Arquivos

Séries e TV

Os Defensores | 16 Easter Eggs e Referências na 1ª temporada

A Netflix/Marvel disponibilizou nesta sexta, 18, a primeira temporada de Os Defensores. A série, que narra a reunião de Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro, é o desfecho do universos individuais de suas respectivas séries. O Dinastia Geek já assistiu e se você quiser conferir a crítica, clique aqui.

Depois do fim de semana grudado no sofá assistindo a série (ok, a chuva ajudou), nossa equipe minuciosamente enumerou todo os “Easter Eggs” possíveis e imagináveis, ao longo dos episódios e disponibilizamos aqui pra vocês.

Vale lembrar, que teremos Spoilers a seguir, então siga por conta e risco.

1 – A fotografia e o bom uso das cores

Desde suas temporadas individuais, a colorização da fotografia segue o padrão de cada personagem. Tons avermelhados e e pouco iluminação para o Demolidor, um azulado e dessaturado, com adições de luzes roxas para Jessica, um iluminado e vibrante amarelo cheio de contrastes em Luke Cage e finalmente um Verde quase puxado pro militar na série do Punho.

Em defensores, a alternância era perceptível sempre que se trocava os núcleos respectivos. Aliás, foram até mais longe e em cenas como a do restaurante, em determinado momento se tinha o Danny em primeiro plano, com a iluminação de lampadas verdes e o Demolidor ao fundo, sendo refletido pelo vermelho de um painel neon da rua. Aliás o próprio letreiro do restaurante era formado pelas 4 cores do quarteto.

2 – Stan Lee, e seu tradicional cameo

Novamente Stan Lee volta ao universo Marvel/Netflix através de cartazes dele como policial. Tem mais cartazes dele do “trago amor de volta em 3 dias” por Nova York.

3 – Ressurreição da Elektra

Bem, eu sou muito fã de filmes de Vampiros e não teve como não notar o padrão nosferatus. A mão saindo do caixão (sarcófago) primeiro, destampando e no fim ela levantando bruscamente, com a primeira respirada. Drácula curtiu esta entrada (ou saída) imponente.

4 – Traje da Elektra

Já que estamos falando da nossa assassina grega favorita, porque não exaltar o uniforme “maravilindo” que ela usa no 3 episódio. Referência total ao uniforme clássico. No episódio anterior já havíamos visto Elektra encarando os tradicionais Sais, enquanto escolhia as armas para o combate.

5 – Terraço Conhecido

No momento que Alexandra conversa com Madame Gao, em um terraço de Nova York, primeiramente me veio à mente uma conversa da mesma com o Rei do Crime na primeira temporada de Demolidor, mas não é que este terraço é muito bem frequentado.

6 – Defendendo Jessica Jones.

A cena onde Jessica Jones está sendo interrogada por Misty e de repente é interrompida pela entrada de Matt Mudorck, que chega pra representar juridicamente Jessica, é praticamente a reprodução de uma sequência impressa em ALIAS #3. Vale lembrar que Matt já advogou a favor da briguenta Jones algumas vezes.

7- New Harlem Renaissance

Quem assistiu a temporada solo do herói do Harlem sabe que sua principal antagonista, Mariah, tinha planos de colocar um projeto em prática no Bairro. Parece, que que durante a passagem de Luke pela cadeia ela, com ajuda de Shades, fez o projeto sair do papel, se levarmos em consideração a lateral do ônibus, onde podemos ver escrito New Harlem Renaissance.

8 – Heróis de Aluguel estão próximos?

A celebre história crossover do Punho de Ferro e Luke Cage teve vários aperitivos. De um primeiro e enérgico encontro, passando por diferenças claras de ideais e origem, até um entrosamento espetacular nas lutas. Os atores criaram uma química interessante entre os personagens e mostraram que há uma potencial dupla a ser explorada no futuro.

9 – Um soco um pouco diferente.

Em sua série, Luke Cage teve uma cena antológica em slow motion, na qual era esmurrado no rosto por um capanga e a mão do a mão do oponente se quebra. Aqui temos a repetição da cena, só que com o resultado um pouco diferente, afinal é um Punho de Ferro (kkk).

10 – Matt Murdock ao Piano

Quando Jessica e Matt estão na casa do arquiteto Raymond conversando com sua filha, o homem sem medo senta ao piano e toca uma música pra descobrir o esconderijo dos planos para explodir Midland. A música que ele toca é simplesmente a variação do tema de abertura de sua série.

11 – O Dragão na mesma posição.

Quando a câmera vai abrindo com Danny deitado no chão, no último episódio, percebemos que ele está dentro do esqueleto de um dragão. Eis que quando termina o movimento da câmera, nos damos conta que o dragão está na mesma posição da cicatriz no peito de Danny. Intrigante,não é mesmo?

12 – Misty Knight perdendo o seu braço.

Quem acompanha a linha urbana de quadrinhos da Marvel já sabe que Misty perde o seu braço e recebe uma versão biônica de Tony Stark. Bom, o bilionário não é figura presente, aliás ele sequer foi citado nas séries da Netflix, então pode ser que o braço possa ser desenvolvido pelas Industrias Rand, já que o hospital que Misty está internada pertence a Danny.

13 – As Filhas do Dragão

Por falar em Misty… Nas HQs, após perder o braço, Misty abandona seu distintivo e se junta a Collen Wing como as vigilantes “Filhas do Dragão”. No meio tempo ela até chega a participar dos Heróis de aluguel, mas resolve partir pra uma própria equipe ao lado de Collen. Será que pode rolar essa série na plataforma de Streaming, lembrando que no último episódio Collen se aproxima de Misty no hospital.

14 – Linda Carter no universo netflix?

Essa quase passou despercebida, mas no prontuário de Misty, preso a parede, vemos o nome de Linda Carter, a mais famosa versão da enfermeira noturna nas HQs. Que é exatamente o papel de Claire, nas séries.

15 – Um novo Demolidor?

As consequências do final de Defensores parecem ter sido absorvidas por Danny Rand de uma forma mais intensa. Ao final do último episódio, enquanto ouvimos o nome Demolidor, aparece a silhueta de Danny emulando a posição de Matt, cuidando de Nova York, como Murdock pediu. Primeiro isso pode ter consequências no próprio Punho de Ferro, que passaria a se enxergar como um vigilante que cuida do seu novo lar, Nova York, ao invés de K’un-Lun. Outra referência importantíssima é que nas HQs, Danny assume o manto do Demolidor, enquanto Matt está preso, inclusive, o Demolidor do arco Guerra Civil é o Danny Rand.

16 – A Queda de Murdock

Quem já leu Demolidor #229, a história “O renascido”, no arco a Queda de Murdock de Frank Miller e David Mazzucchelli, deve ter pegado de cara essa referência no final da série. Matt Murdock, não sei como você chegou aí, mas já deu uma curiosidade absurda de saber como vai ser a terceira temporada do homem sem medo. Detalhe que ouvimos o nome Maggie durante a cena, que é nada mais na menos que o nome da Mãe de Matt.

E aí, encontrou algum Easter Egg também? Gostou de Defensores e já está esperando a próxima temporada? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma Resposta

Neto Sambora
Nerd e Publicitário da cidade do sanduíche. Amo chocolate, hambúrguer, Coca-Cola zero (sim, sou estranho!) e tudo que o Mark Millar escrever. Não me julguem, mas conheci Star Wars com o Ameaça Fantasma e sou fã do Nicholas Cage!