Arquivos

BoardGames

De Vulgari Eloquentia | Dante e a Idade Média nos tabuleiros

Se você é fã de História e boardgames, está perdendo uma chance única se ainda não conheceu De Vulgari Eloquentia. O jogo está com campanha vigente no Catarse, e terá uma nova edição lançada no Brasil pela IHSV Jogos.

CONTEXTO HISTÓRICO

Na baixa idade média, mercadores Italianos começam a emitir contratos comerciais e percebem a necessidade de uma língua compreensível a todos. O entendimento de que arte e literatura não é para ser exclusividade de uma elite começa a tomar força. O Volgare, uma língua nascida de muitos dialetos das várias regiões Italianas principalmente falada pelo povo simples, começa a ganhar relevância. E, também, graças às obras de arte literárias, tais como A Divina Comédia de Dante Alighieri e o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis começa se difundir.

Os jogadores encontram-se no meio deste período, viajando pela Itália com a dupla intenção de adquirir riqueza e encontrar manuscritos raros. Uns irão criar uma reputação entre os nobres ou conquistar influência política. Alguns irão levar a vida de mercador, visando tornar-se banqueiro, outros o caminho da fé, para tornar-se um cardeal ou até o Papa! Ao fim, apenas um será lembrado por sua cultura e contribuição ao idioma Italiano, quem será?

MECÂNICA DO JOGO

O objetivo é adquirir a maior quantidade de pontos de vitória, chamados pontos de Volgare! Tais pontos são ganhos coletando vários manuscritos, melhorando seu status social, adquirindo riqueza, conseguindo o apoio de políticos, nobres, copistas e abadessas.

Uma partida de De Vulgari Eloquentia dura entre 13 a 16 turnos. Em cada turno do jogo ele é dividido em quatro etapas:

  • Eventos
  • Caridade
  • Ordem de jogo
  • Ações

O jogo termina entre o décimo-terceiro e décimo-sexto turno, com o falecimento do Papa. Pontos de volgare serão contabilizados e o vencedor determinado, quem será o jogador mais estimado por seu conhecimento e/ou status social?

COMPONENTES

Confira os componentes disponíveis no apoio básico da campanha, já em versão Deluxe:

O grande destaque dentre os componentes vai para as moedas de metal, produzidas com todo primor e dedicação necessários. O design das de cobre foram inspiradas pelas usadas por Alfonsino em Nápoles, cerca de 1442 em honra a Afonso d’Aragão, enquanto as de prata são baseadas nos Soldos de ouro, que foram cunhadas por Carlos de Anjou em 1278 durante seu reinado em Nápoles.

Finalmente, as douradas foram inspiradas em uma das mais utilizadas em seu tempo na Europa, o Florim de ouro, cunhadas por De Medici da Florença, foi usada durante 1252 até 1533.

SOBRE A CAMPANHA

O apoio ao boardgame está disponível através do Catarse até dia 05/11. Corre para garantir a sua cópia através do link.

Os valores variam de R$365 a R$575, acrescentando expansões e componentes ao jogo conforme maior ao valor. Não deixe de conhecer mais sobre essa iniciativa e garantir um jogo lindíssimo para sua coleção!

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!