Arquivos

Livros

Frank e o Amor | Resenha

O que define uma pessoa? O lugar onde ela nasceu e cresceu ou sua descendência?

Em Frank e o Amor, esse é um dos principais temas abordados por David Yoon. Tá achando o sobrenome familiar? Sim, ele é o marido da Nicola Yoon, autora de Tudo e Todas as Coisas. ♥

Vamos a história do livro: Frank Li é um garoto nerd nascido nos EUA, com pais imigrantes vindos da Coreia. Para o desespero de Frank, seus pais acreditam que a raça a qual se pertence define o caráter da pessoa, eles também acham que tudo bem ter amigos de outras raças, mas relacionamentos amorosos só com coreanos.

Frank tem uma irmã mais velha, Hanna, ela foi banida da família porque começou a namorar um rapaz negro na faculdade.

A família Li vive em Playa Mesa na Califórnia, assim como outras famílias de coreanos que são amigos dos Li desde a época em que fizeram faculdade, ainda na Coreia. Para celebrar a amizade duradoura, as famílias fazem encontros mensais, cada vez na casa de uma família diferente. Os filhos dos imigrantes se chamam de Limbos, são adolescentes que não são sem americanos e nem coreanos (Oi, crise de identidade).

Frank está no último ano do ensino médio, ele é um garoto muito inteligente! Até faz parte de um grupo de alunos superinteligentes que tem aula especial o TAZ.

Os Limbos, os TAZ estudam todos na mesma escola, mas é como se fosse universos diferentes coexistindo em uma dimensão neutra, ou seja, na escola Frank só interage com os TAZ.

Como todo mundo Frank tem um melhor amigo, Q (sim, o nome dele é apenas uma letra) um garoto negro, nerd e que também faz parte dos TAZ.

Frank nunca se apaixonou, mas um trabalho de matemática em dupla com Britt muda tudo. O único problema é que Britt é uma garota branca, então Frank não pode namorá-la.

Uma das garotas Limbo também está passando pelo mesmo problema, Joy tem namorado um garoto chinês escondido dos pais.

“Nossos pais são racistas. Queria que as coisas fossem diferentes. Sinto saudade de Hanna. Queria que as coisas fossem diferentes. Nossos pais são racistas. Sinto saudade de Hanna.”

Em um jantar especial entre o clube coreano, Frank e Joy tem a brilhante ideia de fingirem que estão namorando um com o outro para poder enganar os pais e saírem com os verdadeiros namorados.

Obviamente acaba rolando uma super confusão…

Frank e o Amor é o primeiro livro de David Yoon e ele mandou muito bem! A leitura flui muito fácil, sem contar que a forma como ele decidiu escrever deixou a história super engraçada (sim, eu ri alto várias vezes durante a leitura). Mas para quem gosta de um draminha básico, também tem uma partes bem emocionantes que fizeram umas lágrimas rolarem…

“- Conseguimos – digo. – Estou triste e feliz ao mesmo tempo.
– Feliste – Q diz.
– Triz – Joy diz.”

O título do livro faz muito jus a história contada nele, a principio parece que se trata apenas do amor de um garoto por uma garota, mas logo fica claro que a história envolve muitos outros tipos de amor. O amor próprio tem papel fundamental na trama e acaba se tornando o fator central que desencadeia o restante das experiencias que envolvem o sentimento. Ao longo da história Frank começa a entender melhor a relação que tem com os pais e começa a entender pelo o que sua irmã passou. Também tem o amor entre seus melhores amigos e como as amizades são fundamentais na vida de uma pessoa.

“Jeong não é nem de perto tão satisfatório quanto todos os abraços, beijos e declarações de amor que outros garotos recebem dos pais, mas, ei, é isso que eu tenho. E aceito o que vier.”

Hoje o cenário literário tem expandido sua representatividade, mas ainda assim é difícil encontrar histórias que retratem as culturas asiáticas. Frank e o Amor aborda vários aspectos dessa cultura e expõem como é a vida dos imigrantes e seus descendentes nos EUA.

O livro acabou de ser lançado pela Editora Seguinte, então se você está em busca de um presente de natal ou para aquele amigo secreto, a história do Frank é uma boa opção. A edição também conta com uma entrevista especial feita com o autor.

Importante: Este livro foi lido no formato ebook pelo NetGalley e foi disponibilizado por nossa parceira, Companhia dos Livros.

Avaliação

Enredo7
Personagens7
7

Resumo

Frank nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua família tradicional coreana com sua vida de adolescente na Califórnia. E tudo se complica quando ele começa a sair com a garota de seus sonhos, Brit Means, que é engraçada, inteligente, linda… Basicamente a nora perfeita para seus pais — caso tivesse origem coreana também. Para poder continuar saindo com quem quiser, Frank começa um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema. Parece o plano perfeito, mas logo Frank vai perceber que talvez não entenda o amor — e a si mesmo — tão bem assim.

Deixe uma Resposta

Andressa Popim
Oii, meu nome é Andressa Popim, Minha principal diversão é ler, ver filmes e series ♡