Uma oportunidade de ouro – Workshop com Ivan Reis

0
963
views

Neste último sábado, 19, tive a oportunidade de poder participar de um workshop para lá de especial com um mestre dos quadrinhos: Ivan Reis!

O evento faz parte da exposição organizada por Ivan Freitas da Costa, “A Era Heroica – O Universo DC por Ivan Reis”, que traz a São Paulo, as mais diversas obras criadas por Ivan, desde seus rascunhos dos membros da Liga da Justiça, até a colossal peça do Batman, triunfante ao centro da exposição.

Apesar de ter sido realizada num espaço pequeno, a exposição é muito rica em questão da preciosidade das artes expostas. É fascinante ver uma action figure em seu rascunho, sabendo que foi pensada desde os mínimos detalhes pelo mestre Reis.

No espaço ao lado da exposição, foi realizado o primeiro workshop, dentre uma série de quatro. O tema deste primeiro encontro foi “Esboçando Uma Ideia“.

Se você nunca teve a oportunidade de participar de um evento com Ivan Reis, saiba que está perdendo uma chance enorme de conhecer um mestre dos quadrinhos! Além de carismático, Ivan traz aos seus fãs de forma simples, elementos dos mais complexos dentre a arte de desenhar.

Foi minha primeira experiência em um workshop sobre quadrinhos, mas Ivan conseguiu me encantar com a forma que ele transpareceu suas técnicas e a capacidade de criar uma cena com diversos personagens diferentes.

A grande surpresa vem do fato de que a borracha é algo dispensável em sua arte. Naquele momento eu parei e pensei: “Caracas, como é possível? Todas as vezes que desenhei, eu quase rasguei o papel de tanta borracha que usei. O cara faz desenhos espetaculares e sequer usa borracha?”. Pois é, mesmo que você pense que está uma droga aquilo que você esteja fazendo, não apague! Adapte aquilo que você não gostou, arredonde aquilo que estava muito reto, e transforme o que você não gostava, em sua obra prima!

Participar deste workshop não foi uma simples manhã de sábado chuvoso ouvindo um desenhista falar sobre seus traços. Foi uma aula magistral com um gênio desta arte, que mostrou que quadrinhos é muito mais do que riscos de lápis num papel, é o seu sentimento, a sua alma, transparecida ao leitor!

Exposição A Era Heroica – O Universo DC por Ivan Reis
Data: 
De 18/08 a 17/09 (aberto de terça a domingo)
Horário: das 9 às 18hs
Local: Biblioteca Latino-Americana  – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade 664 – Barra Funda – São Paulo – SP (Ao lado da estação Barra Funda)
Entrada gratuita

Workshop com Ivan Reis
Sábados das 10 às 12hs.
Ingressos esgotados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here