Arquivos

Especial HalloweenFilmesLivros

Resenha | Odd Thomas

Halloween chegando e nada melhor do que uma história cheia de fantasmas para inspirar o terror – risos. O livro Odd Thomas (em português, Estranho Thomas) escrito por Dean Koontz é o primeiro de uma série de sete livros.

Odd Thomas é um rapaz de 20 anos que mora na cidadezinha Pico Mundo na Califórnia, ele trabalha como cozinheiro em uma lanchonete e tem um sexto sentido aguçado, seu dom mais peculiar é a capacidade de ver espíritos, ou fantasmas se preferir. Ele também consegue ver criaturas feitas de sombras que estão sempre por perto quando uma alma está para morrer em agonia e sofrimento.

Odd namora com Stormy Llewellyn, de acordo com a previsão do futuro de um esqueleto de múmia anã cigana, que estava em um circo que visitou a cidade certa vez, eles estão destinados a ficarem juntos para sempre. Além disso, eles têm marcas de nascença que se completam. Com sua habilidade de ver e compreender mortos, Odd sempre acaba se envolvendo na resolução de crimes.

Poucas pessoas sabem de seus poderes sobrenaturais, entre o grupo seleto estão Stormy, o chefe de polícia Wyatt Porter, o escritor Little Ozzie e sua chefe na lanchonete Terry. Odd sempre recebe a visita de almas que buscam ajuda, vingança e qualquer outra coisa que os estejam prendendo ao nosso plano.

A história começa com Odd recebendo a visita de uma garota que foi brutalmente estuprada e assassinada, ela pede ajuda dele para que seu assassino seja encontrado. Para minimizar as suspeitas de seu envolvimento nos crimes que ajuda a solucionar, Odd conta coma ajuda e descrição do chefe de polícia da cidade. Wyatt Porter é um dos amigos mais próximos de Odd e o trata praticamente como um filho.

Outra pessoa, ou melhor fantasma, que faz parte da vida de Odd é Elvis Presley, sim, o cantor famoso. Elvis tem por Odd um carinho imenso e sempre que possível lhe faz companhia. Vale a pena ler o livro ao som do Rei, seguindo a ordem das musicas citadas na história.

Nesse primeiro livro da série, com a ajuda de sonhos proféticos e seu sexto sentido trabalhando a todo vapor, Odd precisa enfrentar uma seita satânica que pretende devastar a pequena Pico Mundo.

A estória é extremamente envolvente, não tem como ler e não se encantar com cada personagem. A narrativa em primeira pessoa no presente dá um toque especial de mistério e terror à história. O texto se desenvolve de forma continua e é finalizado com todos os pontos em aberto sendo concluídos satisfatoriamente.

Durante a leitura eu vaguei por várias emoções contrapostas, fui dos risos as lágrimas no decorrer da história. Vale a pena ler o livro ao som do Rei Elvis, seguindo a ordem das musicas citadas na história para maximizar a experiência de imersão na narrativa.

O livro é tão bom que virou um filme dirigido por Stephen Sommers, com Anton Yelchin como Odd Thomas, Addison Timlin como Stormy e Willem Dafoe como Wyatt Porter. O longa, lançado em 2014, não teve grande divulgação e muito menos budget avantajado, mas mesmo assim vale a pena conferir a versão cinematográfica da história que é bem fiel ao livro.

Deixe uma Resposta

Andressa Popim
Oii, meu nome é Andressa Popim, Minha principal diversão é ler, ver filmes e series ♡