Arquivos

Games

Blazing Chrome – Muito mais que um clone de Contra | Review + Vídeo

Se perguntar pra muita gente como elas resumiriam Blazing Chrome, 9 entre 10 responderiam: “É um sucessor espiritual de Contra!”. Bem, essa pode até ser uma resposta simples para uma pergunta complexa, mas Blazing Chrome é muito mais do que um clone de Contra, ou sucessor.

Versão em vídeo

Desenvolvido pelos brasileiros da Joymasher, já conhecidos no mercado por Odallus e Oniken, jogos que também carregam essa temática retrô e são inspirados em gêneros famosos dos 8 e 16 bits. Blazing Chrome era o jogo mais esperado do ano para muita gente, foi elogiado e lembrado por Phill Spencer durante a E3, e é incrível ver meus colegas e conhecidos falando sobre um jogo nacional com tanto entusiasmo.

Enredo

Bem, estamos falando sobre um clássico que poderia ser lançado tranquilamente nos anos 80/90, então a trama é só uma grande desculpa para atirar em máquinas e insectoids alienígenas.

O mundo foi tomado pelas máquinas, quase exterminando os humanos da face da terra. Um pequeno grupo de rebeldes resolve contra atacar, e livrar a humanidade do apocalipse das máquinas.

Gráficos

Sempre mantendo suas inspirações nos consoles de 16bits, Blazing Chrome trás gráficos em Pixel Art com uma crocância saborosa de se apreciar, me lembrando a qualidade de alguns jogos 2D que vimos no saudoso Sega Saturn.

Um toque especial é a possibilidade de utilizar filtros de imagem, sendo 2 deles simulando um monitor CRT, incluindo as famigeradas Scanlines, e deixando até a tela arredondada pra lembrar os velhos tempos das TVs de tubo.

Som

Se os efeitos sonoros de Blazing Chrome foram idealizados para serem semelhantes aos que vimos em clássicos Run and Gun, a trilha sonora é uma das melhores synth que ouvi nos últimos tempos. Não contentes em entregar músicas empolgantes e com a vibe cyberpunk dos anos 80, a música de créditos é maravilhosa.

Gameplay

Aqui, é onde Blazing Chrome brilha com louvor. A primeira vista a semelhança com Contra é obvia, principalmente se compararmos com Hard Corps. Entretanto, é nas diferenças que o o jogo consegue se sobressair em meio à essa simples comparação.

Temos 4 opções de tiro, que adquirimos conforme avançamos nas fases e quebramos caixas e capsulas de ajuda enviadas por nossos companheiros rebeldes. Podemos ter as 4 armas no inventário, podendo trocar a qualquer momento, porém, se morrermos perdemos a arma que estava equipada no momento da morte.

Blazing Chrome jogabilidade

Além das opções de armas, temos 3 opções de robôs assistentes que nos dão vantagens específicas. A minha favorita, e que me lembra bastante Strider, são os robõs protetores que evitam o dano. Temos também um robô que dá um aumento na sua agilidade e outro que te acompanha e atira com você.

É interessante ver como o jogo pega inspirações de vários outros jogos do mesmo estilo e faz uma mistura coesa e bem trabalhada, sem parecer um Frankenstein. Jogos como Strider, Metal Slug, Megaman X, Gunstar Heroes, Super Turrican, e claro, Contra Hard Corps, são amplamente homenageados sem serem utilizados para criar uma cópia barata.

Desafiador na medida certa

As 6 missões podem parecer curtas, mas a quantidade de mortes é alta se você não é experiente no gênero, e vai te fazer levar umas boas horas para completar todas as missões. Eu mesmo não tive grandes dificuldades de chegar ao chefe final em poucas horas, mas o tempo que eu levei para matar o desgraçado praticamente dobrou o meu gameplay.

Se você não gosta de jogos muito difíceis, ou é a primeira vez que vai jogar algo desse estilo, pode ficar tranquilo, o jogo tem uma dificuldade fácil para que você possa aproveitar sem comprometer sua experiência com a alta dificuldade.

Blazing Chrome é…

Blazing Chrome é uma bela homenagem aos títulos Run and Gun, e traz um brilho especial que os brasileiros da Joymasher sabem fazer e já mostraram nos seus jogos anteriores. Durante a jogatina presenciei alguns slowdowns no Xbox One, mas foi apenas durante a batalha contra um inimigo específico. O game tá incluso no catálogo do Xbox Game Pass no PC e no Xbox, então se você for assinante já pode aproveitar. Além disso, o game está disponível para PC pela GOG, pela Steam, e pela Humble Store, no PS4 e no Nintendo Switch.

Avaliação

Gráficos10
Som10
Jogabilidade10
Desempenho8
9.5

Resumo

O mundo está sob o domínio das máquinas, colocando os poucos humanos vivos à beira do extermínio total. Traga o seu melhor amigo e chute algumas pontas de metal para libertar a humanidade enquanto desfruta de uma clássica run'n'gun, totalmente carregada de ação e lutas emocionantes. Entre Contra e Metal Slug, Blazing Chrome é feito por e para os fãs de arcade e ação.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.