Videogames

FIFA 21 | Expectativas para um futuro melhor?

Fã de FIFA de verdade defende a franquia com unhas e dentes, mas tem vezes que a gente não aguenta mais sucessivas falhas, não é mesmo? O simulador de futebol da EA tem pecado muito nas últimas edições com servidores que oscilam e sem trazer muitas novidades a experiência do jogador. Será que de fato FIFA 21 vem para mudar esse cenário?

O lançamento de FIFA 21 está marcado para 6 de outubro de 2020, e é lançado num cenário que seu principal rival lançou uma cartada um tanto quanto ousada. O Pro Evolution Soccer (PES) desse ano, será vendido como uma atualização ao mesmo jogo, ajustando elencos e equipes, algo tão sonhado por alguns fãs de FIFA para o jogo da EA, mas o que desagradou os fãs foi o preço: 149 reais por uma expansão!

Ainda é muito cedo para criticar ou elogiar um ou o outro, mas o que já é fato é que FIFA apesar de não ter trazido nada de novo na EA Play em junho, alguns trailers, notícias e gameplays das últimas semanas têm agradado os jogadores. Vamos a algumas novidades já anunciadas.

Modo Carreira

Um dos modos mais adorados pelos órfãos da Master League do saudoso Winning Eleven, o modo Carreira de FIFA 21 promete ainda mais se aproximar de outro grande jogo simulador de futebol: Football Manager. Para quem não conhece, em Football Manager você assume um clube como treinador, é responsável por gerenciar finanças, táticas, treinos e afins, aonde o jogo em si é um mero detalhe a experiência.

Desde o FIFA 19 algumas mudanças consideráveis já foram implantadas nesse modo, mas agora para a edição da temporada 2020/21, parece que vem muito mais coisa por aí.

  • Empréstimo com opção de compra
    Sabe quando você começava em um time humilde e só conseguia adquirir jogadores por empréstimo? Seu time crescia, o jogador emprestado também mas era hora de se despedir. Seus problemas acabaram! Em FIFA 21, haverá a possibilidade do empréstimo com opção de compra, fazendo com quem promessas possam se manter em seu clube.
  • Agenda de treino e outros eventos durante a temporada
    Nas últimas edições de FIFA já havia a possibilidade de deixar um treino marcado limitado para 5 jogadores, mas e se houver treinos agendados, visando grandes datas e jogos importantes? Isso será possível na nova edição do game, assim como marcar amistosos durante a temporada, aproveitando a saída de alguma competição ou grande intervalo do calendário.
  • Treino de posição
    Finalmente! Aquele zagueiro mais habilidoso que você crê que pode te ajudar saindo mais com a bola, ou aquele lateral que avança mais, pode agora mudar de posição com um treino específico de mudança de posição! Alô David Luiz, você pode virar volante de vez agora!
  • Melhoria na IA das negociações e das partidas
    Messi no Boca ou Cristiano Ronaldo no Estoril eram coisas possíveis após alguns anos de modo Carreira, mas em FIFA 21 não será tão fácil assim. Negociar grandes jogadores e mudanças estratosféricas no mercado serão mais difíceis e controladas, assim como ganhar a Liga dos Campeões com o Nottingham Forest, já que a IA ficará ainda mais competitiva de acordo com o andamento da sua temporada.
  • Melhoria na simulação das partidas
    Bebendo da mesma fonte que FM, FIFA trará um novo sistema de simulação das partidas em que você pode observar o andamento do seu time apenas vendo bolinhas em campo, mas com um diferencial: você poderá interferir na partida! Seja com substituições ou assumindo o comando em lances-chave de bola parada, o Interactive Match SIM promete uma nova experiência ao jogador.

Ultimate Team

Sem dúvida o modo mais jogado das últimas edições do FIFA, o UT promete grandes mudanças aos jogadores, tornando o jogo cada vez mais social. Mas para isso, será que o servidor também estará contemplado? Fica aí o questionamento…

  • Novos modos cooperativos
    Se tem algo que faltava no Ultimate Team, é que o modo promovesse a interação parceira entre dois clubes, e isso agora será possível. Em modos co-op tanto em Squad Battles como Rivals, dois jogadores poderão compartilhar o time em busca de prêmios também compartilhados para ambos. Ninguém sai perdendo!
  • Limitações no Division Rivals
    Em FIFA 20, o Division Rivals além de promover a classificação a tão cobiçada Weekend League, também rendia premiações pra lá de tentadoras de acordo com sua divisão. Agora, assim como em Squad Battles, haverá restrição de 40 partidas por semana, evitando assim super pontuações aos jogadores que tinham mais tempo de game.
  • Adeus preparo físico e treinos
    Time cansado para a Weekend League ou uma partida importante? Isso não te pertence mais! Em FIFA 21, a EA optou por abolir os consumíveis de preparo físico e treino, fazendo com que em todas partidas os jogadores entrem 100% em campo, independente do seu histórico de atleta. Polêmica vem por aí…
  • Personalização de estádios
    Você achava mosaicos e temas tão chatos e desnecessários assim como eu? A EA nos ouviu e resolveu melhorar um pouco isso. Agora o estádio inteiro será personalizável e seu crescimento vai de acordo com a performance do seu time, divisão e conquista de títulos.
  • Classificação a FUT Champions
    Ainda não foi totalmente confirmado, mas por algumas imagens de gameplays nos parece que o acesso a Weekend League ficará muito mais acessível, inclusive podendo ser garantido através do modo contra a IA, através do Squad Battles. É esperar para ver se a situação se confirma.
  • Novos Ídolos
    As cobiçadas cartas dos ídolos do passado agora totalizarão 100 jogadores, e para fechar o time algumas lendas do passado como Puskás e outra do passado recente como Xavi, Fernando Torres e Petr Cech, farão parte do game. Sem brasileiros ou representantes da Libertadores anunciados dentre as novidades infelizmente.

Modo VOLTA e as Ligas

Com a promessa de trazer o FIFA Street de volta, o VOLTA não agradou tanto a comunidade. Algumas mudanças serão feitas em FIFA 21, mas ainda não convencem para celebrar o Street.

  • VOLTA Squads
    Também voltado a pegada social que FIFA 21 promete trazer, o VOLTA Squads consistirá em um modo co-op de até 3 jogadores por equipe. Ainda não ficou muito claro o desenvolvimento disso, mas pode ser interessante se houver adesão do público.
  • Itens de clubes profissionais e recrutamento de jogadores reais
    Saudades do Ronaldinho apelando em FIFA Street né meu filho? Pois bem, agora será possível ter algo próximo desse gostinho, uma vez que jogadores reais poderão ser recrutados ao seu time, assim como itens do seu clube favorito também.
  • Novas quadras
    São Paulo, Dubai e Milão estão entre os novos cenários anunciados para FIFA 21, ampliando mais o leque de possibilidades para viagem do seu time no VOLTA.

Além dos anúncios do VOLTA, não houve novidades sobre as ligas, apenas a confirmação das licenças de UEFA, CONMEBOL e suas competições.

Narração

Depois de 8 anos, Tiago Leifert deixará a narração para ser substituído por Gustavo Villani, do Grupo Globo. Caio Ribeiro seguirá como comentarista da versão PT BR. A chegada de Villani já era especulada a 2 anos, quando ainda o narrador fazia parte do grupo Fox, mas negociações foram prorrogadas e enfim teremos uma nova voz.

Autor do bordão “gol de videogame”, Villani promete renovar o gosto dos jogadores pela narração nacional, que já se irritavam pelos bordões de Tiago Leifert, e mutavam a narração ou mudavam para outro idioma.

Além dessas, rumores indicam que teremos pela primeira vez uma narração chinesa no game e uma narradora, presente na língua espanhola. Vai ser bem curioso e válida a mudança na narração, agora é esperar para ver a experiência no jogo.

E você, é time FIFA ou time PES? Gostou das modificações? Acredita que teremos um futuro melhor ou já estava bom se mantivesse como estamos hoje? Deixe o seu comentário e bons jogos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *