Arquivos

Quadrinhos

Bordões nos Quadrinhos | De Zorra Total a tá na hora do Pau.

Meu, vocês já assistiram ao novo Zorra? Sério, pode até parecer estranho, mas o programa está muito bom. Textos inteligentes e sagazes, humor rápido e atual. Esqueça aquele humorístico antigo, cheio dos bordões como “tô pagando”, “te conheço” ou “ai, como eu tô bandida”, os esquetes abordam temas atuais de forma bem humorada e crítica.  A verdade é que o humor nos tempos de internet mudou, aliás, tudo nessa vida muda, algumas coisas se transformam, enquanto outras ficam extremamente datadas. E ser datado não quer dizer necessariamente que a qualidade foi perdida, ou que de repente ficou ruim. Filmes como “Gonnies” ou “Clube do Cinco” exalam os anos 80, mas são gostosos de serem revisitados. A mesma coisa acontece com esses bordões do humor. Afinal, rimos muito assistindo Escolinha do professor Raimundo ou Trapalhões, e até hoje caímos na gargalhada com aquele episódio repetido do Chaves. TUDO BORDÃO.

Vocês devem estar perguntando: Que diabos isso tem de haver com HQs? E eu lhes digo meus amigos: TUDO!  Os roteiros da TV evoluíram, assim como os de HQs também, e hoje se escreve quadrinhos de forma mais direta. Os heróis estão cada vez mais urbanos e menos caricatos, bem diferente de como DEUS, Stan Lee pensava no começo. Eu o cito porque ele é o maior criador de bordões dos quadrinhos.

Quem nunca achou esquisito o Coisa falar: “tá na hora do pau” que atire a primeira pedra! (Ba tum tss). E nem é tão piegas como “POR ASGARD”. Ok, neste caso patriotismo tá na moda, mas é muito estranho pensar que um cara do tamanho do Coisa, pouco antes de massacrar a cabeça do Dr. Destino, virar e dizer “TA NA HORA DO PAU”. Se bem que “HULK ESMAGA” não é muito melhor, mas o gigante esmeralda não tem lá muita sanidade, e ele literalmente esmagava geral (kkk).

Alguns bordões são até motivadores, como “AVANTE, VINGADORES”! Sempre entoado na hora da batalha por Capitão América, Miss Marvel, Gavião Arqueiro, ou seja lá quem fosse o líder naquele momento (Homem-Aranha, aliás sempre quis gritar isso nas batalhas, mas nunca “deixaram” na fase dos News Avengers, afinal pobre não tem direito a nada mesmo). Mas, acho que o bordão mais repetido e talvez, mais significativo e famoso dos quadrinhos seja do próprio Aranha: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, que ecoa na cabeça de Peter a cada vez que é necessário.

Macacos me mordam, são tantos bordões, mas são estes que me veem na cabeça agora. Eu sei que me esqueci de alguns, mas tenha paciência comigo. Hoje, eu queria falar do Tio Lee e da sua genialidade em criar este tipo de abordagem que marcou tanto o começo dos nossos heróis. Quem sabe mais pra gente não me aventure em uma pesquisa pra lembrar dos bordões mais importantes de cada editora. Mas HOJE não (aí como eu tô bandido), hoje só queria recomendar o Zorra. Abraços até o próximo texto. É Vapt-e-Vupt.

Deixe uma Resposta

Neto Sambora
Nerd e Publicitário da cidade do sanduíche. Amo chocolate, hambúrguer, Coca-Cola zero (sim, sou estranho!) e tudo que o Mark Millar escrever. Não me julguem, mas conheci Star Wars com o Ameaça Fantasma e sou fã do Nicholas Cage!