em poder de comparação o PS4 Pro tem 4, e o Xbox One X tem 6. É muito poder! Os servidores terão ainda uma CPU X86 de 2,7 Ghz, e 16 Gb de RAM, que serão sempre melhorados conforme o passar do tempo. A Google promete entregar 4k, 60fps, HDR e Surround, numa conexão média de 25Mp/s, e espera num futuro não distante poder entregar 8K à 120fps. Ainda não fomos informados qual vai ser o mínimo de conexão necessária para rodar bem o serviço, mas é possível que fique nessa média de 25 Megas. A Stadia também promete a execução de jogos em apenas 5 segundos, e a não necessidade de instalações ou updates dos jogos, apenas sentar, clicar, e jogar.

Os números do Stadia | GDC 2019

A Stadia vai rodar em um servidor Linux, com a API Vulkan. Unity, Unreal Engine, e outras dezenas de engines foram confirmadas como 100% compatíveis, o que garante uma biblioteca vasta e variada de jogos. Confirmados até o momento temos Assassin’s Creed Odissey e Doom Eternal, uma forte parceria da Ubisoft e da ID Software com o google, e também o NBA 2K, que apareceu de mancinho na apresentação durante a demonstração do State Share, que permite que as pessoas que estejam assistindo à uma transmissão de vídeo possam entrar na partida instantaneamente.

Mais detalhes do Joystick e seus novos botões | GDC 2019

Além desses jogos e outros third party, a Google confirmou a criação da Stadia Games and Entertainment, que irá desenvolver jogos exclusivos pra plataforma, e que terá a chefia de Jade Raymond, que já trabalhou na EA e na Ubisoft e é a criadora da franquia Assassin’s Creed.

Estamos empolgados para ver como o serviço vai funcionar, e mal posso esperar para saber mais informações. Será que veremos o Stadia na E3? Fique de olho nas nossas redes sociais e descubra tudo sobre a nova empreitada do Google e muito mais!

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.