Sexta Tech | Huawei e o mercado global de Smartphones

0
98
views

Começando hoje o primeiro Sexta Tech, a minha nova coluna aqui no Dinastia Geek voltada para assuntos de tecnologia em geral. A gente sabe como vocês são apaixonados por tecnologia, e nós não poderíamos deixar de criar esse espaço pra conversarmos sobre as novidades da semana, previsões pro futuro, e debater alguns assuntos interessantes como o de hoje.

Huawei x Apple

Hoje acordei, peguei meu café na maquina e fui ler as notícias, sendo uma delas a que mais me impactou: “Huawei ultrapassa Apple no mercado de Smartphones.“. Como isso poderia acontecer? Será que eu tava hibernando e acordei num futuro distópico onde a maçã estava em queda? Bem, a realidade é mais simples:

  1. A Huawei tem investido pesado em pesquisas e desenvolvimento, fazendo suas ações crescerem bastante no mercado.
  2. Aqui no Brasil a Huawei faz investimentos leves e só costuma trazer aparelhos básicos, nos dando a falsa impressão de que a empresa não é do tamanho que realmente é.
  3. A Huawei investe pesado dentro da china, e mais pesado ainda no mercado global, seus flagships tem sido bem elogiados nos últimos anos, e o trabalho de marketing só tem aumentado.

Atualmente a Samsung ocupa a liderança do mercado com 20,9%, a Huawei chega em segundo com 15,9%, e a Apple caiu para o bronze com 12,1%. Precisamos levar em consideração que o segundo semestre começou a pouco, e o fim do ano sempre é o melhor período para a Americana por causa dos lançamentos dos seus novos aparelhos.

Oriente x Ocidente

De acordo com essa mesma lista, que foi divulgada pelo IDC, as outras duas posições são ocupadas pela Xiaomi com 9,3% e pela Oppo com 8,6%, respectivamente. Com isso só sobra 33,2% do mercado para outras empresas. Se você pensar que uma boa parte da fatia que sobrou é ocupada pelas orientais Lenovo Motorola, e Sony, o que sobra pro mercado ocidental? Muito pouco! A ascensão do mercado mobile chinês combinado com a liderança sul coreana me faz pensar se a Apple resistirá por muito mais tempo, principalmente com o crescimento de mais de 45% da Xiaomi, que em breve deve pressionar ainda mais a norte americana.

O que vocês acharam dessa mudança no cenário mobile? Acham que a Apple vai recuperar o fôlego com seus lançamentos, ou acham que a Huawei será a nova rival da Samsung pelo todo do mercado? Deixem suas opiniões nos comentários, e se quiserem sempre receber nosso conteúdo, podem clicar no sininho na tela para serem notificados sempre que rolar conteúdo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here