Este livro é bem diferente dos que eu costumo solicitar na Faro. Em A Mulher com Olhos de Fogo, somos levados pela história de Firdaus quase como em documentário biográfico.
No livro somos apresentadas a duas personagens, Nawal, autora do livro, psiquiatra e editora-chefe da revista Health, e Firdaus, que acaba se tornando seu “objeto de estudo”.
Em 1973, Firdaus é condenada a morte após assassinar seu cafetão. Nawal inicia sua pesquisa por “mulheres que apresentam quadro de neurose” em hospitais e clínicas. Porém tudo muda quando resolve incluir prisões em seu roteiro e, assim, conhece nossa protagonista.
Neste momento a narrativa do livro é entregue inteiramente a Firdaus, que conta todo sua história desde a infância até seu último dia (isso não é um spoiler, a autora nos passa a informação na introdução).
Firdaus nasceu de família pobre, assistia ao pai agredir sua mãe, passava frio e fome para garantir que isto não faltaria para ele (a típica relação patriarcal e machista presente no oriente médio). Além disto a garota também era abusada pelo tio (apesar dela não entender a situação como abuso).
Após a morte dos seus pais e em busca de um futuro melhor, Firdaus se muda para casa do tio em Cairo e começa a estudar. É nesse momento que comecei a questionar o livro pela primeira vez. A garota se vê apaixonada pelo tio e tenta estabelecer um relacionamento com este, porém ele se casa com outra mulher e elas passam a se estranhar dentro de casa. Firdaus então é enviada a um colégio interno para terminar seus estudos.
Quando retorna (com seu diploma do ensino médio) a garota é obrigada a se casar com um homem (muito nojento) que tem idade sufiente para ser seu avô. Não aguentando a situação Firdaus foge da casa e se abriga com um gentil homem que lhe oferece um teto. Logo, ela percebe que ele não era tão boa pessoa assim.
Fugindo mais uma vez, Firdaus cruza o caminho de Sharifa, que ensina a garota a valorizar seu corpo (ou vendê-lo melhor já que ela é uma cafetina) e a trabalhar sem misturar com seus sentimentos. Em uma noite de trabalho, um de seus clientes lhe revela a verdade… Sharifa estava lhe enganando e roubando seu dinheiro. Firdaus foge mais uma vez.
Firdaus passa a se prostituir por conta própria, e assim junta uma boa quantia em dinheiro, porém, a jovem acha que lhe falta honra. É então que decide usar seu diploma e buscar um emprego em um escritório. Logo ela percebe que a tal honra não lhe dava respeito ou valor, depois de uma desilusão amora, ela percebe o que realmente queria e volta a ser uma prostituta de sucesso.
A fama teve suas consequências, e trouxe para sua vida Marzouk, um cafetão que lhe aborda e ameaça, não deixando outra escolha que não seja aceitá-lo em sua vida. Em resumo, a situação de abuso toma rumos insustentáveis e para ser livre e sobreviver, Firdaus o mata.
Ao longo do livro questionei muitas vezes sobre como a personagem tinha tanta dificuldade em enxergar as coisas como elas realmente são, acredito que muito disso seja devido a sua criação e crenças da sociais em que vive. Porém, ao mesmo tempo, é interessante ver a libertação desta quando ela compreende o que está acontecendo e busca se distanciar ou melhorar a situação.
Firdaus é uma guerreira que vê no mundo tudo o que há de bom e, apesar da vida difícil, encontra forças para tomar as rédeas da situação e fazer o seu melhor. Infelizmente, ela paga um preço caro por isto, mas sem nunca abaixar a cabeça.
Apesar de parecer que já te contei tudo, acredite ainda tem muito para ser lido nesse livro, que fala sobre a história de uma mulher que só desejava ser livre e tomar as próprias decisões. O grito feminista de uma mulher que podia salvar a si mesma.
O encadernado é mais um trabalho lindissímo da Faro (que sempre consegue me surpreender). A capa possui relevo localizado brilhante, mas a surpresa e destaque ficam para a sua parte interna, um belo padrão em tom de azul e dourado que parecem saltar aos olhos. A impressão, como sempre, está excelente, com cores vivas na capa e qualidade em seu miolo.
Gostou da resenha? Pretende ler o livro? Conta pra gente nos comentários!
Você pode adquirir sua cópia, com desconto, neste link.