Arquivos

Dinastia EntrevistaQuadrinhos

Dinastia Entrevista | Caio Majado

Olá Dinastia!
No post de hoje vamos, continuar trazendo, para nossos seguidores, uma conversa com ilustradores e quadrinistas que dão vida a personagens e histórias sensacionais.

Hoje vamos conhecer mais sobre o trabalho do Caio Majado, ilustrador de São Paulo e vencedor do prêmio HQ Mix.

Antes de mais nada, por favor, conte um pouco sobre você, de onde veio, quando se descobriu ou decidiu que seria ilustradora? Como foi?

Sou paulistano e trabalho com ilustrações e quadrinhos há mais de 10 anos. Já trabalhei com uma infinidade de editoras, produtoras e agências de publicidade, fazendo livros didáticos, peças promocionais, design para vídeo games, storyboards e shootingboards para comerciais e longa metragem. Já publiquei quadrinhos no Brasil, Portugal, Africa do Sul e Estados Unidos. Ganhei um HQ Mix em 2008 e em 2011, a HQ “Orixás – Do Orum ao Ayê”, da qual fui o desenhista, foi uma das escolhas do PNBE e vendeu mais de 30.000 exemplares por todo o Brasil. Além do trabalho de ilustração, me dedico aos meus próprios projetos de histórias em quadrinhos e sou professor de desenho na Quanta Academia de Artes.

Você fez algum curso/faculdade para se tornar ilustradora?

Sou formado em desenho industrial com aptidão em identidade visual pela USJT e fez quatro anos de curso de desenho na antiga Fábrica de Quadrinhos.

Quando e como você encontrou o seu estilo como artista?

Pesquisando muito. Gosto de desenhar desde criança, sempre fui muito fã de histórias em quadrinhos e conforme fui estudando, lendo, comprando, etc. fui admirando, aprendendo, conhecendo alguns ilustradores e percebendo o que eles tinham em comum que me atraia. No fim das contas, graças a pesquisa, seu estilo vai aparecendo naturalmente.

E como é o processo criativo?

Depende muito do trabalho. Mas normalmente, leio o briefing, faço uma pesquisa rápida na internet e mando vários layouts para os clientes. Assim que aprovado, finalizo!

Algum profissional – ilustrador(a), artista plástico, desenhista, designer, enfim… – serviu ou serve como inspiração?

Muitos! A maioria artistas de quadrinhos e animação.

Você tem um trabalho favorito? Se sim, qual é ele?

Um? Tenho milhares, nem sei por onde começar. Gosto muito de uma HQ chamada Body Bags de um artista chamado Jason Person. Gosto muito do conjunto da obra e foi a maior inspiração para meu último projeto de quadrinhos.

Na sua opinião, qual a maior dificuldade para quem trabalha com ilustração no Brasil?

É um mercado muito competitivo e de certa forma pequeno. Juntar isso com falta de informação, cria uma média de preços muito baixo para os profissionais de forma geral. Agora, se acrescentar o fato de que o brasileiro não liga muito pra cultura, teremos uma idéia do que é trabalhar com ilustração no Brasil.

Já tem algum projeto encaminhado para 2019? Pode falar sobre ele?

Tenho sim, uma nova HQ da qual tinha começado a muito tempo atrás e se tudo der certo, será publicada no primeiro semestre do ano.

Qual a visão de futuro para o seu trabalho?

Não faço a mínima ideia. Adoraria dizer que vou ficar rico e passar o resto do ano viajando no exterior!

Este espaço é seu, fale o que estiver no seu coração.

Apesar das dificuldades, é uma profissão que requer paciência, dedicação e muito amor. Não conheço um profissional dessa área que não seja apaixonado pelo trabalho. É um lugar onde, a maioria, não está obcecada pelo dinheiro, mas em fazer o seu melhor. Isso é apaixonante e não trocaria por nada nesse mundo… Bom, talvez ser jogador de futebol!


O Dinastia agradece imensamente a participação do Caio no nosso projeto. Você pode acompanhar seus trabalhos em sua conta no InstagramFacebook, DeviantArt e Site.


Gostou do projeto e quer participar? Basta preencher nosso formulário: www.dinastiageek.com.br/ilustradores.

Deixe uma Resposta

Bia Lourenço
Bia Lourenço, paulistana, formada em Design Digital e Pós-Graduada em Eventos. Apaixonada por Harry Potter, Mulher-Maravilha, Batman, Sakura Cardcaptors, Turma da Mônica e Star Wars. Autora no blog www.biialou.com