Arquivos

Dinastia Entrevista

Dinastia Entrevista | Jonas Pina

Olá Dinastia!
No post de hoje vamos, continuar trazendo, para nossos seguidores, uma conversa com ilustradores e quadrinistas que dão vida a personagens e histórias sensacionais.

Hoje vamos conhecer mais sobre o trabalho, extremamente criativo, da Jonas Pina, ilustrador carioca, mas que escolheu Campo Grande para morar. Conheci o trabalho do Jonas em um grupo do facebook dedicado a Disney. Durante as Olímpiadas e o Rock in Rio, o Jonas ilustrava os personagens como se estivessem participando desses eventos, era incrível.

Antes de mais nada, por favor, conte um pouco sobre você, de onde veio, quando se descobriu ou decidiu que seria ilustradora? Como foi?

Sou natural do Rio de Janeiro (capital), mas hoje moro em Campo Grande – MS. Eu desenho desde 2 ou 3 anos de idade, e desde esse tempo desenhava por gostar. Com 10 anos fiz um curso de desenho por 2 anos, e isso abriu meus olhos sobre até onde eu podia chegar se desenvolvesse minha habilidade. Quando entrei no curso de Artes Visuais, o conhecimento adquirido no curso só me ajudou a me levar mais a sério como ilustrador profissionalmente.

Você fez algum curso/faculdade para se tornar ilustradora?

Artes Visuais na UFMS.

Quando e como você encontrou o seu estilo como artista?

Ainda estou descobrindo, mas a minha referência de sempre é um estilo mais cartunesco. Disney sempre foi – e ainda é – uma referência muito forte no meu estilo.

E como é o processo criativo?

Eu praticamente desenho coisas que me agradam, como filmes e séries. Recentemente comecei a criar meus próprios personagens (dica que consegui em um dos congressos online do Iconic, que inclusive recomendo). Eu gosto de desenhar tudo no papel pra só depois colorir no computador, porque eu sinto que tenho mais controle no lápis do que na caneta da mesa digitalizadora.

Algum profissional – ilustrador(a), artista plástico, desenhista, designer, enfim… – serviu ou serve como inspiração?

Muitos, Maurício de Sousa, Gabriel Picolo, Patrick Brown, Eduardo Vieira, Ryan Smallman, Sean Galloway, Melissa Garabeli, Vitor Cafaggi, Mauro Souza, Sandro Cleuso etc.

Você tem um trabalho favorito? Se sim, qual é ele?

Um problema na minha vida é que eu nunca consigo escolher. Por isso, vou escolher dois: Vitor Cafaggi e Gabriel Picolo.


Na sua opinião, qual a maior dificuldade para quem trabalha com ilustração no Brasil?

Falta de valorização por parte das pessoas. Se você cobra um valor justo, é “caro demais”, porque é “só um desenho”. Não é algo que eu tenha presenciado pessoalmente – não fiz muitas encomendas – , mas é algo que infelizmente acontece muito.

Já tem algum projeto encaminhado para 2019? Pode falar sobre ele?

Estou unindo duas vontades esse ano: DESENVOLVER OS IRMÃOS OUTUBRO, que são personagens que eu criei no Inktober de 2017 e que gostei muito de desenhar, e ilustrando eles eu estou DESENHANDO PAISAGENS. Pretendo testar ambientes abertos, fechados, objetos… Praticar de tudo e sair um pouco da mesmice de só desenhar figura humana.

Qual a visão de futuro para o seu trabalho?

Aprimorar sempre minhas habilidades de ilustração e, principalmente, observação, pra desenvolver trabalhos cada vez melhores.

Este espaço é seu, fale o que estiver no seu coração.

Uma coisa que eu não tenho deixado me desanimar é a pouca visibilidade do meu trabalho no Instagram no momento. Estou conseguindo seguidores aos poucos, mas os números não me incomodam muito. Afinal ainda estou melhorando minhas técnicas e criando um portfólio que me agrade totalmente. Esse é o recado que eu gostaria de deixar: desenhe o que goste, isso vai facilitar na hora de aprimorar a forma como se desenha.


O Dinastia agradece imensamente a participação do Jonas no nosso projeto. Você pode acompanhar seus trabalhos em sua conta no Instagram ou enviando um e-mail para jonaspinaart@gmail.com.


Gostou do projeto e quer participar? Basta preencher nosso formulário: www.dinastiageek.com.br/ilustradores.

Deixe uma Resposta

Bia Lourenço
Bia Lourenço, paulistana, formada em Design Digital e Pós-Graduada em Eventos. Apaixonada por Harry Potter, Mulher-Maravilha, Batman, Sakura Cardcaptors, Turma da Mônica e Star Wars. Autora no blog www.biialou.com