Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Carole & Tuesday (Netflix) | A verdadeira essência da música

No ano passado lidamos com estreias e adaptações maravilhosas de animes, e quando soubemos que uma delas seria de Carole e Tuesday, os fãs do estilo geraram um barulho positivo e entusiasmado de como seria feito. Após a liberação do seu primeiro trailer, ficamos mais ansiosos por conta da grande qualidade que ele demonstrara.

A história

Muitos anos se passaram desde que a humanidade começou a migrar para novas fronteiras além da Terra. Em Marte, é onde se passa a história das duas meninas em uma época que a maior parte da cultura é produzida por inteligência artificial, e as pessoas são consumidoras extremas dessa tecnologia.

Carole, uma garota que luta diariamente para sobreviver na metrópole de Alba City, trabalha meio período enquanto tenta se tornar música. Ela sempre sentiu que faltava algo em sua vida, e sempre buscava entender o que era.

Tuesday, nascida de uma família rica na cidade de Hurshey, também sonha em se tornar música, mas ninguém ao seu redor apoia sua decisão. Sente-se a pessoa mais solitária do mundo e precisa a todo custo tomar uma decisão para o rumo de sua vida.

Um encontro casual as une e elas percebem que tem mais em comum do que parece. Querem cantar e criar músicas. Juntas elas sentem que podem ter uma chance, e percebemos com o passar da história o quanto amadurecem.

Marte inteira conhecerá o sucesso

Nos primeiros episódios somos apresentadas as duas protagonistas e conhecemos as suas histórias, medos e sonhos. Uma sofre com a vida complicada de se tornar reconhecida enquanto outra sente que não tem autoridade alguma na própria vida. Após um encontro repentino, elas sentem que são preenchidas pelo mesmo sonho, e decidem, com todo carinho, fazer músicas incomuns e com estilo ultrapassado pela época. As músicas eram criadas e remexidas pela tecnologia avançada, um tipo de auto-tune mais avançado, e a dupla ganha destaque pela simplicidade em não utilizar esse método comum.

Se eu pudesse definir esse anime em uma palavra seria tranquilidade. Apesar da história ter momentos de altos e baixos, principalmente no quesito de superação e auto conhecimento, em nenhum momento eu senti aquela ansiedade por parte do que estava sendo mostrado ali. Não tinha curiosidade ou pressa pelo o que estava por vir. Você até se envolve com a história, mas como não há vilões, apenas alguns personagens ruins, o enredo fica um pouco parado. Não que isso seja algum defeito, afinal, considero um ótimo anime para assistir descompromissado. Sabe aquela tarde tranquila em que você só deseja assistir algo calmo para não se agitar muito? É essa apegada.

Sim, eu sei que apesar disso ele aborda alguns assuntos mais sérios. Há citação sobre abusos, excesso de álcool e até mesmo vingança. Mas tudo isso é passado de uma forma tão leve, apenas para dar um pouco mais de impacto na trama, e mostrar que para muitas circunstâncias, amadurecer e crescer num ramo artístico é passar por uma dessas situações.

Músicas em inglês

A qualidade das músicas como um todo foi incrível. Em relação ao ritmo, até mesmo a dublagem esplêndida e o grande impacto que as letras passam. Mas, sendo um pouco chata, fiquei triste que todas as músicas eram em inglês. Senti saudade de músicas japonesas mesmo, sabe? Mas também não fui atrás para descobrir qual o motivo.

Adorei também que todos os episódios têm o nome de alguma música conhecida, e que por sinal, todas são boas.

Por fim

Por fim, mas não mais importante, é o estilo da animação. Eu gostei dos traços, mas admito que o estúdio pecou em algumas cenas que não ficaram tão bem feitas.

O que aprendemos com toda a história de Carole & Tuesday é a vontade da superação. Sabe aquele seu sonho que muitos dizem ser impossível? É não ter medo e superar os obstáculos que uma vida adulta e com compromissos pode apresentar.

Direção: Shinichirō Watanabe
Produção: Masahiko Minami
Estúdio: Bones
24 episódios com início de exibição 10 de abril de 2019

E você? Já assistiu e tem uma opinião diferente? Conta pra gente! 🙂

Show CommentsClose Comments

Leave a comment