Review | Vikings – S05E10 – Mid-season Finale

0
398
views

Eu sei… O final de temporada de Vikings foi há algumas semanas. Mas eu estava com uma grande dificuldade para escrever essa review. Vejam… Sou muito fã da série e ela é uma das minhas preferidas da atualidade. Curti muito toda a quinta temporada e eliminou o meu medo de que Vikings sem Ragnar perdesse a qualidade. Claro que houve alguns episódios lentos, de construção da história, mas nem por isso foram ruins. Apenas não tão emocionantes.

Os últimos episódios da temporada foram excelentes. Toda a preparação da guerra civil causou ansiedade. As primeiras batalhas, então, foram de tirar o fôlego! Entendam que tudo levava a um final de temporada inesquecível. Quem ganharia? Ivar, com a ajuda do exército franco enviado por Rollo, ou Lagertha? A rainha de Kattegat terminou vitoriosa e poderosa no penúltimo episódio, mesmo que Ivar tenha planejado toda a estratégia. Eis que, no mid-season finale, veio um episódio decepcionante. E esse é o motivo pelo qual eu demorei tanto para fazer a review dele.

Para começar, a montagem do episódio ficou bem confusa. O diretor tentou inovar, misturando cenas de ilusões, memórias e realidade. O erro foi mostrar de uma maneira confusa e cansativa. Sim, realidade e ilusões sempre se misturaram na série, como quando Floki viu Aslaug e Habard juntos, mas não era algo que atrapalhava e fluía bem. Ao montar o episódio não linear, ele acabou por tirar grande parte da emoção e expectativa da batalha final.

O que foi a cena entre Lagertha e o bispo Heathmund se beijando antes da batalha? O que passou pela cabeça em jogar isso de repente? Eles são lindos, então, vamos fazer eles “se pegarem”? Menos, né? De mais, eu esperava muito mais – e ainda espero – do personagem de Jonathan Rhys Meyers. Espero que ele diga a que veio na próxima metade da temporada.

E toda aquela cena entre Ivar e Hvitserk? Só serviu para mostrar que Ubbe não mataria o irmão e que o filho do meio de Ragnar não serve para nada. Cena cansativa, fraca e dispensável. Mas as cenas de batalha são sempre boas.

Outra que não serviu para nada a não ser afastar Bjorn de Torvi é a tal princesa, que não era obviamente a da profecia. Mal chegou e já morreu de forma tão sem graça quanto ela.

Agora, a morte que eu mais lamentei, não só por ter sido de uma forma ridícula, mas pelo personagem ter crescido tanto nessa temporada, foi a de Hafdan. Quando era apenas o irmão do Rei Harald, ele não tinha importância. Depois de lutar ao lado de Bjorn ele se tornou um dos meus personagens preferidos da temporada. Para no fim ele parecer apenas que desistiu ao ser morto facilmente pelo irmão. Ainda que eu ache que não imaginava que o rei o atacaria, foi ridículo! Uma tristeza só! Em vez de levar Hafdan, por que não mataram a Margrete, que já está fazendo hora extra na série?

Outra tristeza foi a morte de Guthrum, filho de Torvi com Jarl Borg. A dor no olhar de Torvi e a surpresa de Lagertha ao ver Hvitserk mata-lo em batalha foram emocionantes. Essa cena eles acertaram!

Mas a melhor do episódio foi o embate entre Lagertha e Astrid. Foi uma cena intensa e emocionante, com a ex-amante praticamente implorando à rainha que a matasse. Bela atuação de Kathryn Winnick que fez com que percebêssemos que aquele foi o ponto onde ela desistiu de tudo e perdeu a guerra.

A cena final também seria elogiável, com Bjorn, Heathmund e Ubbe voltando a Kattegat derrotados se não fossem os cabelos brancos de Lagertha. Como isso aconteceu? Eles ficaram brancos de repente? Bem, a única coisa que podemos dizer é que, enfim, envelheceram a bela escudeira.

Ainda que tenha sido um último episódio fraco, o resto da temporada manteve o nível e me faz esperar por um bom retorno em novembro. Quero saber quais os propósitos de Rollo ao se aliar a Ivar e contra à mulher que ele amava. Por que pediu para que poupassem apenas Bjorn? Ivar vai parar de gritar? Lagertha morrer é uma questão de tempo? Qual filho de Ragnar vai matá-la? E, o que mais me dói: Floki não vai ser sacrificado, vai?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here