Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vale a pena assistir Attack on Titan?

Se tem um anime que está em alta no momento, esse sem sombra de dúvidas é Attack on Titan. Com primeira temporada de 2013, será que vale a pena acompanhar a história de Eren e Mikasa na luta de sobrevivência contra os titãs?

Eu não sou dos maiores consumistas de anime, mas para Attack on Titan eu digo sem sombra de dúvidas que vale a pena você dar uma chance, seja você fã do gênero, ou que apenas quer conhecer uma boa história!

Um futuro distópico

Já vimos diversas produções por aí que nos apresentaram um cenário do apocalipse, fim do mundo, ou como queira chamar. Attack on Titan mostra um cenário do futuro da humanidade, em que todo o mundo está recluso em 3 gigantes muralhas para que possa conter os ataques inesperados de titãs, que tem como principal alimento e diversão os próprios humanos.

É incerto dizer o que são os titãs, qual o objetivo e a origem deles. O fato é que a estrutura da sociedade em Attack on Titan nada mais é do que um reflexo de crítica social, já que os pobres moram fora das muralhas ou até mesmo a margem delas, sendo alvo fácil de qualquer ataque que possa vir. Já a alta sociedade, vive no centro de tudo isso, e só recebe rumores de que os titãs estejam atacando, e alguns nunca sequer viram uma criatura daquela.

Mistérios e mais mistérios

Attack on Titan pode parecer uma história simples de humanos contra gigantes e nada mais. Porém, conforme a história nos é contada, acabamos descobrindo que aquela sociedade é muito além daquilo que a fachada nos apresenta. Logo de cara o anime traz um ataque de titãs, coisa que não acontecia a mais de 100 anos por ali. Porque agora e porque com um titã colossal que jamais havia sido visto pelos humanos que ali residem?

Sem contar essas aparições inesperadas, os soldados de alta patente, o clero e os antepassados de Eren parecem guardar segredos milenares sobre toda aquela situação envolvendo a batalha com os titãs e a sobrevivência da sociedade daquela forma. É muito difícil um episódio não terminar sem você ficar boquiaberto para descobrir o que rolará no próximo!

Uma história construída nos mínimos detalhes

Você pode dizer que algumas escolhas feitas por Attack on Titan são semelhantes a alguma outra obra que você já viu, mas aposto que os elementos e a ambientação trazidas pelo anime você nunca viu em lugar nenhum! O quesito originalidade é muito bem explorado, e não deixa pontas soltas quanto a foram de apresentar as camadas sociais, o passado e a construção dos personagens até o momento que se encontram. Meus momentos favoritos são os flashbacks, que servem para compor melhor ainda a trama.

E não só a história é bem construída, mas também todo o universo que ali se vive. O exército que combate os titãs tem como principal arma um dispositivo a gás que é responsável por fazê-los voar e alcançar os titãs em seu ponto mais fraco, a nuca. Para isso contam com espadas que tem lâminas limitadas, sendo praticamente descartadas a cada nova morte. Criaturas mortais combatidas por um exército também mortal. Aposto que isso é diferente do que você já podia imaginar da luta de humanos contra gigantes que já tenha visto por aí.

Personagens completos

Quando uso o termo completos para designar os personagens não é a toa. No começo do anime, somos apresentados principalmente a Eren e Mikasa, que de fato são os principais personagens do anime por um bom tempo, mas que não tira o protagonismo dos demais. Seja pelo companheiro de aventuras Armin, ou o líder do exército Levi, cada um tem o seu momento de brilhar na história, sendo apresentado todo o contexto que ele faz parte, e sem deixar pontas soltas sobre o seu passado ou presente.

Se existirem pontas soltas, te garanto que é um mistério que vale a pena ficar guardado, e quando revelado irá surpreender a todos, sendo de suma importância para contextualizar algum ponto da história que ainda era uma incógnita para o público.

Te convenci a dar uma chance para o anime? Ao todo, Attack on Titan já possui 3 temporadas e está em andamento sua 4ª e última temporada. Você pode assistir através do canal de TV aberta Loading ou através dos streamings Crunchyroll e Funimation.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Secured By miniOrange