Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

8 motivos para ler “A Noiva Fantasma” depois de ter assistido a série

Que livros têm sido adaptados para as telonas e telinhas, todo mundo já sabe. E todo mundo também sabe que é bem difícil encontrar adaptações fiéis as histórias originais. Com A Noiva Fantasma não foi diferente.

Lá em 2018 eu li o livro da Yangsze Choo e fiquei encantada com a história, o livro entrou no meu top 20 da vida! Obviamente, quando a Netflix anunciou em 2019 uma adaptação baseada no livro eu fiquei super empolgada!

Chegamos a 2020 e em janeiro a série foi lançada.

Farei várias críticas a seguir, mas primeiro preciso parabenizar a escolha do casting, fui surpreendida positivamente pelo uso de atores Taiwaneses. O figurino também merece destaque positivo. E é só isso, que venham as reclamações…

  1. Primeira coisa que me incomodou MUITO foi a trilha sonora, quando eu prestava atenção nas músicas não me sentia levada aos anos 1800, me sentia como se estivesse em uma festa que fui semana passada.
  2. Durante a leitura do livro, a história tinha um tom bem mais sombrio, já na série a comédia está sempre presente e ao longo dos episódios só rolou um susto que vale a pena ser mencionado.
  3. Os personagens presentes na série são os mesmos do livro, porém nem todos os personagens do livro estão na série. É o caso do espírito Fan, ela ajuda Li Lan logo quando a moça chega a Planície dos Mortos e também é importante em outros momentos. Muitos personagens ficaram de fora..
  4. No livro a Li Lin acaba no mundo dos espíritos depois de exagerar na dose de calmante e isso acontece no início da história, já na série ela só vai para a planície dos mortos (chamada de inferno na série) após sofrer um ataque na rua.
  5. A mediunidade do cozinheiro Wong só fica mais evidente lá para o meio do livro e sua sensibilidade é utilizada na trama para ajudar Li Lan, na série fica bem claro desde o começo que ele tem um dom e esse dom é negligenciado de certa forma, acaba se tornando mais um motivo para afastar o personagem da trama do que para realmente ajudar Li Lan.
  6. No livro existe uma sequência em que a Li Lan precisa percorrer a Planície dos Mortos, ela conta com ajuda de outros espíritos, usa portais e é perseguida. Já na série essa parte ficou completamente de fora.
  7. Acho que Er Long é o personagem que mais destoa entre livro e adaptação, no livro ele é sério e misterioso, na série está sempre fazendo gracinhas e sua real identidade não é mistério para ninguém. A forma como Li Lan o conhece também é diferente: no mundo dos vivos na série, no mundo dos mortos no livro.
  8. Por fim (literalmente no fim) a pior parte da adaptação se deu pela troca do assassino de Lim Tian Ching.

A série contou apenas com seis episódios, mas pensando em tudo que ficou de fora poderiam ter feito tranquilamente pelo menos duas temporadas.

Se você não leu o livro, provavelmente vai gostar bastante da série. E caso já tenha assistido a adaptação, espero ter te deixado curioso (a) o suficiente para que dê uma chance para o livro.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment