Resenha | A Casa dos Pesadelos

0
434
views

A Casa dos Pesadelos é o mais recente lançamento de Marcos DeBrito pela Faro Editorial. Quando fomos comunicados que receberíamos a obra, a nossa querida editora Bia Lourenço já me recomendou para a leitura. Já começo este texto agradecendo mil vezes a Bia por essa escolha, e ao Marcos pela história fantástica que me prendeu nos últimos dias!

O livro narra uma viagem de férias realizadas pelos irmãos Tiago e Bruno, junto da sua mãe Laura, até a casa da avó, Célia. Receoso por voltar 10 anos depois a mesma casa, Tiago, o irmão mais velho, demonstra tremenda inquietação e repúdio ao ter de repassar alguns dias no mesmo casarão do interior.

Tiago passa por um tratamento psicológico desde a última visita a casa, já que ele alega ver uma assombração durante as madrugadas. Qualquer som ou sensação diferente durante suas rasas noites de sono na casa da avó, se tornam piores a partir da sensação de perseguição a todo momento.

O ponto chave do livro e que somos convidados a entrar nessa viagem desde o início do livro é: Há realmente uma assombração na casa da vó Célia? O que causa tanto pavor em Tiago, mesmo após 10 anos, em seu retorno ao casarão?

Durante todo o livro, cada noite passada são momentos de tensão para Tiago e Bruno, que acaba também angustiado pelo medo da criatura noturna da casa da vó. Confrontando esse medo, Laura e Célia negam a todo momento qualquer possibilidade  sobrenatural presente naquela casa, ressaltando a todo momento que não se passa de invenção da cabeça dos garotos.

A avó tem uma personalidade muito dúbia, que fica evidente em alguns momentos da trama. De vovózinha do bolo quentinho, a avó chatona que repudia a entrada dos netos no misterioso quarto do falecido avó. O que aquele quarto tem de mais?

Um outro elemento importante da história, é a misteriosa vizinha Camila, que surge para um simples cigarro com Tiago. Quem é ela? Qual sua conexão com o casarão da avó Célia?

O livro tem uma diagramação de deixar qualquer apaixonado por literatura maluco. A obra conta uma separação de páginas laranjas em alguns capítulos, estas relatam os fatos ocorridos a 10 anos atrás na casa da avó Célia. Além disso existem algumas ilustrações dentro dele que são assustadoras!

Se você já acompanhou uma resenha nossa por aqui, já conhece a famosa parte do texto que vem agora, certo? É hora do spoiler! Para ler basta selecionar o texto em roxo.

  1. Durante certa noite, em uma ausência de Célia e Laura, em busca do remédio de asma para Bruno, Tiago cria coragem para abrir a porta do misterioso quarto do avó, em conjunto da vizinha, Camila. Nesse momento vem a primeira bomba do livro: o quarto está cheio de conteúdo de abuso e pedofilia,presente em fotos e revistas que chocam Tiago. Já Camila, se sente ainda mais atraída por Tiago ao ver o conteúdo encontrado no quarto, e se entrega aos braços do garoto, que em mais um momento de devaneio na casa, agride a menina fisicamente, achando que estava lidando com a assombração que tanto o perseguia.
  2. Ao retornar a casa, Laura e Célia se deparam com Tiago seminu no quarto do avô, o que enche de vergonha Célia, sem palavras para justificar a família que o conteúdo presente naquele quarto foi algo que ela sempre quis esconder, afim de preservar os atos maldosos e perversos de seu falecido marido.
  3. Um grande confronto é construído entre mãe e filha, aonde entra em jogo todo o passado de Laura, e a relação com o pai, as influências da mãe, e as consequências no presente, representadas pela figura materna de Laura perante seus dois filhos. A partir do momento que a avó coloca em jogo a capacidade de Laura ser mãe, esta tem definido como ultimato, passar a última noite naquela casa. Ah, a última noite…. se preparem que a treta final tá chegando.
  4. A partir dos relados do passado (descritos nas páginas laranjas) conseguimos ir construindo fatos que motivaram o transtorno e a perturbação de Tiago no tempo presente. A grande revelação, é mostrada no último conjunto de páginas laranjas. Tiago foi abusado quando criança naquela mesma casa! Sim, a assombração que ele tanto teme, na verdade é extremamente real  e deixou diversas marcas no seu psicológico, irreversíveis durante os anos que se passaram.
  5. O gran finale… Tiago acorda repentinamente durante sua última noite de sono no casarão, e decide de uma vez por todas enfrentar a assombração que os persegue nos corredores durante as madrugadas. É aí que ele nota que o monstro ou como queria nomear, na verdade é sua AVÓ, que é pega no flagra abusando de seu irmão mais novo… (pausa para refletirmos, o quão safada foi a velha Célia durante todo esse livro! Bruninho pra cá, Bruninho pra lá, o que na verdade ela queria era mesmo manter os netos no casarão afim de abusara deles, assim como fez anos atrás com o pobre Tiago). A única ação possível de Tiago, que estava armado com um pedaço de ferro, foi atacar a própria avó, que pelo que o final deixa subentendido, morreu pelos braços do próprio neto abusado.

Chocante, instigante e surpreendente. Essas são algumas das palavras que achei para descrever tão genial obra da literatura nacional. Digno de ser comparado com filmes de mestres do terror, como James Wan, em Sobrenatural – A Última Chave, que contei a vocês aqui, Marcos DeBrito entrega uma história impecável, que mostra que o nosso maior medo pode estar ao nosso lado, e precisamos ser racionais o suficiente para poder combatê-lo.

Você pode adquirir sua cópia, com 20% de desconto, neste link.

A Casa dos Pesadelos é o mais recente lançamento de Marcos DeBrito pela Faro Editorial. Quando fomos comunicados que receberíamos a obra, a nossa querida editora Bia Lourenço já me recomendou para a leitura. Já começo este texto agradecendo mil vezes a Bia por essa escolha, e ao Marcos pela história fantástica que me prendeu nos últimos dias! O livro narra uma viagem de férias realizadas pelos irmãos Tiago e Bruno, junto da sua mãe Laura, até a casa da avó, Célia. Receoso por voltar 10 anos depois a mesma casa, Tiago, o irmão mais velho, demonstra tremenda inquietação e repúdio…
Marcos DeBrito | 144 páginas | Faro Editorial | 2018

A Casa dos Pesadelos

Diagramação
Enredo
Acabamento
Personagens

ESPADAS

Marcos DeBrito | 144 páginas | Faro Editorial | 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here