Arquivos

DinastiaGoT

Game of Thrones S08E02 | Review

A guerra ainda nem começou, mas lagrimas já rolaram…

Esse episódio foi, essencialmente, para preparar os personagens (e nós, espectadores) para a guerra que está por vir, então o ar de despedida permeou completamente nos 55 minutos do capítulo.

Bom, vamos ao que rolou… O episódio começou com Jaime já encarando Daenerys, Jon Snow e Sansa, com o intuito de provar que ele estava contra sua irmã mentirosa. Após Brienne demonstrar seu apoio ao Lannister, foi concedido a ele a permissão de permanecer em Winterfell.

Ao descobrir que Cersei mentiu sobre a ajuda que enviaria ao norte e sobre seu novo exercito comprado, Daenerys questiona a lealdade de Tyrion. O anão mais querido de todos os tempos admite o erro e pede desculpas, ele é tão querido que até Jorah o defende. Este também aconselha a Rainha a conversar com Sansa para tentar estabelecer uma boa relação entre as duas. Nessa conversa entre Stark e Targaryen, Sansa deixa bem claro que sua lealdade está com o Norte e que o Norte não se ajoelhará para mais ninguém.

As moças tem sua reuniãozinha particular interrompida pela chegada de Theon a Winterfell, ele atualiza a Rainha Daenerys sobre a situação de sua irmã nas Ilhas de Ferro e diz que voltou a Winterfell para lutar pela casa, é uma cena bem emocionante entre Sansa e Theon.

Enquanto isso, Jaime Lannister está passeando por Winterfell e encontrando varias pessoas durante o trajeto… Primeiro ele vai ao Bosque Sagrado e lá encontra Bran, que como sempre está com aquele ar julgador. Jaime tenta se desculpar pelo que fez no passado, mas Bran o faz entender que eles não seriam quem são se as coisas não tivessem acontecido da forma que aconteceram. Quando questionado sobre o que virá depois da guerra, Bran deixa em aberto a possibilidade de que talvez os mortos ganhem e não chegue a ter realmente um “depois”.

Logo depois, Tyrion e Jaime finalmente se encontram e os irmãos fazem piada sobre a situação. Tyrion ainda defende o caráter de Daenerys e tenta convencer seu irmão de que ajuda-lá realmente é o certo a se fazer.
Jaime continua sua caminhada e encontra Brienne, ele pede a ela para lutar sob seu comando durante a batalha, ela obviamente permite.

Sor Davos e Gilly estão ajudando na distribuição de alimentos a população e indicando para onde cada um deve ir assim que a batalha começar. Nesse momento chega a Winterfell os Corvos e os Selvagens que ainda estavam guardando a muralha, o reencontro de Sam e Jon com Tormund e Tollett é uma fofurinha. Infelizmente com sua chegada eles trazem a noticia de que os mortos estão mais próximos do que todos imaginavam e avisam que eles chegarão a Winterfell antes do nascer do sol do dia seguinte.

Então, uma sequência mostra áreas diferentes do castelo onde o povo está nos últimos preparativos para a guerra. Uma reunião de conselho de guerra é feita com todos os Lords, Ladys, cavaleiros e quem mais tem de importante que está ali em Winterfell. Bran se oferece como isca para que possam ter uma chance de matar o Rei da Noite, então um plano de ação é estabelecido.

Todos saem da sala de reunião para aproveitar o que pode ser sua ultima noite, mas Tyrion fica e pede a Bran que lhe conte sua história. A cena muda e por fim ficamos sem saber o conteúdo da conversa, mas tenho fé que ela terá alguma serventia no futuro e será, ao menos, citada nos próximos episódios. Verme Cinzento e Missandei conversam sobre o que farão quando a guerra terminar e se despendem, fiquei com um aperto no coração…

Após o conselho de guerra, Jon, Sam e Tollett conversa com Ghost ao fundo. Eles relembram o tempo em que iniciaram o treinamento na Patrulha da Noite e falam sobre seus irmãos da Patrulha que morreram, dá aquela tristezinha vê-los juntos ali sabendo que pode ser a última vez. Sam deixa os amigos e no caminho para o quarto de divide com Gilly, ele encontra Sor Jorah tentando convencer Lady Mormont a não ir para o campo de guerra, mas essa é uma batalha perdida.

Sam oferece a Jorah a espada de sua família para que ele à use durante a luta e diz que está fazendo aquilo para honrar os ensinamentos de Jeor Mormont, de novo vem aquele aperto no coração. Temos nosso Azor Ahai?

Para aproveitar as últimas horas antes da treta, Tyrion e Jaime se sentam próximos a uma lareira para beber vinho e conversar, eles relembram sobre a primeira vez em que estiveram em Winterfell e como suas personalidades mudaram desde de então.

Logo Brienne, Podrick, Tormund e Sor Davos se juntam a eles e rola uma cena maravilhosa do Tormund tentando impressionar Lady Brienne com uma historia sobre a origem de seu nome.

Enquanto isso Arya está andando pelo castelo e encontra Clegane, eles tem uma breve conversa sobre como mudaram desde a ultima vez em que estiveram juntos e logo Beric se junta eles, então Arya se despede de forma adorável e continua seu passeio até encontrar Gendry. Vamos combinar que desde a primeira vez que a Arya conheceu o Gendry, lá no começo das temporadas, ficou aquela sensação de crush no ar… E finalmente o impasse se resolveu, a cena acontece de forma natural e MUITO bem feita, com Arya tomando as decisões e dando as orientações em um momento que culmina na personagem se transformando, metaforicamente, em uma adulta.

De volta a social da lareira, ocorre o momento mais emocionante do capítulo, Brienne é consagrada guerreira por Jaime. Claramente, um momento de empoderamento e legitimação de uma das melhores personagens desta saga. Ai não teve como segurar né?! Claro que uma lagrima escorreu…

Em nome do Guerreiro, ordeno que tenha coragem. Em nome do Pai, ordeno que seja justa. Em nome da Mãe, ordeno que proteja os inocentes. Levante-se Brienne de Tarth, Cavaleira dos Sete Reinos.

Então Podrick, o Bardo, começa a cantar e segue uma sequência com cenas dos casais em tom de despedida, foram minutos difíceis de acompanhar sem um lencinho.

Por fim Daenerys encontra Jon na Cripta Stark e Jon conta a Rainha sua verdadeira identidade, Danny o contesta sobre a veracidade das informações e depois sobre seu direito ao trono. Mas antes que eles possam conversar mais sobre o assunto, soam os três toques de trombeta anunciando a chegada dos mortos. O episódio é encerrado com o Rei da Noite e sua horda de mortos encarando Winterfell.

E ai vocês estão preparados para o próximo episódio? Porque eu não estou!
Teorias do que está por vir? Apostas de quem vai sobreviver? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma Resposta

Andressa Popim
Oii, meu nome é Andressa Popim, Minha principal diversão é ler, ver filmes e series ♡