Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Durante a Tormenta (Netflix)| Crítica

Confesso que fui atraído para ver esse filme por três motivos: produção espanhola, Álvaro Morte e mil perguntas nas redes sociais. Nenhum deles me decepcionou.

Durante a Tormenta é um filme de 2018 que chegou agora no fim de março na Netflix, por meio de mais um daqueles pacotes de distribuição do serviço de streaming. O filme começa contando fatos ocorridos durante uma tempestade elétrica em 1989 na Espanha, no dia da queda do muro de Berlim.

Nico Lasarte é um menino fã de música que grava vídeos caseiros de suas apresentações, e durante uma delas se depara com um barulho incomum no vizinho que lhe chama atenção. Aparentemente um caso de agressão, faz com que o menino vá espionar a casa do vizinho, e se depare com a mulher do casal morta. Ao sair da casa assustado, o menino é morto atropelado.

25 anos depois, a casa de Nico é ocupada por uma nova família. Vera Roy (Adriana Ugarte) e David Ortiz (Álvaro Morte) estão se mudando para lá com sua pequena filha, até que encontram um artefato que os antigos moradores deixaram lá. A câmera e a TV usadas para gravação do pequeno Nico estão no mesmo quarto de antigamente, e serão o ponto chave para criação de uma relação entre passado e presente nesta obra surpreendente.

Confesso que assim como outras obras da Netflix que tratam dessa relação entre tempos, Durante a Tormenta tem seus momentos confusos em que pensei em rever tudo pausadamente, mas a quantidade limitada de personagens (6 ou 7 ao todo), fazem com que possamos adquirir identificação com cada um deles, possibilitando a nossa imersão na história afim de entender o grande mistério causado supostamente pelas noites de tormenta.

Mais uma produção espanhola que me encanta. A seleção do elenco é muito boa, com destaque para Javier Gutiérrez, como Ángel Prieto, e Adriana Ugarte, como Vera Roy. Com um tom simplista de gravação, sem uso de artifícios ousados de câmera ou trilha sonora, a produção atende bem a expectativa, que tem de ser voltada ao roteiro, tão complexo que precisou ser trabalhado com muita atenção.

Apesar de ser uma temática clichê de obras recentes da Netflix, Durante a Tormenta surpreende pela conclusão da trama, nos mostrando uma história bem construída de suspense e drama com toques de ficção científica, remetendo a grande histórias do cinema como Efeito Borboleta e O Segredo dos Seus Olhos, ou até mesmo histórias recentes como Boneca Russa.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment