Westworld | O que sabemos até agora e o que esperar da 2ª temporada?

1
257
views

Que a série Westworld foi criada para ser uma substituta do famoso horário das 22h da HBO aos domingos, quando todo mundo está esperando Game Of Thrones, vocês já sabem né? Mas será que ela nos fará de fato esquecer que este ano não teremos GoT?! Eu sou suspeita para responder, pois apesar de acompanhar GoT desde a sua estreia, eu me apaixonei por Westworld logo de cara, e estou muito ansiosa para a estreia da segunda temporada, que será neste domingo dia 22 de Abril! Enquanto isso, vamos relembrar o que sabemos até aqui sobre ela?

Para começar, vale lembrar que a série é baseada em um filme de 1973, escrito e dirigido por Michael Crichton (autor de Jurassic Park), chamado como? Isso mesmo… Westworld! O filme conta a história de 2 amigos que foram para o parque de diversões, que se divide em 3 ambientes – Velho Oeste, Roma Antiga e Idade Média, e então os robôs começam a se rebelar, que é a premissa da série.

Bom, mas voltando ao ponto em que paramos no final da primeira temporada, temos a confirmação de algumas teorias que foram divulgadas na internet na época em que a série estava no ar, e confesso que isso não fez com que ela perdesse méritos não! Na verdade, isso me fez perceber que as pessoas hoje em dia assistem filmes/séries já esperando pelo plot twist, já tentando decifrar os mistérios (um legado de Lost, acredito eu, até porque temos J.J. Abrams como um dos produtores) antes de todo mundo, o que definitivamente não é meu caso, pois eu sou sempre a última pessoa a perceber as coisas, então me surpreendo sempre! E realmente acredito que não é culpa da série que isso acontece, pois parece mesmo que essa é a nova forma que hoje em dia os telespectadores consomem a cultura, mas voltando… a teoria de que o Homem de Preto (Ed – te amo – Harris) e William (Jimmi Simpson) eram a mesma pessoa se concretizou, e pudemos finalmente entender (ou não – parte 1) a louca linha do tempo, e que na verdade assistíamos o passado e o presente ao mesmo tempo! Os logotipos do parque, a faca que ambos usam durante as cenas é a mesma e a “estranha” conexão com a Dolores (Evan Rachel Wood), entre outras coisas, fizeram as pessoas começarem a suspeitas disso, porém a forma que foi confirmado e o choque que Dolores teve ao saber que o mesmo homem que ela foi apaixonada no passado é o homem que a tortura no presente, valeu a espera!

Uma questão que ficou em aberto é se o Homem de Preto comprou o parque mesmo, já que a todo momento falam que ele tem privilégios sobre o mesmo e que ele está lá há 35 anos. Em uma conversa com Logan (Ben Barnes), fica claro que o parque passou por uma situação financeira muito difícil depois do suicídio de Arnold (porém quem o matou foi Dolores – ou não – parte 2) e mostra o grande interesse que ele tem em comprar o parque (lembrando que William é vice-presidente executivo da empresa de Logan), ou seja, se realmente o comprarem, explica o fato de William ter ficado preso (já que lá é uma terra sem lei, por que sair desse paraíso, não é mesmo?) até hoje e nesse tempo tenha se transformado no Homem de Preto, e isso pode ter começando quando ele começou a aventura com Dolores. Será?

Falando em Dolores, foi confirmado que estávamos assistindo a vida dela em diferentes épocas, até mesmo pela roupa que ela estava usando, dava para notar isso. Podemos concluir que ela está fazendo aquela viagem de auto-conhecimento novamente, que ela fez com o William 30 anos atrás. Será que 30 anos atrás aconteceu algo que despertou novamente a liberdade? Será que o seu ciclo com Teddy (James Marsden) estava concluído? E será que o famoso vilão Wyatt existe mesmo ou ele é uma metáfora para Dolores? Pois há momentos que eles dizem que o vilão virá para fazer um grande massacre, que é o que vemos Dolores fazendo no final da temporada. Será, será, será??

Vale lambrar que uma das maiores revelações (pra mim foi a maior!!) da série foi que Bernard (Jeffrey Wright) era na verdade um anfitrião, ou seja, um robô! Bernard foi criado por Dr. Ford à imagem de Arnold Weber, o cofundador do parque, para que eles seguissem dirigindo o parque juntos, depois da morte de Arnold. Mas olha… será que Arnold está mesmo morto? E quando Ford criou o Bernard? Sabemos que foi a Dolores que o matou, mas foi a mando de Ford? São muitas questões em aberto ainda!

A teoria de Bernard anfitrião começa a se desvendar em uma cena onde, com um roteiro magnífico e sutil, se deixa escapar que Bernard é incapaz de detectar uma porta na casa secreta onde Ford se refugia. E você se lembra que anfitriões foram idealizados para não verem o que possa os ferir, certo? Pois bem… esse “WHAT DOOR?” foi um sinal de que ele havia sido programado para ignorá-la. A revelação de fato chega no final do sétimo episódio, quando Bernard e seu colega (e ex-amante) Theresa (Sidse Babett Knudsen) vasculham a casa secreta de Ford, aquela que ele construiu e abrigou seus próprios anfitriões que não estão participando ativamente no centro do parque. Quando eles descobrem a sala secreta de projetos do Ford, encontram uma série de diagramas de anfitriões e é possível ver claramente o diagrama de Dolores, a mais antiga obra do Ford, e foi aí então, neste momento tão tenso que Theresa encontra o diagrama de Bernard… e nós descobrimos juntos com os personagens que ele é um robô! QUE MOMENTO! É sabido ele tem muitas lembranças da família e motivações pessoais, incluindo a tristeza pela perda de seu filho Charlie, mas isso na verdade foram emoções programas para ele sentir, e que podem até serem parte da história de vida real do Arnold… e para deixar as situação mais complicada ainda, Ford ordena que Bernard assassine Theresa, que é uma das maiores rivais dele e obedecendo ao mestre, Bernard comete o primeiro assassinato de um anfitrião em um humano.

Temos também a morte (ou não – parte 3) do Dr. Ford (Anthony Hopkins) pelas mãos da raivosa Dolores, e meus amigos… Que cena hein? Ford morrendo e sorrindo ao perceber que os anfitriões estavam se rebelando foi um momento tão incrível de terminar a temporada que fiquei após essa cena fiquei lá refletindo se era mesmo ele, ou um robô, ou qualquer outra artimanha de Ford! Chega logo domingo!

E sobre a nova narrativa que Ford tanto falava? Ele a apresenta no discurso final e concluímos que na verdade aquele famoso labirinto que sempre comentavam sobre, não é fisicamente um labirinto, e sim um plano criado por Arnold para testar o despertas dos anfitriões contra os humanos. E que Ford sabia e estava ansioso para que acontecesse! Na verdade, percebemos que ele estava por trás de TODOS os acontecimentos do parque, inclusive o despertar da consciência de Maeve (Thandie Newton). Nos parece que os planos de Ford este tempo todo era tentar consertas os erros de Arnold quando ele quis dar autoconsciência para os anfitriões 35 anos atrás. Creio que Ford estava facilitando a fuga da Maeve para tentar encontrar a filha… aliás, será que a filha está em outro parque? Ou melhor… será que existem mesmo outros parques?! Sim, né?! No episódio final pudemos ver vários robôs que seriam de um parque com temática oriental… mas onde eles estão!? Vamos lembrar que uma vez Charlotte (Tessa Thompson) disse que os parques são apenas experimentos para uma causa maior que a Delos participa… qual seria a causa?!

Os produtores executivos Jonathan Nolan e Lisa Toy confirmaram à Entertainment Weekly que haverá episódios com mais de 60 minutos na segunda temporada, inclusive o primeiro episodio teria 70 minutos, o quarto também seria maior e que o ultimo será épico! Estamos ansiosos? Sim!

Para piorar nossa ansiedade a  HBO divulgou na semana passada os títulos e descrições dos próximos cinco episódios de Westworld e enigmáticos, como sempre! Dá só uma olhada:

  • Episódio 11 (2ª temporada, episódio 1): “Journey into Night”
    “O show de marionetes acabou, e nós estamos indo atrás de você e todos da sua espécie. Bem-vindo de volta a Westworld” – Escrito por Lisa Joy e Roberto Patino; dirigido por Richard J. Lewis.
  • Episódio 12 (2ª temporada, episódio 2): “Reunion”
    “Por que não começamos do começo?” – Escrito por Carly Wray e Jonathan Nolan; dirigido por Vincenzo Natali.
  • Episódio 13 (2ª temporada, episódio 3): “Virtù e Fortuna”
    “Há beleza em quem somos. Não deveríamos também tentar sobreviver?” – Escrito por Roberto Patino e Ron Fitzgerald; dirigido por Richard J. Lewis.
  • Episódio 14 (2ª temporada, episódio 4): “The Riddle of the Sphinx”
    “Isso é agora? Se você está olhando pra frente, você está olhando pra direção errada” – Escrito por Gina Atwater e Jonathan Nolan; dirigido por Lisa Joy.
  • Episódio 15 (2ª temporada, episódio 5): “Akane No Mai”
    “Bem-vindo ao Mundo de Shogun” – Escrito por Dan Dietz; dirigido por Craig Zobel.

Repararam no título do 5º episódio? Teremos o início desse parque finalmente!? Os produtores falaram em uma recente entrevista que iriam explorar algo diferente dos mundos já mostrados no filme de 1973, e por serem muito fãs do Japão (Eu também!) optaram por pegar uma cultura diferenciada do que geralmente vemos:

“Parte da razão para que estejamos indo para o Shogun World em vez de ir para o mundo romano ou medieval é, sim, você os viu no filme original, mas se você vai para um parque temático, você não quer se limitar às experiências ocidentais, europeias ou norte-americanas. Você quer tentar atingir um público mundial. Então a ideia é ter uma textura completamente diferente. Queríamos que nossa história caísse num mundo completamente diferente. Basicamente, temos um episódio inteiro em japonês.”

Westworld não é apenas uma ficção científica, ela é uma série de reflexão sobre o que realmente damos valor na vida e até onde vai o nosso limite, nosso caráter, quando temos algum tipo de poder. Será que nos importaríamos de verdade com as pessoas, pensando nas consequências de nossos atos?! E você, o que faria se entrasse no parque??

E então caro leitor, será que é o fim violento dos prazeres violentos?!

Não, isso é só o começo!!! Vem Westworld!! E que tenha mais Hector, pois queremos nosso brasileiro querido Rodrigo Santoro em destaque nessa série épica!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here