Arquivos

Séries e TV

Review | Vikings S05E14 e S05E15

A trama de Vikings se aproxima cada vez mais do fim da temporada, e com o agora confirmado fim da série no seu sexto ano, as ações tomadas estão sendo cada vez mais rápidas e imediatas, incluíndo morte de personagens icônicos.

Não preciso nem dizer se nossas reviews de Vikings são recheadas de spoilers da trama, e nestes dois episódios em especial, dois personagens que já conhecemos de tempos, nos deixaram de forma brutal.

S05E14 – The Lost Moment ( O Momento Perdido)

Em mais uma das insanidades de Ivar, agora intitulado deus, o episódio começa com o sacrifício de Lagertha. Mas calma, não é a verdadeira. Apenas para conquistar ainda mais reconhecimento com seu povo, Ivar promove o sacrifício de uma inocente para mostrar que pode sim conquistar seus objetivos, começando com o maior deles que é se vingar de Lagertha.

Confesso que a falsidade e mentiras de Ivar tem me incomodado muito, e acumulando ainda mais raiva pelo personagem, que a meu ver de forte e imponente não tem nada. Sustentado em momentos de aproveitamento e loucura, o filho de Ragnar é o que menos honra o legado do pai, que foi um verdadeiro guerreiro.

Enquanto isso, Harald que agora se virou contra tudo e todos, se junta ao exército de York e ruma para Wessex, para de acordo com o próprio, “acertar contas com Lagertha”. Mas será possível que todo mundo está a caça da mulher nessa temporada??

Sabendo do eminente ataque de Harald, Alfred decide assumir o comando do exército de Wessex, impondo Bjorn, Ubbe e Lagertha a lhe apoiarem contra o viking. A medida de Alfred agita ainda mais a oposição que está do lado de seu irmão, Althered, lhe forçando mais uma vez a traí-lo e tomar o trono. Tudo estava pronto para traição e assassinato de Alfred, mas o irmão se recusa a dar andamento ao plano.

Magnus conhece Ubbe e Lagertha, afim de convencê-los a se unir na resistência viking, mas é recusado por não acreditarem em sua história de ser filho de Ragnar, causando certo desconforto com Bjorn, que contava com a aliança do meio-irmão.

Ivar vai até o Vidente em busca de respostas, mas o que tem é justamente aquilo que já esperamos. O Vidente lhe prevê um futuro sombrio, que não há nada além de morte e desgraça, e como Ivar não tá nem aí pra nada nesta temporada, e só busca as conquistas próprias através da insanidade, mata o Vidente a sangue frio.

S05E15 – Hell (Inferno)

Hvitserk se mantém atuando como um mero espião da divindade de Ivar, e em uma dessas, começa a pressioná-lo por descobrir sobre o assassinato do Vidente, proveniente de mais um momento de covardia do “deus”.

Não satisfeito, o picareta do Ivar (me desculpem, eu não acho mais adjetivos para simbolizar o quanto estou odiando esse personagem) discursa ao povo lamentando a morte do Vidente, prometendo realizar justiça ao seu assassino, sendo mais uma vez ovacionado pelos seus seguidores.

Durante a preparação da batalha em Wessex, Heahmund tem uma visão que lhe mostra no inferno, causando extremo pavor e medo da guerra e suas consequências. A salvação em sua visão é a própria figura do Deus critão, lhe pedindo para renunciar aos pecados e unir-se a ele, o que faz com que Heahmund rompa o relacionamento com Lagertha, que sempre foi estruturado às sombras de sua fé.

Um outro ponto de grande destaque nesta preparação é o treinamento de Ubbe ao rei Alfred. Totalmente novato na arte da guerra, ele pede ao viking que lhe treine no manejo da espada e técnicas de esquiva, criando uma relação inusitada de aprendiz e mestre, se estendendo até a discursos de determinação de Ubbe ao rei.

Ainda fora da batalha, a rainha Judith descobre a traição montada contra Alfred, e decide resolver a questão que tem causado atrito entre seus filhos, torturando o principal responsável pelo plano. Quem disse que a rainha era mera coadjuvante?

Antes de toda treta começar, Ubbe vai até Harald propor um acordo de paz em troca de ouro e prata cedido por Alfred, mas é ignorado visto que o maior foco de Harald segue sendo o desejo de vingança, ainda mais por saber que Ubbe se converteu ao lado cristão.

Outro que não para quieto e só quer colocar lenha na fogueira é o bendito Magnus. Com o coração partido de ter sido ignorado pelos filhos de Ragnar, vai até Harald para se aliar a ele, a partir da informação de que os vikings estão junto do rei Alfred contra ele.

A informação é o estopim para guerra, que motiva a ira de Harald contra os cristãos. A batalha é dura, e termina com a vitória do lado saxão, mas que perde um dos seus mais fortes guerreiros. Heahmund é alvo de flechadas que tiram sua vida, numa triste cena com o último olhar e grito a Lagertha.

A mesma Lagertha desaparece após a batalha, e não se sabe se está viva ou morta. Eis que a pessoa mais perseguida dos reinos está sumida. Será parte de um plano audacioso ou algo trágico aconteceu com nossa guerreira?

Durante as festividades pela vitória em Wessex, nem tudo são glórias. A rainha Judith traz a informação a Alfred que é seu próprio irmão que está lhe traindo. Qual vai ser a reação do rei?

Vikings entregou um dos melhores episódios da temporada, e traz uma trama bem estruturada e curiosa envolvendo Wessex e York, mas o lado de Ivar está ficando cada dia mais insosso. O que o futuro pode nos reservar?

Deixe uma Resposta

Raphael Riveiro
Idealizador do Dinastia Geek, fanático por séries e games, engatinhando no mundo das HQs. Harry Potter, o universo Tolkien, Liga da Justiça e Tim Burton são o melhor do maravilhoso universo nerd/geek!