Arquivos

Eventos e Locais

Check-in: O que levar em uma mala de viagem?

Se você veio até este post é porque provavelmente já tem uma viagem marcada (YEY! \o/) ou está procurando informações de mala para um dia viajar… Ou então é apenas um curioso sobre o assunto, certo? Seja qual for seu motivo, vou te dar umas dicas sobre como arrumar e o que levar na mala!

Caso você esteja indo de carro, a única restrição é o tamanho do porta-malas… e aí meu amigo, o céu é o limite! Pode levar o que quiser! Mas caso esteja indo de avião, há alguns limitantes de produtos permitidos ou não pela Infraero, sendo em voos nacionais ou internacionais.

Para voos nacionais, cada empresa aérea tem suas regras, mas no geral você pode despachar máximo 23 kg (franquia de bagagem – e você pode levar mais de 1 volume, porém a somatória de peso não poderá ser maior que 23 kg) e levar 1 mala de mão de no máximo 10 kg (se atente ao tamanho da bagagem de mão, pois ela deverá caber no compartimento superior do bagageiro do avião ou ir embaixo do assento que estará na sua frente, ou seja, ela não poderá ser grande).

Para voos internacionais, novamente, cada empresa aérea tem suas regras dependendo do seu país de destino, mas no geral você pode despachar 2 bagagens de no máximo 32 kg (franquia de bagagem) e levar 1 mala de mão de no máximo 10 kg (se atente ao tamanho da bagagem de mão como nos voos nacionais).

Preste atenção para não exceder os limites de peso, pois isso o fará pagar taxas. E se programe se for fazer voos domésticos dentro de países. Por exemplo: Você pode ir daqui para a Europa com 2 malas de 32 kg, mas se for pegar voos por lá, a quantidade permitida é sempre menor, e se for de empresas low cost (empresas de baixo custo) é menor ainda, sendo uma média de 10 kg. Então sempre leve em consideração toda sua viagem para decidir o que levar na mala.

Agora que já sabemos as regras de bagagem, vamos para a organização delas? SIM!

A primeira coisa a fazer quando se pensa em começar a arrumar uma mala é o que? Isso aí… a famosa LISTA voltou! Pegue seu caderninho (ou bloco de notas no celular) e anote tudo o que vier na sua cabeça ao longo dos dias, sem filtros! Pode até anotar que quer levar seus 5 gatos, e todas as maquiagens que existem, pois isso é uma lista inicial e que depois você vai pensar precisamente em tudo que precisa. E por que eu digo para ir anotando tudo? Pois as vezes você está na fila do mercado e pensa “não posso esquecer de levar X coisa”, e olha… você vai esquecer se não anotar, trust me!

Vamos editando essa lista agora de acordo com a primeira coisa a se levar em consideração: quantos dias e qual o clima (época) do local de destino. Mesmo que você saiba a estação que o destino está, pesquise precisamente cada cidade que você visitará, pois mesmo no verão pode fazer frio a noite em alguns lugares.

Com o roteiro decidido (claro que você já leu meu texto ensinando a fazer roteiro né? Se não leu, clica aqui!) é mais fácil decidir quais roupas levar. Se for fazer apenas passeios durante o dia, esqueça as roupas e sapatos chiques e aposte em 1 calçado confortável (nada de estrear sapato em viagem hein! Ele não estará laceado e poderá te machucar, e um pé doendo arruína qualquer viagem!) e 1 extra para emergência (embale-os em uma sacola para proteger as roupas), e peças de roupas neutras, que sejam de fácil combinação. Uma única peça de baixo (calça, short e saia) deverá combinar com no mínimo 3 partes de cima (blusinhas e casacos) que você levará para cada dia. Esqueça as roupas que são difíceis de combinar pois você não vai querer perder se precioso tempo decidindo o que vestir né? E aposte nos acessórios (óculos de sol, echarpes e etc.), pois são fáceis de levar e não ocupam tanto espaço na mala, e cada troca delas dará um toque especial ao seu look e não parecerá repetitivo.

Com as roupas decididas, faça uma nécessaire com produtos de higiene pessoal que você utiliza no dia-a-dia, pois pode acontecer de no hotel não oferecer algo que você necessita. Faça também uma embalagem com os remédios de costume e até os nem tão usados, mas que possa vir a precisar, pois em outros países é extremamente difícil conseguir comprar. E se quiser, uma embalagem pequena para maquiagens, apenas com itens de rotina.

Na hora de montar a mala, coloque na parte de baixo o que pode amassar, como jeans e casacos de frio. Já por último, camisetas e peças mais delicadas.

Para viagens em que você precisa de roupas volumosas, como casacos pra neve, use e abuse do saco a vácuo. Além de economizar espaço, pode voltar com roupas sujas nos sacos, dando espaço para as compras.

Na bagagem de mão, a dica é levar sempre um carregador de celular, fone de ouvido, adaptador universal de tomada (importantíssimo), alguns remédios de urgência, 1 muda de roupa extra (em caso da sua mala ser extraviada… esperamos que nunca te aconteça, mas já aconteceu comigo e foi horrível!) comidinhas, uma caneta (você vai precisar preencher formulários quando ingressar em países diferentes), algum livro/revista, eletrônicos e objetos de valores… Nunca coloque dinheiro e joias na mala que irá despachar!

Não se esqueça dos documentos pessoais, como RG (se for nacional ou dentro dos países com acordo no Mercosul), passaporte e CNH (caso vá dirigir). Alguns países exigem permissões para entrada, os famosos vistos, que devem ser providenciados com antecedência. Os documentos SEMPRE devem estar na sua mala de mão.

Lembrando que é proibido objetos cortantes na bagagem de mão, assim como líquidos em frascos acima de 100ml e aerossol. Caso você queira levar algo com menos de 100ml, o coloque vedado por um plástico transparente, para não ser parado na fiscalização e se tornar aquele individuo inconveniente que atrasa o voo dos amiguinhos, né?

Ah! Não se esqueça de não partir com a mala totalmente cheia, pois caso queira fazer compras, vai te faltar espaço para trazê-las! Já pense antes de ir na bagagem extra que você trará no fim!

Tudo pronto? Então boa viagem!

2 Comentários

  1. Oi Luciana!!! Que fantástico suas dicas, clareou muito minhas dúvidas… você poderia falar mais sobre o que levar na mala para cada tipo de estação como no frio (neve), calor (Europa).
    Obrigada beijos.

    1. Olá Jéssica! Que bom que gostou das dicas!
      O clima atualmente anda tão maluco que temos que estar prontos para tudo, em todas as ocasiões! Tudo vai depender também de quantos dias será sua viagem, mas em geral, o ideal para um clima frio como o Inverno, seriam: 3 calças confortáveis (para que vc possa revezar – e não esqueça da calça térmica para colocar embaixo!); 1 (ou 2, dependendo de quanto tempo) casaco bem quente e impermeável, se possível aqueles que vc pode montar camadas e desfazer durante o dia, caso tenha calor; 2 casacos mais leves (podendo inclusiva usar embaixo do casaco mais pesado); 3 blusas para usar como primeira camada; touca, luva, cachecol e vários acessórios, para mesclar as combinações! O básico seria isso, lembrando sempre de levar roupas térmicas e também roupas com cor básica, para tudo combinar entre si! E na questão de calçados, como eu disse no texto, levar 1 ou 2 no máximo! E que vc já tenha usado e goste!
      Se for em estações como Primavera e Outono, pode adicionar uma bermuda e uma calça que não seja comprida, para os dias mais quentes! E sobre casacos, pode deixar apenas 1 impermeável (nunca sabemos quando a chuva vem!) e 2 casacos mais finos, para sobrepor com as blusas!
      Para o Verão, pode abusar das bermudas, shortinhos, regatas e acessórios!
      A quantidade de 2 ou 3 é ideal, pois assim vc consegue deixar um intervalo entre as repetições de roupa, e com isso pode lavar as peças que já usou e continuar usando posteriormente!
      Como eu faço viagens de longos períodos, estou acostumada a lavar as roupas como blusas e roupas íntimas nos hotéis, e com isso, levar menos quantidade de roupas!
      Espero ter ajudado!
      Um beijo!

Deixe uma Resposta

Luciana Tozzi Takeshita
Arquiteta por formação e viajante por opção. Sempre dando umas voltinhas por aí e apaixonada por viagens, música, cultura pop (séries e filmes), história, gatos e Batman.