Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cursed Films | Mitos x Verdades

Se você é fã de filmes de terror assim como eu, muito possivelmente já ouviu falar de fatos estranhos ocorridos durante a gravação de O Exorcista, A Profecia ou a trágica morte de Brandon Lee nas gravações de O Corvo, não é mesmo? Pois bem, mas o que de fato é real e o que não passa de um mito mal contado durante os anos? A série documental Cursed Films faz questão de abordar essas questões, demonstrando tudo com quem esteve presente nos fatos.

Cursed Films (Filmes Amaldiçoados, em português) foi produzida pelo serviço de streaming Shudder, uma divisão da AMC nos EUA, focado em horror, suspense e ficção sobrenatural. A série composta de 5 episódios de 30 minutos cada, aborda de forma direta e factível tudo o que virou manchete e polêmica nas gravações de O Exorcista, A Profecia, Poltergeist, O Corvo e o filme de Twilight Zone.

Até hoje se ouvem histórias de mortes bizarras na produção de O Exorcista, mas será que tudo isso teria relação mesmo com o mal que o filme combate através da exibição pioneira de um método de exorcismo na telona? Outro fato que correu gerações é que a atriz que interpretou a menina Regan, Linda Blair, carrega até hoje a possessão do demônio, e tudo em que ela está presente, está por si só mal comunado.

O que me chamou muito a atenção em Cursed Films, é a forma que abordam sem papas na língua, mostrando o que de fato aconteceu. Linda Blair por exemplo é entrevistada durante o comentário, e conta de forma traumática os reflexos que tem até hoje pela perseguição sofrida na época do filme, e o que desencadeou na sua rotina atual.

Se tem coisas que não são muito bem contadas e não passam de conto popular, há outras que é difícil não acreditar que teve intervenção sobrenatural. Um dos casos que mais me deixou boquiaberto aconteceu em A Profecia, quando tanto o ator Gregory Peck como um dos produtores do filme, tiveram os aviões atingidos por raios enquanto iam para a gravação do filme na Inglaterra. Quer mais? O avião que Gregory cancelou antes de partir caiu e matou todos os passageiros. É bizarro, mas o que o próprio diretor do filme, Richard Donner, disse durante o documentário não tem como negar

Uns dizem que O Exorcista foi amaldiçoado durante suas gravações. Creio que posso dizer que A Profecia foi abençoado pelo Diabo então.

Como nem tudo nessas histórias não passa de algo mal contado, ver as histórias acerca da morte de Brandon Lee e a tragédia envolvendo o helicóptero em Twilight Zone, mostra que não necessariamente fatos sobrenaturais causaram isso. Eu deixo aqui uma pergunta: seriam de fato maldições nas gravações, ou as catástrofes que seriam maldições na vida de quem as viveu?

Infelizmente, Cursed Films ainda não está disponível no Brasil, mas torço para que em breve essa preciosa obra possa vir para cá através da AMC nacional ou algum outro streaming, para desmistificar certas questões que até hoje rodeiam as discussões envolvendo filmes de terror.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment