Nessa terça feira (03/04), nós tivemos a oportunidade de participar de uma sessão especial de pré estréia do filme Um Lugar Silencioso, a convite do Jovem Nerd e da Paramount. E eu consigo adiantar uma coisa pra vocês, Um Lugar Silencioso é um dos filmes mais imersivos que assisti nos últimos tempos.
O filme é protagonizado por Emily Blunt e seu marido John Krasinski, e dirigido pelo próprio Krasinski. Conta a história de uma família que vive num mundo pós apocalíptico onde criaturas se guiam pelo som das coisas. O segredo da sobrevivência é se manter em silencio total o tempo inteiro. Qualquer barulho pode atrair as ferozes criaturas, e as chances de sobrevivência são minimas. Além do casal, ainda temos 3 crianças, que precisam se adaptar para viver nesse novo mundo vazio e silencioso, evitando colocar toda a família em perigo.
Não posso falar muito da história sem dar spoilers, então vamos focar diretamente nos aspectos técnicos. A direção de Krasinski é muito boa, principalmente pelos planos-sequência de tensão que são construídos entre as cenas (tem uma cena de um prego que você já sabe o que vai acontecer, e vai ficando cada vez mais tenso até a sua conclusão). As atuações são maravilhosas, todos sabemos o quanto Emily Blunt é talentosa, e Krasinski também. A grande surpresa fica por conta das atuações dos atores mirins Millicent Simmonds, que é surda na vida real, e entrega sua personagem brilhantemente, e Noah Jupe, que faz seu assustado irmão que precisa criar coragem para fazer as coisas certas.
O ponto mais alto do filme é sua parte sonora. Marco Beltrami faz o encaixe perfeito entre o silencio predominante do ambiente, e as cenas de tensão e sustos. O silencio é tão importante para a narrativa do filme, que as pessoas comendo pipoca na sala de cinema estavam me incomodando em certos momentos.
Um Lugar Silencioso é uma excelente experiência cinematográfica para quem gosta de um bom filme de terror e suspense. Algumas decisões de roteiro são clichês do gênero, e não há muita explicação para alguns pontos da trama, porém é um filme imersivo, por seu aspecto sonoro e visual, e dramático pela excelente atuação do elenco.