Review | Violet Evergarden

0
526
views

Tinha decidido acompanhar o anime semanalmente, fazer um resumo e opinar sobre o que eu estava achando de cada episódio e do andamento da série. Depois de fazer esse post (Violet Evergarden S01E01 a S01E03), comentando os três primeiros episódios, estava certa de que continuaria postando… Até assistir os outros episódios e ver que simplesmente não valeria a pena. Por quê?

O principal de todos os motivos é que os episódios tinham roteiros muito parecidos. Violet procurava respostas, conhecia histórias que foram prejudicadas pela guerra e se simpatizava com elas. Estava começando a entender e a lidar mais e mais com sentimentos. Era isso. Era um mix de emoções e aprendizado, mas todos seguindo a mesma linha. Não valeria então, falar desses 13 episódios, em vários posts, sendo que poderíamos resumir tudo em apenas nesse, e dizer: Violet Evergarden até o momento, é o melhor anime de 2018.

História

Em um novo mundo, onde todos desejam paz, é quando conhecemos Violet Evergarden, uma criança que participou de toda a guerra. Sendo uma completa soldada, ela se vê sem rumo nesse novo mundo. Ela precisa encontrar um novo destino, e um novo lugar para se dedicar. Violet encontra então as autômatas, e descobre que é a melhor profissão para saber o significado das palavras que escutou na guerra.

O que são autômatas de automemórias?

São mulheres que escrevem cartas a pedidos dos outros. Escutam os sentimentos das pessoas e transformam em palavras.

Produção

Esse é o ponto mais forte de todos nesse anime! A Netflix junto com Kyoto Animation fizeram um lindo trabalho. O desenho e os traços ficaram tão bem feitos, que fazem com que você queira apreciar e assistir o dia inteiro. Digno de maratonar. Não posso afirmar se a adaptação foi bem fidedigna com o mangá, principalmente em relação a história, pois acompanhei apenas o anime. Mas conversando com amantes dessa cultura, muitos se apaixonaram pela forma como a obra foi guiada, e como você não se contenta com apenas 13 episódios.

Personagens

Você se simpatiza com T O D O S. Isso mesmo! Não tem um personagem que você não sinta carinho, compaixão por sua história e seu jeitinho. Admito que no começo sentia raiva do jeito que Violet era. Por não saber demonstrar opinião e sentimentos, isso a tornava chata. A sua mania de ser bem robotizada, e parecer não querer mudar. Isso me irritava. Mesmo sabendo que ela foi criada para ser uma arma de guerra, claro que isso afetaria seu carisma. Mas com o passar dos episódios, ela conhecia e aprendia a lidar com os sentimentos.

Trilha Sonora

Quando afirmo que cada detalhe foi bem pensando e bem trabalhado, é óbvio que a trilha não ficaria fora dessa. O encerramento é o que mais me encantou. Cada episódio é um aprendizado, e talvez, escutar uma música mais calma mas com tantas verdades em seus versos, fizesse você refletir no que acabou de assistir.

Por fim

Violet Evergarden até agora é um dos melhores animes produzidos neste ano de 2018, e, que talvez seu único defeito seja ter tão poucos episódios. Se dá uma vontade tremenda de se aprofundar na história e ler o mangá? Ah, se dá! Mas sinto que a animação veio com tanta qualidade, principalmente nas cores vivas, que pela primeira vez, sinto que deixarei o preto e branco de lado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here