Arquivos

Animes e MangasEspecial Halloween

Yamishibai: Japanese Ghost Stories (Crunchyroll ) | Resenha

O dia das bruxas chegou e não tem coisa mais clichê que assistir seriados de terror bem nessa época, né? Nós do Dinastia amamos esse tipo de clichê, e por isso, trouxemos uma indicação de um anime do estilo para curtir esse evento do ano!

Em Yamishibai, somos apresentados a uma coletânea de mitos e lendas japonesas populares de fantasmas, onde (de forma rápida, prática e independente) são contadas ao longo das suas sete temporadas.

Mas calma! Sei que ao dizer sete temporadas te assustei com a possível quantidade de episódios que o anime já tem. E logo de cara, irei falar do que mais me interessei e animei em toda essa produção: a duração de cada episódio.

São no total 91 episódios com no máximo cinco minutos cada um. Nesses cinco minutos é contando a abertura, história e encerramento. Me encantou de como foi feito uma boa distribuição dos poucos minutos para contar uma história rápida e completa ao seu máximo.

Inclusive, muitas histórias são contadas com um grande fundo reflexivo. Sabe aquelas histórias que nos fazem pensar, nos forçando a ter aquela interpretação individual? Muitos episódios são assim. E por isso, acabam nos entregando histórias únicas e com mensagens diversas, pois cada um terá sua interpretação.

Tudo bem! Mas Yamishibai é de terror mesmo?

Admito que algumas histórias me deixaram bem arrepiada como outros episódios que não entendi a real necessidade (para não falar que foi tosco). Mas como são várias histórias com situações diversas, há de se entender que nem todas agradariam da mesma forma. E, se analisarmos em sua maioria, o terror existe e prevalece.

O mais bacana é que é uma animação diferente do que estamos acostumados em animes. É uma produção baseada em kamishibai, que é a forma mais tradicional de contar histórias com lições de moral no Japão. Um monge utiliza rolos de papel com pinturas para transmitir as histórias. Era muito comum no século 12 nos templos budistas. Por isso, a arte do anime é parecida com desenhos em papel. Muito linda por sinal. 🙂

E por último mas não menos importante, é a trilha sonora, que por sinal, achei maravilhosa! Principalmente alguns encerramentos das primeiras temporadas que foram de uma ótima qualidade. E claro, sem contar que a OST tem um papel muito importante em produções, principalmente de estilos de terror. Nesse quesito, não deixaram nenhum pouco a desejar.

Para muitos, Yamishibai acaba sendo uma das melhores coletâneas de história de horror, e a forma prática e rápida que é contada facilita muito para os telespectadores com pouco tempo, mas que mesmo assim, querem curtir uma boa obra.

E aí? Ficou curioso para conhecer essa tremenda obra? Todos os episódios de Yamishibai estão disponíveis no Crunchyroll . Depois me conta o que achou!

Deixe uma Resposta

Ynhaam Mazloum
Fisioterapeuta dermatofuncional. Atende por Ynha e é uma otaku fedida nas horas vagas. Tenho. mania. de. pontuação. E, de, vírgula, também! Apaixonada pela cultura asiática, música ao vivo e uma boa batatinha.