Arquivos

Dinastia EntrevistaQuadrinhos

Dinastia Entrevista | Alice Tonobohn

Olá Dinastia!
No post de hoje vamos, continuar trazendo, para nossos seguidores, uma conversa com ilustradores e quadrinistas que dão vida a personagens e histórias sensacionais.

Hoje vamos conhecer mais sobre o trabalho da Alice Tonobohn, designer gráfica e ilustradora de Jundiaí, São Paulo.

Antes de mais nada, por favor, conte um pouco sobre você, de onde veio, quando se descobriu ou decidiu que seria ilustradora? Como foi?

Meu nome é Alice, sou designer gráfica e ilustradora freelancer, formada em Tecnólogo em Design Gráfico pela Unip de Jundiaí. Sou nascida de Santo André e desde pequena tenho paixão por desenhos, tendo começado a fazer curso nessa área aos 8 anos. Desde então tenho me empenhado a encontrar meu estilo, criar personagens e, com o tempo, decidi seguir carreira com ilustrações. Hoje tenho 23 anos e busco por oportunidades de trabalho em que eu possa contribuir com meus conhecimentos e capacidades, seja freela, temporário ou fixo. Busco sempre expandir meus conhecimentos, através de cursos e palestras, a fim de especializar-me na área, expressar minha criatividade e alcançar os objetivos junto a empresa, crescendo a cada dia.

Você fez algum curso/faculdade para se tornar ilustradora?

Fiz Tecnólogo em Design Gráfico pela Unip de Jundiaí, tendo concluído o curso em 2015. Hoje estou cursando Pós graduação em Marketing digital e E-Commerce no Senac.

Quando e como você encontrou o seu estilo como artista?

Desde pequena assisti animes, leio mangas, gibis e livros… Minhas maiores inspirações para a criação do meu traço foram Bleach, Kuroshitsuji e Castlevania.

E como é o processo criativo?

As ideias vem de forma aleatória… mas sempre busco por um pouco de mim mesma tanto na construção do personagem, como na história dele. Por isso busco não somente criar algo simbólico para mim, como transmitir uma mensagem as pessoas e usar referências históricas, mitológicas, psicológicas e culturais.

Algum profissional – ilustrador(a), artista plástico, desenhista, designer, enfim… – serviu ou serve como inspiração?

Minha irmã, Tais, que por ser 6 anos mais velha desenhou mais cedo e sempre me foi uma inspiração… Mas além dela, artistas como Tite Kubo, Maurício de Sousa.

Você tem um trabalho favorito? Se sim, qual é ele?

Difícil dizer qual o meu favorito. Seria como escolher o meu filho favorito, e isso não existe! Amo meus trabalhos igualmente (hehe).

Na sua opinião, qual a maior dificuldade para quem trabalha com ilustração no Brasil?

A arte em geral, infelizmente, não é tão valorizada pelo mercado de trabalho e pelas pessoas como deveria ser. Para mim é desrespeitoso vc piratear a arte de alguém só porque gostou do traço dela e tem preguiça de fazer algo original, ou pergunta se ela tem uma “trabalho de verdade”, se ela pode desenhar de graça… Ou ainda, reclama quando cobram um desenho, sem considerar o árduo trabalho do artista.

Já tem algum projeto encaminhado para 2019? Pode falar sobre ele?

Um livro infantil sobre sustentabilidade e ecologia, usando tema de magia e fantasia, com referências da mitologia celta.

Qual a visão de futuro para o seu trabalho?

Trabalhar com ilustrações de livros, criar meus próprio comics e livros ilustrados e participar em eventos.

Este espaço é seu, fale o que estiver no seu coração.

Tudo o que mais desejo é que cada pessoa que tenha paixão por arte e desenho não tenha medo de demonstrar sua paixão ao mundo. Não importa o que digam ou o que possa vir a acontecer no futuro… Desde que siga seu coração e sua criatividade.


O Dinastia agradece imensamente a participação da Alice no nosso projeto. Você pode acompanhar seus trabalhos em sua conta no InstagramFacebook, Tumblr e Carbonmade.


Gostou do projeto e quer participar? Basta preencher nosso formulário: www.dinastiageek.com.br/ilustradores.

Deixe uma Resposta

Bia Lourenço
Bia Lourenço, paulistana, formada em Design Digital e Pós-Graduada em Eventos. Apaixonada por Harry Potter, Mulher-Maravilha, Batman, Sakura Cardcaptors, Turma da Mônica e Star Wars. Autora no blog www.biialou.com