Arquivos

Especial HalloweenFilmes

Review | Apóstolo (Netflix)

Apóstolo

Comemorando o mês do Halloween, muita coisa de terror e de gêneros próximos estão saindo no catálogo da Netflix, uma delas é Apóstolo, o mais novo trabalho de Gareth Evans, conhecido por seu trabalho em Operação Invasão e V/H/S 2.

No ano de 1905, Thomas é enviado para uma ilha na Grã Bretanha para resgatar sua irmã, que foi sequestrada e mantida como refém por um grupo de fanáticos religiosos pagãs. Thomas é um ex missionário cristão, que foi torturado durante o Levante dos Boxers, rebelião chinesa contra o cristianismo e as culturas ocidentais. Thomas entra como um cidadão dessa ilha, que é regida por um profeta que acredita numa deusa da floresta, e vive infiltrado esperando a oportunidade de resgatar a sua irmã.

Apóstolo

Tecnicamente, Apóstolo é um filme acima da média. A direção de Evans tem um toque bem individual, e as cenas em terreno aberto são repletas de quadros abertos. Seja em cenas no mar, no alto das montanhas britânicas ou no meio da plantação de trigo, a sua construção do ambiente é bem trabalhada. Em contrapartida, em cenas que precisam de um plano mais fechado, ele consegue dar aquela sensação de claustrofobia e agonia que o filme pede. As cenas mais pesadas são bem trabalhadas e o filme não te dá sustos gratuitos, ele sempre tenta construir o terror com silencio e suspense na medida certa. As atuações são ok, não comprometeram o filme, mas senti um pouco de exagero em algumas cenas que pediam um tom mais sóbrio.

Apóstolo

Não dá pra falar muito do longa sem estragar a experiência, mas o filme é uma homenagem ao clássico Homem de Palha, de 1973. Então tem diversas semelhanças na trama e em algumas cenas.  Porém, não gostei de algumas decisões criativas para a trama, e o final vai de contra a mensagem que o filme tentava trazer o tempo inteiro, que era ser contra a idolatria e o quanto a religião pode manipular as pessoas, uma pena.

Avaliação

Roteiro8
Direção8.5
Trilha Sonora7
Direção de Arte/Fotografia9
Atuação5.5
7.6

Resumo

Apóstolo acerta no mais difícil e erra nas suas ideias mais simples, um filme que merece a atenção de quem gosta do gênero, principalmente se você quer entender como funcionava o mundo cristão e não cristão naquele período.

Deixe uma Resposta

Bruno Sena
Campeão dos 100M rasos em séries da Netflix. Fã de quadrinhos, principalmente do Superman. Carioca, curte uma cerveja gelada no fim de semana, enquanto prepara seu plano de dominação mundial.