Arquivos

Filmes

Durante a Tormenta (Netflix)| Crítica

Confesso que fui atraído para ver esse filme por três motivos: produção espanhola, Álvaro Morte e mil perguntas nas redes sociais. Nenhum deles me decepcionou.

Durante a Tormenta é um filme de 2018 que chegou agora no fim de março na Netflix, por meio de mais um daqueles pacotes de distribuição do serviço de streaming. O filme começa contando fatos ocorridos durante uma tempestade elétrica em 1989 na Espanha, no dia da queda do muro de Berlim.

Nico Lasarte é um menino fã de música que grava vídeos caseiros de suas apresentações, e durante uma delas se depara com um barulho incomum no vizinho que lhe chama atenção. Aparentemente um caso de agressão, faz com que o menino vá espionar a casa do vizinho, e se depare com a mulher do casal morta. Ao sair da casa assustado, o menino é morto atropelado.

25 anos depois, a casa de Nico é ocupada por uma nova família. Vera Roy (Adriana Ugarte) e David Ortiz (Álvaro Morte) estão se mudando para lá com sua pequena filha, até que encontram um artefato que os antigos moradores deixaram lá. A câmera e a TV usadas para gravação do pequeno Nico estão no mesmo quarto de antigamente, e serão o ponto chave para criação de uma relação entre passado e presente nesta obra surpreendente.

Confesso que assim como outras obras da Netflix que tratam dessa relação entre tempos, Durante a Tormenta tem seus momentos confusos em que pensei em rever tudo pausadamente, mas a quantidade limitada de personagens (6 ou 7 ao todo), fazem com que possamos adquirir identificação com cada um deles, possibilitando a nossa imersão na história afim de entender o grande mistério causado supostamente pelas noites de tormenta.

Mais uma produção espanhola que me encanta. A seleção do elenco é muito boa, com destaque para Javier Gutiérrez, como Ángel Prieto, e Adriana Ugarte, como Vera Roy. Com um tom simplista de gravação, sem uso de artifícios ousados de câmera ou trilha sonora, a produção atende bem a expectativa, que tem de ser voltada ao roteiro, tão complexo que precisou ser trabalhado com muita atenção.

Apesar de ser uma temática clichê de obras recentes da Netflix, Durante a Tormenta surpreende pela conclusão da trama, nos mostrando uma história bem construída de suspense e drama com toques de ficção científica, remetendo a grande histórias do cinema como Efeito Borboleta e O Segredo dos Seus Olhos, ou até mesmo histórias recentes como Boneca Russa.

Avaliação

Roteiro9
Atuações10
Montagem8.5
Edição8.5
Fotografia8.5
8.9

Resumo

Uma inusitada interferência entre duas épocas diferentes faz com que Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um menino que morou em sua casa há 25 anos. O ato de bondade distorce a realidade e Vera acorda em uma relidade totalmente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu marido.

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!